Uso de creme dental para controle de tártaro

menina-sorrindo-em-um-jardim

Escovar os dentes regularmente de modo adequado é uma prática importante para ter e manter uma boa saúde bucal. Além do modo como você escova os dentes, o tipo de creme dental que você usa também é um fator importante para manter a sua higiene bucal e da sua família em dia. Os cremes dentais contêm vários ingredientes e oferecem diversos benefícios, de acordo com o Centro médico da Universidade de Rochester.

Por exemplo, os cremes dentais para clareamento são formulados para remover as manchas da superfície dos dentes, os cremes dentais para controle de tártaro nos dentes e placa contêm agentes levemente abrasivos e tensioativos que ajudam a remover o acúmulo de placas e tártaros. A Associação Dental Americana (ADA) explica as principais diferenças entre placa e cálculo dental (também chamado de tártaro).

Se a escovação for feita da forma adequada e com o creme dental certo, de acordo com as suas necessidades e as da sua família, ela pode ajudar a melhorar a saúde bucal e prevenir o desenvolvimento de certos problemas dentários e tártaro nos dentes.

Benefícios do creme dental para controle de tártaro

O acúmulo de biofilme é o principal motivo para o desenvolvimento da doença periodontal. Ela se forma ao longo dos dentes e da linha da gengiva, causando inflamações e irritações gengivais. Se o biofilme não for removido através da higienização adequada e a realização de limpeza profissional, eventualmente, ela ficará mais dura e se transformará em tártaro, o que aumenta o risco de a pessoa desenvolver a doença periodontal e até mesmo cárie. A doença periodontal afeta pessoas de todas as idades, e a ADA destaca que uma boa higiene bucal deve ser realizada por todos os membros da família, principalmente crianças.

Cremes dentais para controle de tártaro, como o Colgate® Total 12 Saúde Visível, foram desenvolvidos para remover o máximo de placabacteriana e interromper a formação de tártaro após a escovação dos dentes. Considere esses produtos para toda a família.

Como usar o creme dental para controle de tártaro

Para ter os melhores resultados com o uso do creme dental para controle de tártaro nos dentes, escove os dentes por, pelo menos, dois minutos, duas vezes por dia e após as refeições. Após colocar o creme dental na escova dental, segure-a em um ângulo de 45 graus em direção a linha da gengiva e faça movimentos curtos e leves, de cima para baixo. Lembre-se de que as bactérias também contribuem para o acumulo de bactéria na língua, portanto, a escovação da língua é importante para reduzir a quantidade de bactéria bucal. Para ajudar as crianças a cronometrarem o tempo da escovação, use um relógio ou um cronômetro.

Ao escolher o creme dental ideal e se comprometer a ter hábitos de higiene bucal adequados, você estará protegendo a saúde bucal da sua família. Não se esqueça de agendar limpezas profissionais de rotina e consultas ao dentista a cada seis meses.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Escolhendo enxaguatórios bucais

  • Enxaguantes bucais anti bacterianos – São mais eficientes no controle de placa do que os enxaguantess com flúor, e também refrescam o hálito.

  • Enxaguantes bucais com flúor - Esses enxaguantes revestem os dentes com flúor para fortalecer os dentes na prevenção da cárie. Eles também refrescam o hálito.

Indeciso com as diversas opções no supermercado?

Escolha o creme dental que atenda suas necessidades. Pode ser o de branqueamento, de sensibilidade ou de proteção da gengiva. Confira nossas ofertas!