Alguns hábitos podem deixar os dentes amarelados, prejudicando a aparência saudável. Nessas horas, investir em um bom clareador dental pode fazer toda a diferença no seu “cartão de visitas”.
Além da má higiene oral, outros costumes contribuem para o surgimento de manchas nos dentes. Beber café e vinho, comer alimentos pigmentados e fumar cigarro são alguns exemplos…
Mas, felizmente, é possível manter o branco (em vez do dente amarelo) e o brilho do seu sorriso.
Em poucos minutinhos, você vai entender tudo sobre clareadores dentais – dos produtos que podem ser usados em casa até os procedimentos feitos em consultório.
Veja!
Clareador dental: o que é e como ele te ajuda a conquistar um sorriso bonito
Na prática, um clareador dental age para clarear os dentes, removendo manchas de dentro para fora (ao contrário do branqueamento, que atua em manchas mais superficiais).
O resultado pode ser obtido com o uso diário de creme dental clareador ou no consultório, com diferentes procedimentos.
Quem faz o clareamento dental com a supervisão do dentista, também pode fazer o tratamento em casa, quando o gel clareador é colocado em uma moldeira, que você usa nos dentes.
Se você já pensou em usar um clareador dentário mas ainda não sabe como funciona, veja resumidamente como é:
primeiro, os agentes clareadores – peróxido de hidrogênio ou de carbamida –, penetram nos poros do esmalte dental;
depois, essas substâncias reagem com as moléculas que causam as manchas;
por fim, essa “sujeira” é quebrada em partículas menores, ficando menos visíveis na superfície do dente.
Veja agora os 3 tipos de clareador odontológico
Seja um clareador dental caseiro com moldeira ou tratamento no consultório, o clareamento dental deve ser acompanhado de perto por um(a) dentista. Afinal, o procedimento pode não ser adequado para todas as pessoas.
Para evitar problemas com sensibilidade, é fundamental a avaliação prévia do(a) dentista. E, lógico, é preciso seguir as orientações do profissional e as instruções de uso.
Depois desses cuidados básicos, você já estará pronto(a) para clarear os dentes.
Mas que tal entender melhor as diferentes maneiras de fazer tratamento com um clareador odontológico?
1. Clareador dental com peróxido de hidrogênio
Esse clareador dentário se divide em água e oxigênio após entrar em contato com a saliva. O oxigênio penetra no esmalte dental e reage com as moléculas que causam as manchas, quebrando as estruturas em partículas menores.
A partir daí, esse processo clareia os dentes, deixando a superfície de cada um deles mais branca e radiante!
Variação na quantidade
Vale lembrar que a concentração de peróxido de hidrogênio pode variar.
Quando feito em consultório, o procedimento tem uma concentração mais alta - até porque o processo é controlado pelo(a) dentista. Já em casa, a concentração costuma ser mais baixa para garantir maior segurança na aplicação.
2. Clareador dental de peróxido de carbamida
EEssa é outra opção, que entra em ação após o processo de oxidação química. Ao ter contato com a água, o peróxido de carbamida libera lentamente o peróxido de hidrogênio, substância fundamental para clarear os dentes.
É importante destacar que esse processo pode ser mais demorado que o tratamento com peróxido de hidrogênio, justamente porque o oxigênio demora mais para ser liberado.
Apesar de o peróxido de carbamida precisar de mais tempo em contato com o dente, é comum que os resultados sejam observados por muito mais tempo!
3. Clareador dental a laser
Esse é um procedimento que só pode ser feito no consultório, com o acompanhamento direto do dentista. E está sendo cada vez menos usado pelos dentistas.
Mas para você saber como clarear os dentes com esse procedimento, é usada uma luz do tipo LED para ativar a eficácia do gel clareador. Nesse meio tempo, o oxigênio é liberado e as moléculas que causam as manchas nos dentes são quebradas.
Durante uma hora, em geral, a substância é reaplicada nos dentes a cada 15 minutos. O procedimento pode ser realizado em uma ou mais sessões e é totalmente seguro, já que são usadas proteções nos lábios e na gengiva do paciente.
Para além do clareador dental: escolha outras opções para um sorriso radiante
É verdade que todos esses tratamentos são eficazes para quem busca formas de como clarear os dentes. Mas vale colocar na balança que todos eles têm um custo que, geralmente, nem todas as pessoas estão dispostas a pagar.
A boa notícia é que existem alternativas super eficazes para um sorriso mais branco, saudável e radiante. E o melhor: sem agredir o esmalte dentário.
Esqueça aquelas dicas furadas da internet sem eficácia e que podem colocar a sua saúde em risco. O ideal é usar branqueador dental que você encontra na farmácia, supermercados e lojas reconhecidas na internet: ou seja, uma pasta de dente para clareamento.
Veja 3 produtos da linha Luminous White Colgate para ter dentes mais brancos:
Colgate Luminous White Glow e caneta dental clareadora: fórmulas com 3% de peróxido de hidrogênio, o mesmo ingrediente usado pelos dentistas. Enquanto a pasta clareia os dentes em até 4 semanas, a caneta clareadora elimina as manchas superficiais em apenas 7 dias. E o melhor, são produtos seguros para o esmalte dentário.
Colgate Luminous White Lovers Café essa é uma das opções interessantes para quem precisa tirar as manchas mais difíceis do café. Com White Lovers Café, você mantém dentes brancos sem abrir mão da sua bebida favorita.
Enxaguante bucal para clareamento Colgate Luminous White Carvão sua fórmula própria mantém seus dentes naturalmente mais brancos. Com ele, você experimenta uma refrescância duradoura enquanto se protege das bactérias.
Dúvidas frequentes sobre clareador dental
O que os dentistas usam para clarear os dentes?
O clareador dental usado em consultório tem peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Normalmente, esses são dois agentes clareadores usados no tratamento a laser.
Café mancha o dente?
Depende do tipo de clareamento que você escolher. Mas, em geral, prepare-se pelo menos dois meses antes. É o tempo básico para que as sessões ou aplicações (caso opte por uma caneta clareadora) sejam feitas. Além, é claro, da avaliação do dentista, que deverá estar a par de qualquer procedimento.
Quais são os riscos do clareamento dental?
Os principais riscos são a sensibilidade dental e a irritação na gengiva. Caso você queira clarear os dentes no consultório, é fundamental escolher um profissional que avalie a concentração ideal de clareador dental que será aplicado.