Dois homens sorrindo na cafeteira
Badge field

Bicarbonato branqueia os dentes?

Published date field

O bicarbonato de sódio é um produto doméstico comum que tem várias utilidades, desde a eliminação de odores até a limpeza de tapetes. Hoje em dia, o bicarbonato de sódio pode ser encontrado em muitos cremes dentais e produtos para clareamento dental. Seu uso para remover manchas dos dentes é uma prática comum. Mas será que o bicarbonato de sódio realmente clareia os dentes? Ele é mesmo excelente para a remoção de manchas superficiais, mas é preciso ser usado com cuidado para evitar danos ao esmalte.

Produtos caseiros para branquear os dentes

Como uma simples mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e água branqueia os dentes? O bicarbonato de sódio contém um composto químico que o torna um ótimo abrasivo suave. É essa mesma abrasividade que remove com eficácia as manchas superficiais dos dentes, fazendo com que pareçam mais brancos. No entanto, se o seu objetivo for remover manchas mais profundas e antigas, o bicarbonato de sódio não será tão eficaz. Você terá que consultar o dentista ou usar um produto feito especificamente para o clareamento dos dentes.

Cuidado

Se você está pensando em usar esse método para ajudar a clarear os dentes, precisa estar ciente dos possíveis efeitos colaterais. Seu uso contínuo pode causar danos ao esmalte que reveste os dentes. Além disso, o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, substância que ajuda a fortalecer os dentes e a prevenir a cárie; por isso, você ainda terá que usar um creme dental comum. Se você usa aparelho fixo ou contentor permanente, não escove com bicarbonato de sódio, pois ele amolecerá o adesivo que fixa o aparelho.

Quem não quer ter um sorriso bonito, brilhante e sem manchas? Mas para ter esse sorriso, você não deve comprometer a saúde dos seus dentes. Para conhecer as opções mais seguras, você deve procurar os serviços de clareamento dental de um dentista. Saiba mais sobre o clareamento dental nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.