O flúor pode ser benéfico para adultos?

Mulher feliz no banheiro escovando os dentes

Você pode ter ouvido falar que o flúor é importante para crianças enquanto seus dentes estão em desenvolvimento, mas você sabia que ele é igualmente importante pra você? O uso de flúor pode trazer benefícios tanto para crianças quanto adultos. Você pode consultar fontes confiáveis como a Associação Americana de Odontologia para verificar a ciência por trás do fato de que flúor aplicado diretamente nos dentes ajuda a combater cáries.

Independente do nível de risco, salvo indicação em contrário por um dentista ou médico, adultos devem usar creme dental fluoretado. Como alguns adultos têm maior risco de formar cáries do que outros, pode ser que precisem de um uso mais intenso de flúor. Aqui estão algumas respostas às perguntas mais frequentes sobre o uso de flúor, especialmente em adultos.

Quais são os diferentes tipos de tratamento com flúor?

Você pode receber tratamentos com flúor no consultório do seu dentista, ou você mesmo pode fazer o tratamento em sua casa. Se for ao consultório, trata-se de um procedimento simples e relativamente rápido. Seu dentista ou higienista seca a sua boca, inclusive seus dentes, e aplica um gel ou uma espuma de flúor, "pintando" os seus dentes ou colocando uma moldeira que é usada por alguns minutos. Você é instruído a não engolir durante o procedimento, o que geralmente é fácil de fazer. O tratamento com flúor tem vários sabores e é extremamente tolerável. Planeje o seu dia considerando isso para evitar ficar com muita fome enquanto espera o tempo necessário.

Tratamentos caseiros com flúor para adultos, em sua maioria em gel, também estão disponíveis mediante prescrição, com base nas suas necessidades particulares, seu risco de cárie e o nível de flúor contido na água fornecida na sua região. O tratamento mais comum é a indicação de cremes dentais com alto conteúdo de flúor, como o creme dental OrthoGard que pode ser aplicado nos dentes por meio da escovação. O seu dentista pode recomendar esses tratamentos com base nas suas necessidades particulares e risco de cárie, e pode fornecer estatísticas específicas do tratamento que você receberá. Ele tentará fazer com que o processo seja fácil de realizar em casa.

O flúor pode ser benéfico para adultos?

Sim, com certeza! É um equívoco comum pensar que o flúor funciona principalmente para fortalecer os dentes enquanto ainda estão se desenvolvendo ou apenas em crianças. Mas temos boas notícias! Estudos recentes mostram que flúor tópico - o tipo presente em cremes dentais, enxaguantes bucais e tratamentos com fluoreto - ajuda a combater a cárie em pessoas de todas as idades. Os pacientes mais velhos se beneficiam do flúor porque eles às vezes sofrem de boca seca, conhecida como xerostomia. A xerostomia geralmente é um efeito colateral do uso de medicações, e a produção de saliva naturalmente diminui com a idade. A saliva remineraliza os dentes e ajuda a proteger contra cáries.

Como eu sei se preciso de tratamento com suplementos de flúor?

Se a água que você bebe for fluoretada, escovar os dentes regularmente com creme dental fluoretado é considerado o suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis. Você pode descobrir se a sua água é fluoretada ligando para a empresa de abastecimento local de água, ou mandando analisá-la, se for proveniente de um poço particular.

1. Você está tomando algum medicamento que faz com que fique com a boca seca? Você tem algum problema que cause boca seca?

Muitos adultos tomam medicações que incluem boca seca como um efeito colateral comum, tais como anti-histamínicos e alguns medicamentos para alergias, ansiedade e pressão alta.

Algumas doenças também podem causar boca seca. As duas mais conhecidas são a Síndrome de Sjögren e diabetes.

Se você tem boca seca, experimente usar um enxaguante bucal com flúor. Ele pode ajudar a umedecer a sua boca e proteger os seus dentes. Você também pode comprar um substituto de saliva na farmácia. Muitas pessoas o utilizam para repor a saliva que lhes falta. Chupar balas sem açúcar ou mascar chicletes sem açúcar aumenta o fluxo de saliva. Produtos com xilitol podem ajudar. Esse açúcar natural ajuda a proteger os dentes da cárie porque as bactérias não podem usar xilitol como alimento.

2. Suas gengivas retraíram-se, deixando seus dentes mais expostos? Ou seu dentista lhe disse que você tem doença periodontal (gengival)?

Quando você chega à idade adulta, precisa considerar que pode já ter alguma forma de doença gengival. Esse é um problema tratável que pode causar retração das gengivas e perda óssea ao redor dos seus dentes, expondo-os mais. Gengivas retraídas dão mais espaço para as bactérias, colocando você em risco de ter cáries embaixo do esmalte, nas raízes dos seus dentes. Se você notar mais espaço entre os seus dentes, sangramento nas gengivas ou dentes soltos, peça ao seu dentista para verificar esse problema. A Academia Americana de Periodontologia destaca as conclusões dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de que metade dos norte-americanos com 30 anos ou mais tem doença periodontal. O seu dentista pode dar orientações para ajudar você a entrar de volta nos eixos.

Para proteger as raízes dos seus dentes, seu dentista pode aplicar neles um verniz ou gel de flúor. Você também pode usar um enxaguante bucal com flúor ou um creme dental com alta concentração de flúor para obter mais proteção na superfície dos dentes e das raízes. Gengivas retraídas podem deixar as raízes dos seus dentes expostas, o que pode tornar seus dentes mais sensíveis, e como as raízes não são tão resistentes quanto o esmalte dos seus dentes, elas podem ser propensas à cárie.

3. Você precisou de uma obturação no último ano?

Se você tem um histórico de cárie, há o risco de ter mais. Se você tem o hábito de consumir alimentos com açúcar, mudar para uma alimentação saudável e um bom programa de higiene bucal podem auxiliar a diminuir o risco. O uso de flúor deve ser uma parte essencial da sua rotina de cuidados diários com a saúde bucal.

4. Você tem coroas ou pontes nos dentes?

Dentes com coroas não estão a salvo da cárie. Enquanto houver algumas partes de dentes naturais, elas podem estar em risco. As bordas de obturações ou coroas podem ser esconderijos para bactérias causadoras de cárie. O flúor pode ajudar a proteger os dentes da cárie. Em alguns casos, ele pode retardar o processo de cárie e permitir que o dente se remineralize.

5. Você usa aparelho ortodôntico?

Os aparelhos tipicamente dificultam a limpeza todas as áreas dos dentes. Eles criam nichos onde a comida pode se alojar. A placa resultante contém bactérias que podem causar cáries. Seu dentista pode recomendar um enxaguante bucal ou gel com fluoreto. Aplicar enxaguante bucal ou gel diariamente ajuda a proteger os dentes contra cárie, assim como usar o passador de fio dental e escovar a margem gengival.

6. Você está recebendo ou recebeu radioterapia na cabeça ou no pescoço?

Segundo a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, adultos que recebem esse tipo de terapia podem sofrer efeitos colaterais que afetam sua boca, dentes e glândulas salivares. Efeitos colaterais dentais e bucais podem ocorrer, mas felizmente você e seu dentista podem tomar os cuidados para aliviar alguns desses efeitos.

Se a boca seca é resultado de radioterapia, usar quantidades generosas de enxaguante bucal fluoretado pode ajudar a prevenir cáries. O seu dentista pode recomendar doses mais altas de flúor e produtos específicos para reforçar o cuidado. Pode ser que o dentista faça uma moldeira personalizada para ajudar a manter o flúor próximo aos dentes, tornando o tratamento mais eficaz ao manter o flúor onde precisa estar. Você pode colocar essa moldeira sobre os dentes durante o tempo prescrito sugerido pelo seu dentista a fim de garantir um contato prolongado com o flúor. Após aplicar o flúor, você não pode enxaguar sua boca por 30 minutos. Você também deve ir ao dentista a cada 2 ou 3 meses ou conforme recomendado.

O que fazer

Converse com o seu dentista para saber o seu risco de cárie. Você pode diminuir esse risco de várias formas:

  • Reduzindo o número de "lanchinhos", principalmente carboidratos
  • Usando creme dental e enxaguante bucal fluoretados para fortalecer os dentes
  • Escovando os dentes duas vezes ao dia e passando fio dental diariamente
  • Usando enxaguante bucal e creme dental antimicrobiano se você tiver doença gengival
  • Mascando chicletes sem açúcar ou usando pastilhas com xilitol

Uma alimentação saudável, boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista podem ajudar seus dentes conforme os anos passam. O uso de flúor e práticas de boa higiene bucal podem garantir que seus dentes permaneçam saudáveis com o passar dos anos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.