Mulher e homem em um restaurante. A mulher, que aparece de frente, está sorrindo. O homem, que está de costas na foto, é negro, está usando uma camisa social branca e um suspensório preto.
Badge field

Quer um clareamento dental de consultório? Entenda como é e os cuidados

Published date field

Está pensando em fazer um clareamento dental de consultório? Como cada vez mais pessoas buscam ter dentes mais brancos e um sorriso mais branco, as técnicas para fazer clareamentos dentais também ficaram mais atuais.

Neste conteúdo, vamos te dar mais detalhes sobre:

  • o que é o clareamento de consultório,

  • como ele funciona,

  • as diferenças entre o clareamento de consultório e o clareamento dental caseiro,

  • dicas e cuidados para o clareamento no consultório,

  • a eficácia do procedimento,

  • as contraindicações,

  • e muito mais!

 

Como funciona o clareamento dental de consultório?

Mesmo que você escove os dentes e passe o fio dental todos os dias, pode notar que seu sorriso começa a perder “vivacidade” com o tempo. Já reparou nisso?

A higiene bucal pode ajudar bastante a prevenir manchas, mas fatores como o envelhecimento, medicamentos, café, chá e até algumas de suas comidas favoritas podem contribuir para a alteração da coloração ou amarelamento dos dentes.

Para solucionar esse tipo de problema, o clareamento dental é um tratamento que pode ser feito no consultório do(a) dentista, com procedimentos e produtos específicos que garantem o resultado imediato - e/ou com a prescrição de produtos para serem usados em casa.

Não por acaso, o clareamento dental em consultório é considerado um método de clareamento seguro e eficaz.

Como funciona o clareamento dental de consultório?

O clareamento pode ser concluído em uma, duas ou três consultas. E existem duas opções no clareamento dental de consultório:

  • No consultório, o(a) dentista tira um molde dos seus dentes para criar uma moldeira ajustada à sua boca.

  • clareamento realizado no consultório, com altas concentrações de agente clareador e que pode ou não ser realizado em conjunto com fontes de luz LED ou laser.

Você já deve ter ouvido falar também em clareamento dental a laser, mas esse método não é muito difundido pelos dentistas;

Clareamento caseiro com moldeira: o passo a passo

  1. No consultório, o(a) dentista tira um molde dos seus dentes para criar uma moldeira ajustada à sua boca.

  2. Depois disso, você recebe o produto clareador do dentista e o aplica em casa, todos os dias, preferencialmente antes de dormir, seguindo as recomendações do profissional.

O tratamento completo pode levar algumas semanas e o(a) dentista acompanha para avaliar o progresso e se o clareamento atingiu os resultados esperados.

Nesse tipo de clareamento, a concentração de peróxido de hidrogênio ou carbamida fica entre 6% e 20% - a concentração exata vai depender da condição dos seus dentes, segundo a avaliação do dentista.

Mas, por que a moldeira? Porque ela ajuda a reduzir o contato do gel clareador com o tecido gengival e protege o gel da salivação.

Além disso, o(a) dentista pode indicar produtos adicionais que você encontra em farmácias, por exemplo, ou que ele(a) te dá no consultório mesmo para que você use em casa.

Clareamento feito no consultório

Nesse caso, é o(a) dentista quem faz o procedimento, que em geral atinge os resultados esperados entre uma e duas sessões.

Para que isso aconteça:

  • O(a) dentista protege a gengiva e depois usa os produtos clareadores com alta concentração de peróxido de hidrogênio.

  • Também pode usar em conjunto alguma fonte de luz LED ou o laser para possivelmente acelerar os resultados. Mas, de novo: tudo depende de cada caso e da indicação do(a) dentista.

 

Diferenças entre clareamento de consultório e clareamento caseiro

Mas existe diferença entre clareamento de consultório e o clareamento caseiro? Se você estiver indeciso(a) sobre qual tipo fazer, entenda aqui algumas diferenças para você ter uma conversa melhor com o(a) dentista.

Maior concentração no clareamento dental no consultório

Você já viu produtos de clareamento dos dentes, nas farmácias e supermercados, por exemplo, além dos tratamentos aplicados por dentistas no consultório odontológico.

E é a composição do agente de clareamento usado em consultório o que, em geral, o diferencia esse procedimento das demais opções, como as pastas de dente clareadoras no supermercado.

No consultório, os produtos usados pelo(a) dentista têm uma concentração maior de peróxido de hidrogênio, por exemplo. Por isso, os efeitos são mais rápidos do que os de outros métodos.

Mais tempo com o clareamento dental caseiro

Agora, para clarear os dentes em casa, antes de tudo, você deve marcar uma consulta com o(a) dentista para avaliar o tipo de clareamento caseiro que é recomendado com base na cor/tonalidade dos seus dentes.

Neste caso, o(a) dentista faz um molde da sua arcada dentária para a moldeira a ser usada no clareamento e escolhe o sistema clareador dentário adequado para você.

O(a) dentista também te diz sobre como e quantas vezes ao dia utilizar o sistema durante uma ou duas semanas, monitorando a sensibilidade dos dentes.

Importante você saber: a opção de clareamento dental caseiro envolve um processo mais longo do que os procedimentos realizados no consultório.

 

3 benefícios do clareamento de consultório

Se você ainda está em dúvida sobre investir em um clareamento dos dentes no consultório, listamos aqui 3 benefícios sobre esse procedimento. Veja abaixo.

Agentes clareadores mais potentes

Ao contrário dos kits de clareamento caseiro, que têm menores doses de agentes clareadores em sua composição, os procedimentos de clareamento profissional em consultório são cuidadosamente monitorados pelo(a) dentista e possuem maior concentração de gel clareador.

Inclusive, fique atento(a): por esse motivo, algumas pessoas que recebem esse tratamento relatam um aumento temporário da sensibilidade nos dentes e uma leve irritação nos tecidos moles da boca.

Resultados mais rápidos

Como a concentração de agente clareador é maior, os resultados são visíveis imediatamente, e não apenas dias ou semanas depois.

Os produtos caseiros, fornecidos pelo(a) dentista ou os que você encontra na farmácia ou supermercado, devem ser usados por mais tempo para você perceber o efeito. Já o procedimento profissional em consultório geralmente é concluído em uma consulta..

Daí a importância de você confiar no(a) profissional: ele(a) vai saber dizer o número exato de sessões de clareamento dentário para atingir seu objetivo.

Supervisão odontológica

Uma das principais desvantagens dos produtos de venda livre, é que você não passa por um exame ou consulta odontológica primeiro. Esses produtos podem ser, por exemplo:

  • fitas clareadoras,

  • moldeiras para clareamento.

Por conta disso, a recomendação é bater um papo com o(a) dentista, e até uma avaliação para confirmar se a sua gengiva e os seus dentes estão saudáveis o suficiente para o clareamento.

Além disso, é com base nisso que ele(a) vai determinar se o tipo de mancha ou alteração da coloração pode ser mesmo suavizado.

Inclusive, a alteração da coloração dos dentes pode ser causada por uma doença que requer cuidados odontológicos, você sabia?

Por isso, consultar antes de clarear seu sorriso pode evitar muitos problemas a longo prazo.

Se você já fez outros procedimentos odontológicos, lembre-se: alguns agentes de clareamento podem afetar o material de uma restauração que você já tenha nos molares, por exemplo, e resultar em incompatibilidade de cores de tratamentos dentários parecidos.

 

Qual é a técnica de clareamento mais indicada para você?

Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem fazer o clareamento dental. O(a) dentista poderá avaliar a sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.

Dependendo do tipo e da gravidade das manchas, a sugestão poderá ser uma ou mais dos seguintes tratamentos:

  • uma limpeza profissional para a remoção de manchas externas causadas por alimentos e por maus hábitos, como o tabagismo.

  • o uso de uma pasta de dente clareadora para auxiliar na remoção das manchas superficiais no intervalo entre as visitas ao(a) dentista.

  • a utilização de um gel clareador que seja apropriado e acessível ou de fitas de clareamento para melhores resultados.

  • clareamento dental (no consultório ou caseiro) de manchas mais teimosas ou amareladas.

  • coberturas ou "facetas" para restaurar dentes irregulares e danificados, ou para obter outros resultados específicos.

Abaixo também estão algumas situações em que o clareamento dental no consultório pode ser eficaz ou não. Descubra tudo agora:

Dentes amarelados

Dentes com manchas comuns e pigmentados por causa de hábitos do dia a dia reagem melhor ao clareamento dental. Porém, em alguns casos, como dentes que passaram por tratamento de canal, manchas por tetraciclina ou excesso de flúor podem não clarear completamente.

Cabe ao(à) cirurgião(à) dentista indicar o melhor tratamento nesses casos.

Doenças periodontais (ou doenças na gengiva)

Pessoas com esse tipo de doença ou que possuem dentes particularmente sensíveis provavelmente devem evitar técnicas de clareamento, pois podem irritar a gengiva sensível.

Restauração

O clareamento não é recomendado se houver restaurações da própria cor natural dos dentes ou coroas em seus dentes da frente (o clareador não altera a cor desses materiais e isso pode ficar aparente).

Clareamento de consultório realmente funciona?

Depois de ter consultado o(a) dentista e ter recebido um ok para fazer o clareamento dos dentes, a escolha do método pode ser também uma questão de orçamento e de preferência pessoal.

Se você quer resultados rápidos e um efeito mais acentuado, o clareamento dental no consultório pode ser a melhor opção.

Mas, se os seus dentes forem hipersensíveis, o(a) dentista poderá optar pelo uso de uma moldeira para clareamento caseiro personalizada, com uma uma menor concentração de agente clareador do que a de um tratamento em consultório.

É claro que o efeito de clareamento mais gradual pode ser uma boa opção para pessoas que têm problemas com sensibilidade ou não querem um resultado tão rápido.

Por isso, um creme dental clareador é ideal também, pois clareia os dentes e evita futuras manchas.

E, embora esses produtos não funcionem tão rapidamente quanto os tratamentos profissionais, eles são muito convenientes na busca do sorriso que você merece.

É o caso do creme dental Colgate Luminous White Glow e da caneta dental clareadora.

Com fórmulas que levam 3% de peróxido de hidrogênio, o mesmo ingrediente usado pelos dentistas, os dois produtos são eficazes para eliminar manchas superficiais.

E o melhor, são totalmente seguros para o esmalte dentário!

Tem contraindicações?

É importante ressaltar que nem todo mundo pode fazer esse tipo de procedimento.

Antes de considerá-lo, como já dissemos, você precisa fazer uma avaliação com o(a) dentista. Além disso, é importante ter em mente que qualquer tratamento de clareamento é um procedimento estético e não é coberto pelo seguro odontológico.

Ou seja, considere suas necessidades e condições pessoais e fale com o(a) dentista antes de tomar decisões.