Três dicas para facilitar o uso do fio dental com aparelhos ortodônticos

Incentivar as crianças a usar fio dental ainda é um desafio para a maioria dos pais, mas torna-se ainda mais difícil quando as crianças usam aparelho ortodôntico. Os fios dos aparelhos impedem fio dental deslizar entre os dentes, sendo muito difícil fazê-lo sozinho. O cuidado é muito importante para manter o sorriso saudável, mas é preciso empenho dos pais e responsáveis para garantir que os dentes se mantenham saudáveis enquanto estão sendo corrigidos.

Enumeramos algumas dicas para facilitar a utilização regular do fio dental para crianças que usam aparelho ortodôntico:

Use a ferramenta certa

Deslizar o fio dental entre os dentes muito difícil, pois o fio do aparelho atrapalha. O passador de fio dental ortodôntico é uma ferramenta descartável e barata disponível em quase todas as drogarias. É indispensável na utilização do fio dental, pois permite que você puxe o fio através dos dentes, acima do fio e alcance a margem gengival.

Ajude as crianças menores a passar o fio

Não espere que crianças pequenas que usam aparelho tenham a habilidade necessária para passar o fio de maneira eficaz. Você provavelmente precisará ajudar seu filho a usar o fio dental. É melhor pedir que ele se ajoelhe ou que se sente em uma área bem iluminada, pois pode demorar um pouco. Se seu filho tiver problemas para ficar quieto, coloque-o sentado assistindo seu programa favorito ou que ele ouça uma música enquanto você ajuda ele.

Use fio com cera

Os fios sem cera enroscam com mais facilidade no aparelho e acabam arrebentando. Ao passar o fio com aparelho ortodôntico, é melhor utilizar fio com cera e um passador de fio, o qual deslizará entre os dentes com mais facilidade. Deslize suavemente o fio dental para cima e na margem gengival antes de remover o fio dental e o passador.

Embora o cuidado odontológico seja importante para todas as crianças, as crianças com aparelhos, especialmente, devem ser incentivadas a cuidar de seus dentes. Pais e responsáveis devem desempenhar um papel ativo no sentido de garantir um bom cuidado odontológico. O tempo gasto para passar o fio em dentes com aparelho é duas vezes maior do que passar o fio em dentes sem aparelho, mas é preciso fazê-lo regularmente para prevenir a gengivite e o acúmulo de placa.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas para a ORTODONTIA PRECOCE

  • Faça bochecho com água antes de escovar – Instrua seu filho a lavar com água após se alimentar. Isso soltará os alimentos que possam ter ficado no aparelho e, em seguida, escove minuciosamente.

  • Utilize o fio dental uma vez por dia – Todas as noites, auxilie seu filho a utilizar o fio dental. A utilização do fio dental ajuda a soltar restos de comida e placa na margem gengival e abaixo dela, que podem endurecer e formar tártaro. Isso também pode ajudar a alcançar os cantos e recantos do dente de difícil acesso com a escova de dentes.

  • Utilize um enxaguante om flúor – Após escovar os dentes e antes de dormir, faça com que seu filho enxague a boca com um enxaguante com flúor para manter os dentes fortes e saudáveis.

  • Consultas ao dentista a cada seis meses – Leve seu filho ao dentista para um exame geral e limpeza a cada seis meses. O dentista pode apontar áreas que precisam de mais atenção e ajudar a manter os dentes de seu filho saudáveis e limpos.

     

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Experimente um de nossos produtos para tornar este processo mais fácil.