Por que escolher um creme dental fluoretado

mulher escovando os dentes

Diversos minerais naturais têm um efeito positivo em nosso organismo. O cálcio mantém os ossos fortes, o ferro fornece oxigênio às células sanguíneas e o zinco ajuda o sistema imunológico a funcionar adequadamente. Outro mineral que protege o organismo é o fluoreto. Encontrado no solo e nas rochas, o fluoreto é frequentemente adicionado ao creme dental para aumentar os benefícios à saúde dos dentes. Nas últimas décadas, o fluoreto no creme dental tem desempenhado um grande papel na redução de cárie e na melhora da saúde geral das pessoas em todo o mundo.

Qual o papel do fluoreto?

O fluoreto ajuda o esmalte dos dentes de duas maneiras: quando os dentes de uma pessoa ainda estão nascendo, esse mineral desenvolve o esmalte para que ele fique tão duro quanto necessário para resistir à cárie e à cavitação. Depois que os dentes nascem, o fluoreto no creme dental, enxaguante bucal e até mesmo na água da torneira ajuda o esmalte a permanecer forte, para que possa resistir ao ácido produzido pelas bactérias presentes na boca ao ingerir alimentos açucarados. O fluoreto também tem um efeito remineralizante nos dentes, que ajuda a reconstruir o esmalte desgastado ou enfraquecido antes da perda total.

Por que tem fluoreto no creme dental?

É possível absorver o fluoreto de várias maneiras. Uma delas é beber água fluoretada. Cerca de três quartos das águas de abastecimento público nos Estados Unidos são fluoretados, como observa a Associação Americana de Odontologia (ADA), dessa forma, muitas pessoas podem obter o fluoreto através da torneira simplesmente. Outra opção, geralmente para pessoas que não têm acesso à água fluoretada ou não podem bebê-la por algum motivo, é tomar suplementos de fluoreto ou solicitar que o dentista ou higienista dental aplique um verniz fluoretado durante uma consulta de rotina.

Beber água fluoretada pode ajudar a proteger os dentes da cárie, mas a quantidade de fluoreto na água nem sempre é suficiente para a proteção total. Esse é um dos motivos pelos quais o fluoreto é encontrado em cremes dentais. Outro motivo, sugere a ADA, é que a adição de fluoreto no creme dental levou a uma grande redução na incidência de cárie entre os americanos desde 1960. A adição de fluoreto também é um dos requisitos que um creme dental deve atender para obter o Selo de Aceitação da ADA ― uma importante credencial e prova de eficácia dos produtos de higiene bucal atuais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda e aprova oficialmente o uso de creme dental fluoretado em todo o mundo, principalmente em regiões que não adicionam (ou não podem adicionar) fluoreto à água.

Como escolher um creme dental

Embora existam cremes dentais que não contêm fluoreto, esse ainda é um dos ingredientes mais importantes que devemos procurar ao escolher um creme dental. Outras características, como sabor e textura ― seja um creme ou um gel ― são realmente questão de preferência.

Se você tiver algum problema de saúde bucal, como dentes sensíveis, ou já teve problemas como gengivite, procure um creme dental fluoretado que contenha ingredientes adicionais para tratar desses problemas também: um creme dental para regeneração do esmalte ou controle de tártaro são apenas dois exemplos.

Uso do creme dental fluoretado

Para tirar o máximo proveito do creme dental, você deve usá-la de acordo com as orientações do dentista. Normalmente, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia é um passo básico da sua rotina. No entanto, a quantidade de creme dental a ser usada depende da idade de cada pessoa. Geralmente, para crianças entre três e seis anos, recomenda-se uma quantidade do tamanho de um grão de ervilha, enquanto para crianças menores de três anos é recomendada uma quantidade ainda menor, do tamanho de um grão de arroz. Para proteção adicional, principalmente se o dentista recomendar, você e qualquer criança com mais de seis anos de idade também podem usar um enxaguante bucal com fluoreto após a escovação.

Lembre-se de que escovar os dentes é apenas o primeiro passo para manter a boca saudável. Limitar o consumo de alimentos que causam cárie (como doces) e consultar o dentista e o higienista dental para limpeza duas vezes por ano são atitudes que contribuem muito para manter os dentes fortes e saudáveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.