Enxerto ósseo para implantes dentários: entendendo a possibilidade

Para aqueles que vivem a falta de um ou mais dentes, o efeito cosmético de um implante dentário é extremamente positivo. Os implantes dentários funcionam e têm a mesma aparência de um dente normal, cumprem seu papel da mesma maneira que um dente regular, e um implante bem feito é imperceptível. É sempre importante ter a certeza de compreender todos os vários aspectos de uma cirurgia bucal, e com os implantes dentários não é diferente. Uma das principais questões a ser considerada é a possibilidade de necessitar de um enxerto ósseo para implantes dentários.

Um implante dentário é composto por duas partes: um pino metálico que é colocado no osso do maxilar e funciona como a raiz do dente, e uma coroa que é posicionada sobre a primeira peça.

O cirurgião-dentista pode sugerir um enxerto ósseo para o implante dentário se ele julgar que o osso da sua mandíbula é muito fino ou mole para manter o implante no lugar em seu atual estado. Se o osso não conseguir dar suporte ao implante, a cirurgia poderá ser mal sucedida.

Em um procedimento de enxerto ósseo, o cirurgião tirará um pedaço de osso de outra área do seu corpo, ou - como é o caso mais frequente agora - usará um material sintético para enxerto ósseo. Portanto, você terá que esperar, muito provavelmente vários meses, para que o enxerto ósseo crie um novo osso forte para garantir que o implante fique estável e seguro. É possível que, se você só precisar de um enxerto pequeno, o procedimento possa ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia do implante, mas seu dentista decidirá o que fazer. Um enxerto ósseo bem feito permite que o osso do maxilar seja forte o suficiente para suportar o implante dentário.

Assim que o enxerto ósseo estiver concluído, o restante da cirurgia de implante poderá ter continuidade. Como todo procedimento cirúrgico, é importante conversar com seu dentista a respeito do seu histórico médico e todos os riscos e benefícios da cirurgia. Uma vez decidido que você está em condições de ser submetido ao procedimento, você poderá aspirar pelo novo sorriso.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de cuidado bucal para IMPLANTES

A maioria dos implantes dentais são eficientes, e existem algumas etapas que você pode seguir para auxiliar na garantia do sucesso e fazer com que o implante dure.

  • Pratique uma boa higiene bucal – Escove os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental diariamente. Utilize escovas de dente interdentais, escovas que deslizam entre os dentes podem ajudar a limpar mais profundamente ao atingir áreas em volta do implante.

  • Pare de fumar – Fumar pode enfraquecer a estrutura óssea e pode contribuir para falhas no implante.

  • Consulte seu dentista – Limpezas e exames a cada seis meses podem ajudar a garantir que seu implante esteja em boas condições, e que continue dessa forma.

  • Evite mastigar alimentos duros – Não mastigue itens duros como gelo ou doces duros, uma vez que eles podem quebrar a coroa e os seus dentes naturais.

  •  

Cuide de seus implantes para o futuro

A longevidade e o sucesso de seus implantes dependem da sua higiene bucal. Use um de nossos cremes dentais, escovas de dentes e escovas interdentais para ajudar a manter sua boca limpa e saudável.