Por que a sinusite pode causar dor de dente

Casal feliz sorrindo de mãos dadas

Se você já sentiu qualquer tipo de dor de dente, sabe o quanto ela pode ser desagradável. Há vários motivos para alguém sentir dor de dente. Alguns dos problemas mais comuns incluem cárie, dente trincado ou sensibilidade a alimentos frios ou quentes. Uma causa menos conhecida de dor de dente é a sinusite. Se você sente dor de dente causada por sinusite, deve ficar ciente das informações a seguir.


Sinusite

A inflamação dos seios paranasais, mais conhecida como sinusite, ocorre quando as cavidades nasais ficam inchadas e inflamadas, de acordo com a Mayo Clinic. Os seios da face não conseguem drenar o muco, podendo ocorrer acúmulo. Muitas vezes é causada pelo resfriado comum, mas também pode resultar de alergias. Uma vez que os seios paranasais estão bloqueados, o ambiente úmido criado pelo excesso de muco torna-se um terreno fértil para infecções. Outro sintoma que pode afetar sua saúde bucal é o mau hálito decorrente do gotejamento pós-nasal, de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology.


Dor de dente

Em muitos casos, a causa da dor de dente é evidente (basta esse dente entrar em contato com água fria para ter certeza). Mas a sinusite pode ser a culpada por causa de um fator específico: a localização. As raízes dos molares superiores estão bem próximas das cavidades sinusais. Assim, quando os seios da face ficam inflamados e inchados, costuma-se acreditar erroneamente que a dor resultante teve origem nos dentes. Se você acredita que está com sinusite, marque uma consulta com seu médico. Analgésicos de venda livre podem aliviar um pouco a dor, mas um médico será capaz de determinar o tratamento adequado.


Alívio da dor de dente

Antes de tomar qualquer medicamento, consulte seu médico, que pode prescrever analgésicos e antibióticos para aliviar a dor. Além disso, você pode usar uma compressa morna no rosto várias vezes ao dia. Aumente a ingestão de líquidos com o objetivo de afinar o muco. Inspire o vapor de um chuveiro quente várias vezes ao dia e use um umidificador no seu quarto ao dormir. O alívio da dor de dente ocorrerá com o tratamento da sinusite.

Embora a dor de dente por sinusite seja uma causa específica de distúrbio dentário, faça o seu melhor para evitar todos os tipos de dor de dente. Comece com check-ups regulares pelo dentista. Ele poderá diagnosticar possíveis problemas, como cárie ou doença gengival, que podem resultar em dor de dente. Seu dentista e higienista também podem ajudá-lo a desenvolver um bom plano de cuidados bucais, que inclui escovação duas vezes ao dia e uso diário do fio dental. Use um creme dental adequado para limpeza profunda. Um bom creme dental ajuda a combater a cárie, prevenir o tártaro e acabar com o mau hálito.




 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.