Será que preciso de uma placa para bruxismo?

mulher dormindo com placa para bruxismo

Se você com frequência acorda com dor na articulação, na cabeça ou no dente, é necessário procurar um dentista para descobrir se você está sofrendo de uma condição chamada bruxismo. O bruxismo, ou ranger de dentes, atinge cerca de 10 a 15 por cento dos adultos, de acordo com a American Dental Association.

 

Existem várias maneiras de aliviar os efeitos do bruxismo. Uma das mais comuns, que pode ser recomendada por seu dentista, é uma placa para bruxismo. É uma espécie de protetor bucal tipicamente usado durante o sono noturno.

 

Basicamente as placas de bruxismo são confeccionadas individualmente por seu dentista. Essas placas tendem a ser de boa qualidade e são confeccionadas de maneira customizada para você, porque são feitas em um laboratório a partir de um molde de sua arcada cuidadosamente tirado pelo dentista.

 

A principal função das placas de mordida é proteger a superfície dos dentes dos efeitos da atrição, a qual pode fazer o dente lascar,fraturar e sobrecarregar os músculos da mandíbula.

 

Outros tratamentos para o ranger de dentes

 

Se você acha que a placa de mordida é algo desconfortável de usar, há outros tratamentos possíveis que você pode se informar com seu dentista a respeito, e eles estão listados a seguir:

 

Alinhamento dos dentes: Dentes mal alinhados – o que os dentistas chamam de má oclusão – podem contribuir para o ranger de dentes. Isto pode ser solucionado com medidas corretivas, tal como o uso de aparelho ortodôntico.

 

Prevenção de estresse: Uma das principais causas de bruxismo é ansiedade, portanto, o seu dentista pode aconselhá-lo a utilizar um ou mais métodos de relaxamento em casa, como meditação ou, em alguns casos, aconselhamento de um profissional, para você relaxe e pare de apertar sua mandíbula.

 

Mudança de dieta ou medicação: Seu dentista pode recomendar evitar o consumo de estimulantes, como a cafeína, para reduzir o ranger de dentes. Certos medicamentos, como antidepressivos, também podem contribuir para o problema, portanto, certifique-se de informar seu dentista sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando, de forma que ele possa sugerir uma alternativa que de fato ajude com seu problema.

 

A coisa mais importante a saber sobre o bruxismo é que ele pode ser tratado com o auxílio de um dentista. Saiba mais sobre ranger dentes nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de tratar o BRUXISMO

  1. Converse com o seu dentista sobre o alinhamento de sua mandíbula

  2. Considere usar um protetor bucal

  3. Reduza a tensão ocasionada pelo estresse

O bruxismo é um incomodo para você?

Caso você ache que está com bruxismo, converse com seu dentista. O bruxismo pode desgastar o esmalte, tornando os seus dentes sensiveis. Caso você sinta sensibilidade nos dentes, experimente um de nossos produtos formulados especialmente para reduzi-la.