Seis ingredientes naturais dos cremes dentais sem flúor

menino escovando dentes com creme dental sem flúor

Uma das primeiras coisas em que nós prestamos atenção nas pessoas é no sorriso branco – aquele que ilumina o ambiente e faz as pessoas sorrirem também. O flúor, encontrado na maioria dos cremes dentais, é um mineral natural que endurece o esmalte dos dentes, prevenindo cavidades e ajudando a mantê-los saudáveis. No entanto, para aqueles que têm restrições ao flúor, como aquele presente no abastecimento de água em sua comunidade, um creme dental sem flúor é uma alternativa eficaz. Outros motivos para se ter sensibilidade ao flúor é a idade da pessoa, uma escovação agressiva ou alguma outra aversão.

Sendo assim, como um creme dental sem flúor acaba protegendo os dentes? A resposta para isso está nos ingredientes. Vamos dar uma olhada nos ingredientes ativos mais comumente encontrados em alguns cremes dentais e como esses ingredientes protegem os dentes.

Xilitol

Usado como uma alternativa para o açúcar, o xilitol, de acordo com a Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, é um edulcorante natural extraído de plantas fibrosas e lenhosas. É amplamente encontrado em frutas, vegetais, árvores e espigas de milho. Não só é um incrível substituto do açúcar para os diabéticos como também reduz a placa (um dos principais fatores causadores da doença gengival) ao ajudar a prevenir as cavidades.

Extrato de chá verde

Por mais que o chá verde esteja na moda para muitos apreciadores de chá, ele tem de fato alguns atributos valiosos quando se trata de saúde bucal. A Universidade de Pace, em Nova York, relata que os polifenos encontrados no chá verde combatem as bactérias que se alojam na boca e que podem causar inúmeras viroses, além de prevenir o mau hálito na sua forma crônica, também conhecido pelo termo médico halitose.

Extrato do mamoeiro

O mamão é conhecido pelas suas sementinhas pretas escondidas dentro dele, e elas estão carregadas de potássio e vitamina C. Mas a papaína, a enzima do mamoeiro, também tem a sua quota de benefícios. Segundo o jornal estadunidense SFGate (conteúdo em inglês), o que é mais marcante é que o extrato do mamoeiro ajuda a clarear os dentes, destruindo as manchas deixadas por certos alimentos.

Ácido cítrico

As laranjas contêm uma grande quantidade de ácido cítrico. Quando a placa se mineraliza no dente, o resultado é o acúmulo do tártaro. Conforme o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia(conteúdo em inglês, o ácido cítrico auxilia na redução da quantidade de tártaro nos dentes tratados com ele.

Citrato de zinco

Ainda de acordo com o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia, o citrato de zinco, similar ao ácido cítrico, ajuda na redução das bactérias orais na sua boca. Quando deixada sem tratamento, a placa se acumula nos dentes e nas gengivas e causa gengivite, que é o primeiro estágio da doença gengival. O zinco inibe a produção das bactérias que contribuem para a gengivite.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem muitas funções quando se trata de limpar os dentes. Como alguns dos ingredientes mencionados acima, o bicarbonato de sódio combate a placa. Funciona também como um removedor de manchas, o que por si só leva a um sorriso mais branco.

Se o creme dental com flúor não é para você, saiba que os cremes dentais sem flúor podem limpar os seus dentes tão bem quanto. Mas, como parte de qualquer plano de saúde bucal, não deixe de passar fio dental todo dia e de fazer visitas regulares ao seu dentista.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Escolhendo enxaguatórios bucais

  • Enxaguantes bucais anti bacterianos – São mais eficientes no controle de placa do que os enxaguantess com flúor, e também refrescam o hálito.

  • Enxaguantes bucais com flúor - Esses enxaguantes revestem os dentes com flúor para fortalecer os dentes na prevenção da cárie. Eles também refrescam o hálito.

Indeciso com as diversas opções no supermercado?

Escolha o creme dental que atenda suas necessidades. Pode ser o de branqueamento, de sensibilidade ou de proteção da gengiva. Confira nossas ofertas!