O que você deve saber sobre o fluoreto

mulher bebendo copo de água fluoretada

Recentemente, o fluoreto tem levantado algumas dúvidas. A água de abastecimento público deve ser fluoretada? Que quantidade de fluoreto pode ser excessiva? Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), esse mineral natural pode prevenir a cárie em pelo menos 25%, tanto em crianças quanto em adultos, e até mesmo reparar os dentes nos estágios iniciais da cárie dentária. Se a água da torneira não for fluoretada, converse com o dentista para saber como você pode se beneficiar de outras fontes de fluoreto. Leia mais aqui.

Fontes de fluoreto

Fluoreto na água de abastecimento público

De acordo com a ADA, a fluoretação generalizada da água é a medida de saúde pública mais eficaz para prevenir a cárie dentária.

A ADA apoia a fluoretação das águas da rede pública com base em mais de 70 anos de pesquisas que comprovam que o nível adequado de fluoreto na água é seguro e eficaz. A associação desacredita as alegações contra a fluoretação, classificando-as como "literatura pseudocientífica". Ao contrário, recomenda que a água da rede pública tenha a quantidade ideal de 0,7 ppm (partes por milhão) de fluoreto. Essa quantidade de fluoreto reflete a concentração adequada para a prevenção da cárie dentária.

É possível verificar o nível de fluoreto na água do município entrando em contato com o fornecedor local. Se a água da sua casa vem de um poço, é preciso testá-la de forma profissional. Se a água tiver menos de um ppm de fluoreto, discuta as fontes alternativas desse mineral com o dentista.

Encontrar maneiras de garantir a ingestão da quantidade necessária de fluoreto na água potável ou complementar a ingestão é fácil, pois existem várias fontes alternativas.

Uso de um creme dental fluoretado

Usar um creme dental fluoretado é a forma melhor e mais popular de manter os dentes saudáveis. Escove os dentes duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado ou use outros produtos como enxaguante bucal ou géis tópicos que tenham o fluoreto em sua lista de ingredientes. Lembre-se de usar uma escova dental de cerdas macias para manter o esmalte dos dentes a salvo de abrasão física; cerdas duras podem ser prejudiciais em longo prazo. Os enxaguantes bucais com fluoreto também podem ajudar crianças com histórico ou alto risco de cárie dentária. Para crianças de 2 a 6 anos de idade, é necessária a supervisão dos pais para garantir que elas usem apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha e não engulam o creme dental. Os bebês que já têm dentinhos só precisam de uma quantidade mínima, não maior que um grão de arroz.

Tratamentos no consultório

Se você corre o risco de desenvolver cárie dentária ou não está recebendo a quantidade suficiente de fluoreto na água potável, o dentista pode recomendar tratamentos com fluoreto no consultório. Para o procedimento no consultório, o dentista ou higienista dental usará uma das várias opções de tratamento com fluoreto para ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes:

  1. Espuma aplicada em uma moldeira macia, que o paciente deve morder por alguns minutos
  2. Bochechos por alguns minutos com enxaguante bucal com fluoreto
  3. Verniz de fluoreto, aplicado pelo higienista dental diretamente nos dentes

Após o tratamento, você será orientado a não enxaguar a boca, comer ou beber por pelo menos 30 minutos para permitir que os dentes absorvam o fluoreto.

Tratamentos com fluoreto em casa

Os tratamentos com fluoreto para serem aplicados em casa estão disponíveis para pessoas com alto risco de cárie, como aquelas com boca seca ou que estão recebendo radioterapia. Se o dentista considerar que você pode se beneficiar desses tratamentos, ele pode receitar um gel com fluoreto para você aplicar por conta própria.

Água engarrafada

Com o advento da água engarrafada, mais e mais pessoas não estão recebendo a quantidade recomendada de fluoreto, já que a maioria das marcas de água engarrafada não contém esse ingrediente. Se você bebe principalmente água engarrafada, pode ter carência desse mineral vital. Você também deve verificar com o dentista se ele recomenda algum tratamento ou suplemento à base de fluoreto.

Vários fatores determinam se você está recebendo ou não a quantidade suficiente de fluoreto, entre eles:

  • O nível de fluoreto na água engarrafada, que pode variar significativamente de marca para marca. Se o teor de fluoreto não aparecer no rótulo, entre em contato com a empresa e pergunte
  • A quantidade de água engarrafada que você bebe durante o dia
  • Se você usa água engarrafada para beber, cozinhar ou diluir sopas, sucos e outras bebidas
  • Se você bebe água fluoretada na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar

Suplementos de fluoreto

Os suplementos de fluoreto vêm na forma de pastilhas, comprimidos ou líquido e podem ser comprados na maioria das drogarias ou on-line com uma receita do dentista. É recomendado que você discuta com o dentista se o uso de algum suplemento de fluoreto de venda livre em casa pode beneficiar você ou alguém da sua família.

Seja por meio da água da torneira, água engarrafada, creme dental ou tratamentos complementares, é importante saber se você está recebendo fluoreto na quantidade suficiente para atender às recomendações da ADA e proteger seus dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.