O que o flúor faz para proteger o seu sorriso? | Colgate®

Woman Drinking Water

Um pessoa pode dizer muito com apenas um sorriso, mas pode dizer ainda mais ao escondê-lo. É fácil sentir-se desconfortável para exibir seus dentes brancos perolados se você não estiver confiante com sua saúde bucal. A maioria das pessoas entende a importância de escovar os dentes e passar fio dental, mas embora seja um bom começo, isso não é suficiente para dentes saudáveis. Tratar os seus dentes com flúor é uma parte extremamente importante da sua rotina de cuidados bucais. Se você está se perguntando, aqui está o que precisa saber: Que benefícios o flúor traz para a sua boca?

O que é flúor e como funciona?

O que é flúor?

Se você acha que flúor é um aditivo químico sintético usado em diversos produtos de cuidados bucais, você não é o único. Na verdade, o flúor é um mineral encontrado naturalmente na crosta terrestre que está amplamente distribuído na natureza. Alguns alimentos e abastecimentos de água também contêm flúor. O flúor é comumente adicionado ao abastecimento de água potável de comunidades onde a água não tem o nível necessário para ajudar a fortalecer os dentes e reduzir as cáries.

A eficácia do flúor no combate a cáries foi descoberta no anos 1930, quando pesquisadores constataram que crianças que haviam crescido bebendo água naturalmente fluoretada tinham menos cáries que pessoas vivendo em áreas sem água fluoretada. Estudos realizados desde então têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao abastecimento de água de uma comunidade, a incidência de cárie diminui.

A Associação Americana de Odontologia, a Organização Mundial da Saúde e a Associação Médica Americana e muitas outras organizações endossaram o uso de flúor no abastecimento de água devido aos seus efeitos na prevenção de cáries. Ele já foi até chamado de "o combatente de cáries da natureza" pela Associação Americana de Odontologia (ADA).

Como o flúor funciona?

O “como” por trás do flúor é um pouco mais técnico – lá vamos nós. O flúor atua durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem na sua boca naturalmente. O processo de desmineralização se inicia com as bactérias nas placas dos seus dentes. As bactérias se alimentam de açúcar e outros carboidratos na sua boca e produzem saliva ácida que enfraquece o esmalte dos dentes. O flúor ajuda a controlar e proteger contra os danos causados pelo processo de desmineralização, mantendo seus dentes resilientes aos seus efeitos negativos.

Em outras situações, quando sua saliva está menos ácida, o flúor ajuda a repor os íons de cálcio e fosfato que tornam seus dentes mais resistentes e protegidos. Esse processo é chamado de remineralização. A perda excessiva de minerais sem a substituição necessária acarreta cáries.

Quais são os benefícios do flúor?

O flúor auxilia os dentes de duas formas. Quando as crianças ingerem flúor em doses pequenas, ele entra na corrente sanguínea e se torna parte de seus dentes permanentes em desenvolvimento. Além disso, o flúor se torna parte da saliva e ajuda a fortalecer os dentes do lado de fora, para que os ácidos danifiquem menos o esmalte dos dentes. Esse processo mantém os seus dentes fortes ao mesmo tempo que ajuda a prevenir cáries e sensibilidade dentária.

Origem do flúor:

Flúor

O que é o flúor?

Agora vamos falar de minerais. O flúor é um elemento e, como aponta a Royal Society of Chemistry (RSC), é altamente reativo. Por ser tão reativo em sua forma elementar, o flúor facilmente forma compostos. Um dos compostos mais conhecidos do flúor é o fluoreto. Isso significa que o flúor usado em cremes dentais é um ingrediente natural.

Alguns exemplos de compostos de flúor incluem fluoreto de cálcio, fluoreto de sódio, monofluorofosfato de sódio e fluoreto estanoso. O fluoreto de sódio é o tipo mais frequentemente usado em cremes dentais.

Como o flúor fortalece os dentes?

Quando você usa rum produto contendo flúor, como creme dental, o flúor fica na sua saliva. Quando os dentes entram em contato com a saliva, o esmalte (a camada externa dos dentes) acaba absorvendo o flúor. Uma vez ali, o flúor se junta ao cálcio e ao fosfato naturalmente presentes no esmalte dos seus dentes para criar fluorapatita, um material resistente a cáries e que ajuda a preveni-las.

É seguro usar flúor?

O flúor é seguro e eficaz quando usado adequadamente e em doses apropriadas, mas mesmo as coisas boas podem ser prejudiciais quando em excesso. Após décadas de pesquisa, o maior risco relacionado ao excesso de uso do flúor é a fluorose dentária, um problema que crianças podem desenvolver se forem expostas a flúor em excesso por um extenso período quando são muito jovens.

As crianças afetadas podem ter manchas ou linhas brancas nos dentes e, em alguns casos, até descoloração marrom ou cinza no esmalte de seus dentes. Como todos os sistemas de fluoretação da água dos países desenvolvidos são monitorados para manter níveis seguros de flúor, a fluorose pode acontecer quando as crianças engolem muito creme dental fluoretado. Por isso é importante supervisioná-las enquanto escovam os dentes, para garantir que estejam cuspindo ao terminar. Além disso, mantenha pastilhas de flúor guardadas em segurança fora do alcance de crianças. Você pode conversar sobre suas preocupações com o seu dentista e ele pode recomendar o que é melhor para o seu filho.

Por que o flúor é seguro

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirma que a segurança e os benefícios do flúor estão bem documentados. Nunca houve nenhuma evidência científica comprovando que o flúor provoca efeitos adversos à saúde quando consumido nas quantidades adequadas. De fato, as evidências mostram, de forma confiável, que o flúor é seguro e eficaz na quantidade fornecida no creme dental e na água que sai das torneiras.

Não é apenas o CDC que confirma os méritos do flúor; de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), mais de 125 organizações em todo o mundo também reconhecem sua segurança e valor. Essas organizações incluem a própria ADA, a Associação Americana de Medicina e a Organização Mundial da Saúde.

Tratamentos e suplementos de flúor

Tratamentos com flúor

Existem alguma opções no que diz respeito a tratamentos com flúor. Produtos fluoretados tópicos são aplicados diretamente nos dentes e incluem cremes dentais, enxaguantes bucais e tratamentos profissionais com flúor realizados no consultório do seu dentista. Embora eles permaneçam na boca apenas por um curto período, tratamentos tópicos com flúor fazem com que os níveis de flúor na boca conservem-se mais altos por muitas horas após o uso.

Se você tiver dentes saudáveis, a combinação de água potável fluoretada e creme dental com flúor provavelmente é suficiente para sua rotina diária. Se a água que abastece sua casa não for fluoretada ou se você bebe água mineral envasada que não contém flúor, o dentista pode recomendar tratamentos com flúor no consultório para garantir a proteção necessária.

Tratamentos profissionais com flúor são aplicados em forma de gel, espuma ou verniz. O flúor usado nesses tratamentos é mais forte do que enxaguantes bucais ou cremes dentais com prescrição ou de venda livre e deve ser aplicado apenas por um profissional.

Suplementos de flúor

Se você está preocupado que seu filho não esteja recebendo flúor suficiente, pergunte ao pediatra ou dentista sobre uma prescrição para suplementos de flúor. Os suplementos de flúor são indicados para crianças e jovens com idades entre 6 meses e 16 anos que não bebam água fluoretada. Eles estão disponíveis na forma líquida para crianças mais novas e em pastilhas para crianças mais velhas e adolescentes.

O dentista ou pediatra também pode prescrever um enxaguante bucal ou gel com flúor se seu filho precisar de um nível de flúor maior do que o fornecido pelos suplementos. O que quer que escolha, certifique-se de supervisionar atentamente seus filhos quando estiverem usando algum produto fluoretado e mantenha os suplementos de flúor fora do alcance de crianças.

O cuidado com a saúde bucal começa com um excelente plano de ataque. Isso significa escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e passar fio dental diariamente para remover as placas que se acumulam entre cada dente. E não se esqueça: agende limpezas dentárias regularmente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.