Casal montando bicicleta e sorrindo no parque
Badge field

Já ouviu falar do ligamento periodontal? Veja o que é e a relação com o seu sorriso

Published date field

Se você imaginava que os dentes eram presos pelo osso e a gengiva, se enganou. Na verdade, eles são unidos por um tecido conjuntivo mole entre o osso e os dentes, conhecido como ligamento periodontal (LPD). 

Isso mesmo. Embora seja chamado de ligamento, ele não é como os ligamentos que ficam em volta das das articulações. Esse, em especial, cumpre uma função muito importante na saúde bucal geral - e para o seu sorriso.

Continue neste conteúdo para entender mais sobre ligamentos periodontais e ter melhores conversas com o(a) dentista no consultório. Boa leitura!

 

Qual a função do ligamento periodontal?

Esse tecido permite que o dente receba a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante, por exemplo, do bruxismo.

E ele fica entre a raiz do dente e o osso, sem dar suporte ao tecido gengival externo.  

O ligamento também está envolvido na movimentação dentária e ajuda na erupção (ou “nascimento”) dos dentes. 

Além disso, os tratamentos ortodônticos que buscam movimentar os dentes são possíveis por causa desse ligamento.

Se o dente estivesse diretamente conectado ao osso, funcionaria como um implante e não poderia ser movimentado.

Ilustração que mostra onde fica o ligamento periodontal, localizado entre o osso e o dente.

 

Afinal, como cuidar do ligamento periodontal?

Pevenir condições indesejadas da boca, como a gengivite, é sempre fundamental para a boa saúde da sua boca.

No caso do ligamento periodontal, a periodontite, por exemplo, pode causar destruição óssea e, consequentemente, perda do ligamento.

Portanto, para evitar que isso aconteça, tome os seguintes cuidados.

Usar produtos com tecnologia para a gengiva

Usar produtos desenvolvidos especificamente para prevenir a placa bacteriana, inchaços, sangramento e a gengivite, como os de PerioGard, é fundamental.

Além de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e não esquecer do enxaguante bucal, use o fio dental diariamente também.

Ele ajuda a remover resíduos de alimentos que ficam presos entre os dentes e que, por isso, ajudam no desenvolvimento da placa bacteriana. 

Ao remover esses restos de comida, você ajuda seus dentes a ficarem mais limpos, reduzindo os riscos de doenças bucais que possam prejudicar também o ligamento periodontal.

Escovação adequada

Escovar de forma certa, sem forçar os dentes e atingindo todos os cantos e espaços, também ajuda a cuidar do ligamento periodontal.

O creme dental Colgate Periogard, por exemplo, tem fórmula avançada com ação antibacteriana prolongada para o uso contínuo.

Finalize usando o enxaguante bucal

Não é repetição, mas uma reafirmação da importância do enxaguante bucal. O bochecho ajuda a finalizar os  cuidados diários, já que ele facilita a remoção de germes e bactérias na gengiva, responsáveis por causar cáries e a placa.

Além disso, ele oferece hálito refrescante, perfeito para o dia a dia! Quem não gosta, não é mesmo?

 

E não esqueça de visitar o(a) dentista

Como você pôde ver, cuidar da sua saúde bucal tem a ver também com o bem-estar de partes que você não vê, como o ligamento periodontal.

Por isso, é de extrema importância manter em dia suas consultas com o(a) dentista (ao menos duas ao ano).

Dessa maneira, você evitará doenças periodontais, assim como outras condições.

 

Dúvidas frequentes sobre ligamento periodontal

Qual é a função do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal permite que o dente absorva a pressão que é colocada sob ele por conta da mastigação. Uma vez que funciona dessa forma, ele também ajuda na movimentação e erupção dos dentes.

Onde fica o ligamento periodontal?

O ligamento periodontal fica localizado na raiz do dente, unindo o osso alveolar ao cemento radicular.

Ele fica separado da gengiva pelos feixes de fibras de colágeno que ligam a raiz do dente com a crista do osso alveolar.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.