Cárie da primeira infância: o que é?

Criança sorrindo no baloiço

A cárie da primeira infância (CPI) é uma das doenças mais prevalentes, embora evitável, em crianças com menos de 6 anos. De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD), crianças têm cinco vezes mais chances de serem diagnosticadas com CPI (normalmente limitada aos dentes decíduos (de leite), substituídos por dentes permanentes entre os 6 e os 12 anos de idade), do que com asma. Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre a CPI e como manter a boca do seu filho saudável.

 

O que é a CPI?

A CPI é considerada presente em uma criança se ela tiver menos de 6 anos de idade e já tiver desenvolvido duas ou mais cáries na primeira dentição. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que mais de 20% das crianças menores de 6 anos são afetadas pela CPI.


Quais são os fatores de risco?

A AAPD destaca os seguintes fatores de risco para os bebês nos primeiros meses de vida:


  • Nunca ter ido a uma consulta ao dentista
  • Ir dormir com uma mamadeira cheia de suco de fruta ou leite
  • Não ter a gengiva limpa ou os dentes escovados antes de dormir

Para os bebês a partir de um ano e crianças pequenas, os riscos são os mesmos, principalmente em relação a beber leite e suco entre as refeições. O açúcar dessas bebidas permanece sobre os dentes. Beber bastante água para remover o açúcar ajuda a evitar a cárie de mamadeira.


Como prevenir a cárie?

A Associação Americana de Odontologia recomenda que todas as crianças de até 1 ano de idade sejam atendidas por um dentista generalista ou infantil, já que esse é o período em que geralmente os dentes de leite inferiores e superiores da frente começam a nascer. Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental que protege o esmalte, com uma fórmula com flúor, marcar consultas regulares com o dentista e dar alimentos saudáveis que não contêm grandes quantidades de açúcar são três estratégias fáceis que os pais podem usar para diminuir o risco dos seus filhos desenvolverem cárie.

Quando as crianças aprendem que o creme dental não pode ser engolido, você pode incluir um enxaguante bucal duas vezes ao dia em sua rotina de saúde bucal diária. O enxaguante bucal anticárie com flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e protege contra a cárie.


Como a CPI é tratada?

Quando detectada precocemente, a cárie que acomete os dentes primários (de leite) pode ser facilmente restaurada por um dentista generalista ou odontopediatra. A cárie pode ser muito dolorosa, por isso é fundamental tratá-la imediatamente.

A cárie da primeira infância é completamente evitável com a ajuda dos pais e dentistas. Um estilo de vida saudável e bons hábitos de higiene bucal ajudam a garantir um sorriso saudável por toda a vida.




 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.