Muitas pessoas acham que os dentes são presos pelo osso e a gengiva. Na verdade, existe uma união de tecido conjuntivo mole entre o osso e os dentes chamada ligamento periodontal (LPD). O LPD é composto por vários tipos de colágeno e tem um componente neurovascular. É extremamente fino, mas muito complexo. Está inserido no osso ao redor do dente e também na camada externa da raiz, chamada cemento, esclarece a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh. Embora seja chamado de ligamento, não é como os ligamentos que circundam as articulações. Esse ligamento especial desempenha uma função muito importante na saúde bucal geral.
Qual a função do ligamento periodontal (LPD)?
O ligamento não dá suporte ao tecido gengival externo e só é encontrado entre a raiz do dente e o osso adjacente. Esse tecido complexo permite que o dente funcione sob a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante do bruxismo. O ligamento também está envolvido na movimentação dentária e ajuda na erupção dos dentes. Desse modo, a movimentação dentária ortodôntica é possível por causa desse ligamento. Se o dente estivesse diretamente conectado ao osso, funcionaria como um implante e não poderia ser movimentado. Como o dente é fixado no alvéolo pelo ligamento periodontal e não por uma interface direta entre o osso e ele, é possível extraí-lo, na maioria das vezes, sem remover significativamente pequenas áreas do osso alveolar.
O LPD ajuda na modelação e remodelação do osso que circunda o dente. Se o dente está unido diretamente ao osso, essa alteração é chamada de anquilose dentoalveolar. O dente nessa situação não pode ser movimentado. Isso pode acontecer com a ruptura de uma área do LPD.
O ligamento também permite que o dente se adapte às forças do ranger de dentes (também conhecido como bruxismo) ou outros hábitos. O ligamento periodontal se alonga quando ocorre mobilidade dentária. Quando a força excessiva exercida em um dente diminui, o ligamento sofre reparação, o que faz com a mobilidade diminua.
Ligamento periodontal e saúde bucal geral
A periodontite pode causar destruição óssea e, consequentemente, perda do ligamento periodontal. Assim, nas áreas em houve perda do ligamento, o osso adjacente não está mais preso ao dente e não pode fornecer nenhum suporte. O LPD é suscetível à periodontite e não pode não se regenerar facilmente na área de perda. Mesmo com a colocação de um enxerto ósseo, se o ligamento periodontal não for restaurado, o enxerto pode não funcionar.
É importante manter os dentes e a gengiva saudáveis. Escove os dentes duas vezes ao dia, use fio dental e faça bochechos com um enxaguante bucal para proteger a gengiva e deixá-la mais forte.