O que causa o mau hálito?

amigas com sorriso perfeito estudando odontologia

O mau hálito pode ser um problema embaraçoso para algumas pessoas e pode até mesmo causar constrangimento em ambientes sociais. Saber o que causa o mau hálito é importante porque o sintoma pode ser um sinal de um problema mais grave. Felizmente, há uma série de coisas que você pode fazer para tratar o mau hálito e tornar a sua boca limpa e saudável.

O que causa mau hálito?
O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável que geralmente é sentido quando uma pessoa exala o ar. Há muitas causas, mas na maioria dos casos, o mau hálito começa na boca. A Associação Americana de Odontologia (em inglês ADA) observa que as causas mais comuns do mau hálito são as listadas a seguir:

  • Alguns alimentos: Restos de comida que ficam na boca após uma refeição podem causar mau hálito, devido à proliferação de bactérias. Alguns alimentos, como alho, cebola e algumas especiarias, afetam ainda mais o seu hálito.
  • Tabagismo: Fumar cigarros e charutos, ou o uso de outros produtos de tabaco deixa um odor forte. Além disso, o consumo de produtos de tabaco aumenta o risco de algumas doenças, inclusive o câncer de boca.
  • Higiene oral ruim e doença periodontal: Quando você deixa de escovar seus dentes, de passar fio dental e de limpar sua língua, você permite que partículas de alimento permaneçam em sua boca. A decomposição bacteriana destes restos de comida pode causar odor. Além disso, o aumento de bactéria aumenta o risco de doenças gengivais. Se você usa aparelho ortodôntico ou próteses, limpe-os regularmente. Não se esqueça de trocar sua escova de dentes a cada 3 meses ou conforme a recomendação do seu dentista.
  • Boca seca: A saliva ajuda a limpar a boca removendo as partículas de alimentos. Se não houver produção de saliva suficiente, as partículas de alimento que podem causar mau hálito ficam em sua boca.
  • Condições médicas: Infecções respiratórias, inflamação nos seios nasais, nos pulmões ou na garganta podem levar ao mau hálito, especialmente quando houver secreção sendo liberada pelo nariz e pela boca. Outras condições médicas que podem causar mau hálito incluem diabetes, algumas doenças de fígado e doença renal.

Como posso combater o mau hálito
Talvez o cuidado caseiro mais importante seja escovar os dentes, passar fio dental e limpar a língua com regularidade. Escovar os dentes três vezes por dia, limpar sua língua e usar fio dental pelo menos uma vez por dia removerá as partículas de alimentos da boca. A limpeza da língua após a escovação reduz as bactérias que se alojam na boca. Procure uma escova dental que seja clinicamente comprovada no combate ao mau hálito.
Seu dentista pode prescrever ou recomendar um creme dental e enxaguante bucal específico para evitar a produção de maus odores.


Quando consultar um médico
Se seu dentista eliminou os problemas dentários que eram a causa potencial de mau hálito e determinou que sua boca está saudável, você deve consultar um médico.
Embora a halitose possa ser um problema embaraçoso, você não precisa ser escravo dela. Fale com o seu dentista se tiver alguma dúvida sobre a condição. Seguir as recomendações acima pode ajudá-lo a se sentir mais confiante a respeito de seu hálito, mesmo se o mau hálito não for um problema para você.


Sobre o Autor: Dianne L. Sefo é uma higienista dentária e educadora de higiene dental nos Estados Unidos. Ela está envolvida em várias publicações, trabalhou em consultórios particulares em Nova York e no Sul da Califórnia e é membro do corpo docente da Universidade Comunitária Monroe, da Universidade de Carreiras em San Diego e da Universidade de Nova York.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?