quatro meninas dentro de um quarto interagindo. Na frente, são duas meninas de cabelos claros, uma com tranças e vestindo blusa azul com sobreposição branca e a outra com cabelo preso e blusa amarela. Atrás, duas meninas de cabelos escuros, vestindo roupas rosas, uma delas usando capuz e sentadas olhando para o celular.
Badge field

Como evitar a cárie: veja jeitos de prevenir sem erro

Published date field

Uma pergunta que não quer calar: como evitar a cárie?

E uma das respostas é conhecimento. Afinal, a cárie é uma das doenças mais comuns no Brasil. E o ponto de atenção é: muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal.

Em poucas palavras, a cárie é uma deterioração do dente relacionada ao estilo de vida de cada pessoa. Ou seja, à alimentação, aos cuidados diários (ou não) com os dentes e até ao acesso à água fluoretada.

Por isso, veja neste conteúdo como prevenir a cárie com dicas bem práticas para a sua rotina.

 

Para você evitar a cárie sem erros

Dando um spoiler sobre o assunto, a higiene bucal correta é uma das melhores maneiras de prevenir os tipos de cárie.

Mas para entender melhor como prevenir a cárie dentária, é importante prestar atenção nas recomendações a seguir.

Troque a sua escova

A primeira dica é trocar a escova de dentes a cada três meses.

A maioria dos (das) dentistas concorda que é necessário trocar a escova dental nesse prazo ou quando as cerdas deformarem.

Isso porque estudos mostram que após três meses de uso normal:

  • As escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas

  • As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos ao redor dos dentes

Se você ficou resfriado(a), gripado(a), teve alguma infecção na boca ou dor de garganta, é importante trocar de escova logo em seguida.

Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. E, mesmo que não seja o caso, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da escova.

 

Use fio dental diariamente

Uma dica de ouro sobre como prevenir cáries nos dentes é usar frequentemente o fio dental, pelo menos uma vez por dia.

Isso porque o uso correto remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente.

Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, a recomendação é a seguinte técnica:

  • Enrole o fio ao redor de cada dedo médio

  • Segurando o fio dental, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes

  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva

  • Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival

  • Use uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo

  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes

 

Beba bastante água

O surgimento da cárie também pode estar relacionado com a boca seca, o que significa que a boca não está produzindo saliva suficiente.

A saliva lava as partículas de comida que podem fazer o hálito ter cheiro, até que apareçam cáries, podendo deixar os dentes podres. Se a ideia é descobrir como evitar que a cárie aumente, lembre-se: beber água é sempre o ideal!

 

Evite o tabagismo

Além do que já foi dito acima, não é surpresa para ninguém que o hábito de fumar faz mal à saúde bucal, não é mesmo? Para se ter uma ideia, fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver cáries e doenças periodontais do que os não-fumantes.

O tabagismo interfere na microbiota bucal, facilitando o aparecimento de doenças como a cárie e também as doenças periodontais.

Por isso, lembre-se: nunca é tarde para começar o processo de parar de fumar e adotar um estilo de vida melhor e mais sadio.

 

Cuide de sua alimentação e reduza o açúcar

Outro cuidado importante: a alimentação e o consumo de açúcar.

As bactérias da boca transformam o açúcar e os carboidratos dos alimentos que ingerimos em ácido. E os ácidos desmineralizam o esmalte que cobre a coroa do dente, causando sensibilidade nos dentes e o surgimento das cáries, que podem evoluir para situações mais graves.

Por isso, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em:

  • Carboidratos

  • Ácidos

  • E açúcares em geral

     

Para bebês, mantenha a higiene da mamadeira

E, claro, também tem uma dica super importante sobre como evitar a cárie de mamadeira.

Também conhecida como cárie de mamadeira, esse tipo de cárie deve ter um olhar de cuidado especial dos pais, mesmo antes da erupção do primeiro dente.

As dicas, neste caso, são:

  • Procure comprar mamadeiras livres de bisfenol A (BPA) e esterilize-as adequadamente antes de dar ao bebê

  • Lave sempre a mamadeira antes e após o uso

  • Evite dar mamadeira ao bebê na hora da soneca ou de dormir, e não permita que ele(a) fique andando com ela na boca

  • Limite ou elimine sucos artificiais e outras bebidas com açúcar

  • Aos 6 meses de idade, já é possível começar a usar uma escova de dente infantil, escovando com uma pequena quantidade de creme dental com flúor

Visite seu(ua) dentista!

Viu só? Cuidar da saúde bucal e evitar problemas como esse é um hábito que deve começar por nós mesmos! Não deixe de visitar seu(a) dentista regularmente para que ele analise sua boca e veja se há indícios de cáries e como tratá-las.

E agora que você já sabe como prevenir a cárie, conheça o creme Dental Colgate Total 12 Clean Mint. Ele oferece 12 horas de proteção à sua boca, reduzindo continuamente a placa bacteriana.

 

Dúvidas frequentes sobre como evitar cárie

Qual o melhor tratamento caseiro para cárie?

O melhor caminho é sempre o dos cuidados bucais. Para isso, priorize a escovação com uma escova e pasta de dente de qualidade, o uso do fio dental diário e também do enxaguante bucal.

Dessa forma, você combate a cárie e mantém uma boca mais saudável. Mas, lembre-se, o melhor caminho é sempre iniciar o tratamento com a orientação do seu(a) dentista.

Qual a melhor forma de escovar os dentes para evitar as cáries?

Para a melhor escovação dos dentes, evitando as cáries, segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes. Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar, além de escovar a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Quantos anos a cárie leva para acabar com o dente?

O tempo que leva para a cárie comprometer um dente pode variar entre meses a anos. Tudo depende dos hábitos de higiene e alimentação do paciente, por isso é importante procurar um dentista imediatamente.

Se você notar sinais de cáries, procure seu(a) dentista imediatamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.