Usos do flúor: composto que fortalece os dentes

sorriso perfeito com lábios pintados de vermelho

Ao ler a lista de ingredientes no tubo de um creme dental, provavelmente você verá o fluoreto listado como um deles. O fluoreto é um mineral encontrado no solo, nas rochas e nas fontes naturais de água, como explica a Associação Americana de Odontologia (ADA). Ele se forma quando vários elementos químicos se combinam, sendo o flúor um dos principais elementos necessários para sua formação. Aprender como o uso de flúor está relacionado com os dentes pode ajudá-lo a entender melhor a composição do fluoreto e seu papel na saúde bucal.

Entendendo elementos e moléculas

Para entender a diferença entre flúor e fluoreto, é útil conhecer os conceitos básicos da química. Tudo no universo é feito de átomos, e os elementos químicos são simplesmente substâncias compostas de um único tipo de átomo que não podem ser decompostos, como oxigênio, ferro ou hidrogênio, explica a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. O flúor também é um elemento químico.

Quando dois ou mais átomos se combinam, eles formam uma molécula. É possível que os elementos se combinem entre si ou com outros elementos para criar uma molécula; por exemplo, O2 é uma molécula formada por dois átomos de oxigênio, enquanto a molécula de H2O (também conhecida como água) é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.

O que é o flúor?

De acordo com a Royal Society of Chemistry (RSC), o flúor é o mais reativo de todos os elementos químicos. Em sua forma gasosa, é especialmente atraído por metais, podendo, por exemplo, causar explosão em chamas quando em contato com esponjas de aço. É um elemento volátil que se liga facilmente a outros elementos para formar compostos. No entanto, você não precisa se preocupar, pois o flúor em estado gasoso só pode ser encontrado em experimentos, em que os cientistas conseguem isolar o gás ― o que requer recipientes especiais de armazenamento. Por ser tão reativo em sua forma elementar, só é encontrado na Terra como parte de um composto, como o fluoreto, como explica o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI) dos Estados Unidos.

Como o flúor se transforma em fluoreto?

Como esse elemento altamente reativo, que é o flúor, se transforma em um composto benéfico para os dentes, o fluoreto? Essa transformação tem a ver com a atração entre os íons positivos e negativos e as ligações entre eles. O flúor, que é carregado negativamente, se transforma em fluoreto quando se liga a um íon positivo, como o sódio, explica Associação Americana de Odontologia (ADA). Uma vez ligados, as cargas dos íons são neutralizadas.

Alguns exemplos de compostos de fluoreto incluem fluoreto de cálcio, fluoreto de sódio e fluoreto de estanho. O fluoreto de sódio e o fluoreto de estanho são dois tipos frequentemente usados em cremes dentais, de acordo com o NCBI.

Como o flúor ajuda seus dentes?

Uma vez presente na boca, a combinação de flúor com sódio ou estanho ajuda os dentes. Quando você usa um produto que contém fluoreto, como um creme dental, esse ingrediente fica na sua saliva. Quando os dentes entram em contato com a saliva, o esmalte (a camada externa dos dentes) acaba absorvendo o fluoreto, explica a ADA. Após ser absorvido, o fluoreto se liga ao cálcio e ao fosfato, naturalmente presentes no esmalte, formando a fluorapatita, um material forte que pode resistir a danos e deterioração e ajuda a prevenir a cárie.

Onde o fluoreto pode ser encontrado?

O 13º elemento químico mais comum da crosta terrestre, o flúor é frequentemente encontrado em minerais, de acordo com a RSC. Entretanto, você não precisa cavar rochas para ter acesso ao fluoreto, já que muitos municípios adicionam esse composto ao abastecimento de água. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças informa que quase 75% da população dos Estados Unidos tem acesso à água fluoretada na torneira de casa.

O fluoreto de sódio ou de estanho também pode ser encontrado em muitos cremes dentais. Se você não tem certeza se está recebendo a quantidade adequada de fluoreto no creme dental e na água da torneira, converse com o dentista sobre tratamentos com fluoreto no consultório para saber se são uma boa opção para você.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.