Veja como evitar a sensibilidade nos dentes na gravidez
Sentir sensibilidade nos dentes na gravidez acontece pode ser uma condição porque o corpo da mulher passa por diversas mudanças para se adequar ao desenvolvimento de um bebê.
Se você chegou até aqui porque tem sentido mais sensibilidade nos dentes, continue a leitura desse conteúdo e entenda a relação entre esse desconforto e essa fase da vida tão emocionante.
E, claro, veja algumas dicas de como aliviar o incômodo.
Quais fatores levam à sensibilidade nos dentes na gravidez?
A sensibilidade dentes sensíveis pode ser uma condição na gestação por diferentes motivos, desde hábitos pessoais a mudanças biológicas e fisiológicas no corpo da mulher.
Por isso, é importante conhecer os principais fatores que podem deixar os dentes sensíveis.
Fatores hormonais
As alterações hormonais podem influenciar na resposta do corpo às bactérias, segundo a Associação Americana de Gravidez (APA) . E isso pode estar associado ao surgimento de infecção periodontal, ocasionando dentes e gengivas sensíveis.
Por esse motivo, é importante fazer uma avaliação com um(a) dentista, apesar de não ser uma orientação formal de pré-natal,
Mas, quais hormônios alteram?
A progesterona, por exemplo, é um dos que aumenta durante a gestação. E é o responsável por aumentar a possibilidade de tecidos e a gengiva ficarem mais inchados e sensíveis.
Gengivite
A gengivite é muito comum durante a gestação devido justamente ao aumento de progesterona, entre outros fatores.
Por isso, é importante cuidar da higiene bucal com regularidade e de maneira completa:
com escovação adequada;
usando o fio dental;
e complementando com o enxaguante bucal.
Aliás, veja abaixo um vídeo de como escovar os dentes corretamente.
Fluxo sanguíneo aumentado
Na gestação, considerando que o corpo da mulher agora é responsável por manter dois seres vivos, o fluxo sanguíneo aumenta para suprir as novas necessidades.
E esse processo pode favorecer o surgimento de inflamações na região da boca, como a gengivite e a periodontite.
Como evitar o problema?
Embora o período gestacional possa limitar algumas intervenções cirúrgicas usadas com frequência para tratar dentes e gengiva doloridos, é possível manter o sorriso sadio durante os nove meses do pré-natal com alguns cuidados.
Na sequência, veja dicas para evitar a sensibilidade nos dentes durante a gravidez:
Consulte um(a) dentista para uma avaliação correta
A partir do momento em que uma mulher descobre que está grávida, é importante agendar uma consulta com um(a) dentista e passar por uma avaliação.
Dessa maneira, o(a) profissional poderá fazer uma avaliação e começar um acompanhamento até o nascimento.
E esse acompanhamento, aliado à prevenção, pode evitar o surgimento de sensibilidade nos dentes.
Prefira pasta de dentes sem abrasivos
Caso antes da gestação a mulher use pasta de dentes com abrasivos, é recomendado efetuar a troca, pois esse tipo de creme dental tem o objetivo fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, retirando pigmentos e tratando manchas.
E isso pode favorecer o surgimento de sensibilidade nos dentes.
Importante: o ideal é adotar um creme dental sem abrasivos. Em caso de necessidade de uma limpeza nos dentes, o(a) dentista poderá indicar o melhor caminho a seguir.
Uma opção, aliás, é usar pasta de dente para sensibilidade, como a Colgate Sensitive Pro Alivio., criada justamente para prevenir e aliviar o incômodo dos dentes sensíveis.
Evite os alimentos que causam o incômodo
Beber líquidos muito frios ou quentes ou comer doces e outros alimentos ácidos, como frutas cítricas, pode potencializar a sensibilidade nos dentes.
Portanto, o indicado é evitar o consumo ou reduzir.
Use escova com cerdas macias
Escova de dentes com toque macio é ideal para quem tem dentes sensíveis, seja durante a gestação ou não.
A escova de dentes Colgate SlimSoft, por exemplo, limpa entre e ao redor dos dentes de maneira completa e suave, garantindo uma higiene completa e adequada dos dentes sem aumentar a sensibilidade ou causar dores.
Dúvidas frequentes sobre sensibilidade nos dentes na gravidez
É normal sentir sensibilidade nos dentes na gravidez?
Sim, é normal, pois nesse período o fluxo sanguíneo está alterado por conta da gestação, o que pode causar gengivas sensíveis e inchadas e, consequentemente, maior sensibilidade nos dentes.
Por que os dentes podem doer na gravidez?
Isso acontece porque, além do aumento do fluxo sanguíneo durante a gestação, a mulher passa por muitas alterações hormonais, o que ocasiona em maior sensibilidade em determinadas regiões, como nos dentes e gengiva.
Como aliviar a dor dos dentes na gravidez?
O ideal é passar por uma avaliação com um(a) dentista para receber orientações certas para você, além de ler conteúdos como este da Colgate.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.