Usando limpador de língua para uma língua mais limpa

casal de dentistas almoçando

Para além do uso de uma escova dental para limpar os dentes, você pode melhorar o frescor da sua boca ao utilizar um limpador de língua. Milhões de bactérias se acumulam na língua, e só escovar os dentes não as remove. As bactérias da língua produzem compostos sulfurados voláteis (CSV), que podem causar mau hálito. As bactérias têm potencial também para causar outros problemas de saúde.

Aparelhos para limpeza da língua

Você tem três opções para limpar a língua. Pode usar um raspador de língua, escovar a sua língua com uma escova dental tradicional ou usar uma escova de língua especial. O raspador de língua é um dos métodos tradicionais para a limpeza da língua. Hoje, você pode comprar raspadores feitos de plástico ou de metal. Para utilizá-los, basta posicionar a ponta do raspador no fundo da língua e puxar o raspador delicadamente para a frente.

Algumas pessoas usam a escova dental tradicional para limpar a língua. A desvantagem de usar uma escova dental normal é que as cerdas são projetadas para limpar as superfícies lisas dos seus dentes. A língua, por outro lado, é uma superfície áspera cheia de fendas e reentrâncias, e as cerdas normais da escova dental podem não fazer uma limpeza completa. Um estudo publicado em 2004 pelo Jornal de Periodontia Norte-Americano mostrou que a escova dental reduziu a produção de compostos sulfurados voláteis em 45%, ao passo que o raspador de língua reduziu a produção em 75%.

A terceira opção que você tem à disposição para limpar a língua é uma escova dental com cerdas projetadas para limpar as reentrâncias da língua. Outro estudo, publicado nos Estados Unidos em 2008 pelo Jornal de Ciências Odontológicas Aplicadas, mostrou que essa invenção relativamente recente tem praticamente a mesma eficácia que um raspador de língua tradicional.

Usando o seu limpador de língua

Você pode limpar a língua antes ou depois de escovar os dentes. Não há estudos que determinem a ordem certa da limpeza. A sua língua é sensível, de forma que é importante ser cuidadoso e não pressionar o limpador com muita força contra a sua língua. A seguir, algumas dicas genéricas para a limpeza:

  • Lave o limpador de língua antes e depois do uso. Assim, você remove as bactérias e os pedaços de comida que possam ter se acumulado;
  • Comece a limpeza a partir do fundo da sua língua e então venha para a ponta;
  • Raspe e limpe toda a superfície da língua, e não só o centro. Isso inclui as laterais;
  • Se você estiver usando uma escova de língua, movimente-a na mesma direção que você moveria o limpador de língua, ou seja, do fundo da língua para a ponta. Pode ser uma boa ideia repetir esse método algumas vezes para limpar a língua toda adequadamente;
  • Lave a escova de língua ou o raspador de língua após o uso para remover as bactérias e os restos de alimento de áreas da língua que você tenha limpado;
  • Enxágue a boca depois de limpar a língua.

Limpar a língua pode acabar sendo uma trabalheira para você. Experimente esses distintos métodos até encontrar um que funcione. Limpadores de língua são baratos e aumentam significativamente a sua higiene bucal, ao mesmo tempo que ajudam a prevenir o mau hálito.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?