Escovação para crianças: 3 estratégias adequadas

menina feliz escovando seus dentes

Como pai ou mãe, você já deve ter testemunhado a técnica especial que seu filho usa para escovar os dentes: um pouco de creme dental, 10 segundos de escovação e uma enorme bagunça. A escovação pode ser rápida, mas não cumpre o seu papel. Em vez disso, seu filho precisa saber como escovar corretamente, para remover a placa bacteriana e se livrar das bactérias causadoras da cárie. Você pode transformar a escovação em uma brincadeira de criança com as dicas a seguir.

Brincar de dentista

As crianças podem não perceber que a técnica delas não funciona simplesmente porque nunca viram alguém escovando os dentes diante delas. Ao deixá-las imitar a técnica adequada em uma boneca, fantoche ou manequim, elas conseguem ver mais claramente a maneira correta de escovar os dentes.

Experimente brincar desta forma: diga ao seu filho que você vai brincar de dentista e pegue o boneco favorito dele (de preferência um com dentes de plástico duros). Pegue uma escova dental limpa e finja que o boneco vai ao dentista pela primeira vez. Com o boneco apoiado em um travesseiro, finja que está examinando seus dentes e fale sobre a técnica de escovação adequada. A Mayo Clinic sugere o uso de movimentos curtos para frente e para trás diretamente na margem gengival, então comece por aí. Agora, deixe seu filho "brincar de dentista", lembrando-o de escovar a parte da frente e detrás dos dentes do boneco. Praticar a técnica adequada nos dentes de um ursinho de pelúcia incentivará a criança a usar o mesmo método por conta própria.

Mostrar a placa com pastilhas evidenciadoras

Um erro que as crianças cometem com frequência durante a escovação é simplesmente não escovar os dentes por completo. Elas escovam, mas negligenciam pontos importantes ou apenas trabalham na superfície do dente e não escovam a margem gengival. Um exercício rápido sugerido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos pode ensinar seu filho como a técnica adequada de escovação é a única maneira de manter os dentes tão limpos quanto deveriam. Comece comprando "pastilhas evidenciadoras" de placa na farmácia; peça para seu filho mastigar uma dessas pastilhas, que se misturam à saliva, por 30 segundos e depois cuspir na pia. Normalmente, as pastilhas evidenciadoras de placa são vermelhas e a placa nos dentes e na margem gengival também ficará vermelha. Seu filho escovará a gengiva e os dentes para remover a placa. Evidenciar onde a placa está é um incentivo imediato para que criança faça um melhor trabalho para removê-la usando a técnica adequada. Então, dê a ela uma escova de dentes e um creme dental com sabor agradável e observe-a remover a cor ansiosamente.

Escovar pelo tempo suficiente

Outro erro comum que as crianças cometem durante a escovação é simplesmente não escovar pelo tempo suficiente. As crianças querem acabar logo com isso, então, para compensar o pouco tempo que ficam no banheiro, esfregam os dentes rapidamente ou com força por vários segundos. Infelizmente, dez segundos de escovação agressiva não são suficientes para limpar os dentes; por isso, encontre uma forma de lembrar seu filho que ele deve ser gentil com os dentes e escová-los pelo período de dois minutos recomendado pela Associação Americana de Odontologia.

Um aplicativo pode tornar a escovação mais divertida e ajudar a cronometrar sua duração com a técnica adequada. Com um jogo e um simples cronômetro de dois minutos, seu filho não ficará entediado ao escovar os dentes ― e saberá exatamente por quanto tempo deve escovar antes de realmente parar.

Iniciar hábitos saudáveis de escovação durante a infância pode ajudar a preparar seus filhos para uma vida inteira de consultas odontológicas regulares e dentes saudáveis. Alguns lembretes amáveis podem ser suficientes para tornar a técnica de escovação do seu filho adequada ― agora e na fase adulta.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.