Cores de aparelho: escolher a tonalidade correta

Os aparelhos ortodônticos são, em geral, a primeira opção de correção quando se trata de tornar um sorriso perfeito. Mesmo que seus dentes não sejam tão perfeitos quanto você deseja, não há motivo para não se sentir confiante ao sorrir enquanto estiver usando aparelho. Os elásticos que envolvem os bráquetes de metal ou cerâmica estão disponíveis em diversas cores, assim você pode escolher a mais adequada para você. Se você quer realçar seu tom de pele ou ficar com uma aparência jovial, as cores dos elásticos podem ser usadas para ajudá-lo a se sentir confiante até o momento em que estiver pronto para retirar o aparelho. Veja como escolher a cor perfeita.

 

Aparelhos ortodônticos e seu tom de pele

Você pode escolher as cores de elásticos que combinem com o tom da sua pele. Se você tem a pele escura ou morena, opte por tons de joias brilhantes, como ouro, turquesa, violeta ou marinho. Se tem a pele clara, cores frias ficam melhores, então experimente prata, azul celeste, rosa claro ou lilás. Escolher as cores com base no seu tom de pele também ajuda a garantir que o aparelho sempre caia bem com o que você estiver vestindo, pois é provável que você escolha cores de roupas que embelezam naturalmente sua pele.

 

Aparelhos ortodônticos e correção da cor dos dentes

Lembre-se que o aparelho pode criar um contraste entre os elásticos e seus dentes, por isso é possível usar elásticos para correção da cor. Se você sabe que seus dentes estão amarelados ou manchados, escolha cores mais escuras, que podem fazer com que eles pareçam mais branco. Evite elásticos amarelos ou laranja, que não contrastam tanto e que podem fazer seus dentes parecerem amarelos também. Embora o branco pareça uma boa ideia, seus dentes podem parecer opacos, e os elásticos brancos podem ficar manchados com o tempo, então é melhor escolher outra cor. Se quer uma cor menos perceptível, use elásticos transparentes. Também é melhor evitar cores como preto, verde ou marrom, pois podem ser confundidas com pedaços de comida presos nos dentes.

 

Pareça jovial com as cores do aparelho

Você pode escolher as cores do aparelho de acordo com seu humor, datas comemorativas ou mesmo espírito de equipe, já que é possível trocar os elásticos a cada quatro ou seis semanas. Experimente algumas ideias divertidas:

 

  • Cores alternadas da escola
  • Vermelho e verde para o Natal
  • Laranja e preto para o Halloween
  • Vermelho, branco e azul para o verão
  • As cores do seu time favorito
  • Pergunte sobre os elásticos que brilham no escuro, que são transparentes durante o dia e, à noite, ficam verde neón!

 

Como cuidar do aparelho

Seja qual for a cor que você escolher, mantenha sempre seus dentes, bráquetes e elásticos limpos com os devidos cuidados. Seu ortodontista lhe dará dicas sobre como manter o aparelho limpo e intacto, tais como evitar alimentos pegajosos, escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental. Considere usar uma escova dental de cerdas com pontas afiladas. Esse tipo de cerdas limpa profundamente entre os dentes e ao longo da margem gengival. Ao cuidar dos dentes os elásticos permanecem limpos e com cores vibrantes até a hora da troca.

Você não precisa restringir seu estilo por causa do aparelho. Na verdade, com a escolha certa das cores, o aparelho pode melhorar sua aparência até o momento de revelar seu sorriso perfeito. Escolha com cuidado e você estará pronto para mostrar ao mundo seu sorriso muito antes de tirar o aparelho.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Ocorrências comuns de cuidados bucais para ADOLESCENTES

No decorrer do crescimento dos adolescentes, eles enfrentam determinadas questões dentais, como a colocação de aparelho ou remoção do dente do siso. Muitos desses procedimentos são parte normal da vida, enquanto outros são etapas proativas para ajudar a garantir saúde bucal para o resto da vida.

A seguir, encontram-se alguns bons tópicos para discutir com os adolescentes:

  • Causas do mau hálito - Mau hálito ou halitose geralmente é causado por bactérias formadas na língua. Em diversos casos, uma simples mudança nos hábitos de higiene bucal pode amenizar o problema, começando com uma boa higiene bucal, escovação da língua e visitas regulares ao dentista.

  • Opções de branqueamento – O branqueamento pode ser feito com cremes dentais branqueadores, enxaguatórios bucais e escovas de dente. O dentista também oferece opções de tratamento de branqueamento que são feitas no consultório e em casa.

  • Utilização do tabaco – Produtos de tabaco contêm toxinas que podem causar sérios tipos de câncer, gengivite, mau hálito, descoloração do dente e senso diminuído de cheiros. É mais fácil parar com o hábito de fumar cedo do que mais tarde.

  • Piercings orais – Piercings orais podem ter efeitos adversos na saúde de sua língua, lábios, bochechas e úvula. Problemas orais associados com joias engolidas/aspiradas, danos à fala, dentes fraturados e recessão da gengiva podem ocorrer.

Está tudo mudando? Não se esqueça de cuidar de seus dentes.

Muitas mudanças ocorrem durante a adolescência, mas isso não significa que seus dentes devem sofrer. Tenha uma boa higiene bucal usando um de nossos produtos apropriados para adolescentes.