Badge field

Cores de aparelho: veja 5 opções para mudar o visual

Published date field

 

Se você está cansado(a) de repetir a mesma cor de borrachinha nas manutenções do aparelho, esse conteúdo é para você. Aqui, você vai encontrar as  melhores cores de aparelho para fazer o seu tratamento com mais estilo e na sua personalidade. 

Para quem gosta de variar o visual, mudar as cores da borrachinha de aparelho é uma boa saída. Mas é preciso lembrar: a cor que você escolher fica na sua boca até a próxima manutenção no dentista. 

E mais: dependendo do que você come ou bebe, as borrachinhas podem ficar manchadas ou desbotadas.

Por isso, veja a seguir algumas opções que vão te ajudar a escolher a melhor cor de aparelho para você.

 

5 tonalidades para escolher as melhores cores de aparelhos  

Mesmo que a cor de borrachinha para aparelho não afete diretamente o tratamento ortodôntico, ela muda bastante o seu sorriso.

Por isso, as suas melhores cores de aparelho têm a ver com a sua personalidade. Afinal, as borrachinhas marcam, muitas vezes, a saúde bucal para adolescentes.

 

Escolha uma cor que você goste e que dê aquela renovada no seu sorriso.

 

Por isso, veja na sequência quais cores de aparelho que não desbotam e outras dicas super legais.

1. Crie combinações entre as borrachinhas

Que tal combinar os tons? Para quem não gosta do básico, uma ótima opção é usar várias cores de borrachinha de aparelho de uma só vez!

Por exemplo, você pode usar borrachinha de aparelho na mesma paleta de cores, usar cores contrastantes ou até mesmo fazer um gradiente de cores – escolhendo uma cor base e as suas variações mais claras e mais escuras.

E dá até para personalizar seu sorriso de acordo com as datas temáticas – com borrachinhas coloridas para o carnaval, para o Natal (verde e vermelho, por exemplo) ou para as paradas LGBTQIAPN+.

2. Cores cristalinas

Você não gosta de chamar muita atenção?

Nesse caso, também existe uma tonalidade perfeita entre as melhores cores de aparelho. As borrachinhas cristalinas são uma ótima opção para um aparelho menos visível. Ou seja, elas são quase transparentes!

Normalmente, esse tipo de borrachinha de aparelho é perfeita para quem busca um visual mais discreto no ambiente de trabalho, ou até mesmo para eventos especiais.

Afinal, muitas pessoas não gostam de sair na foto com os bráquetes e fios do aparelho muito evidentes.

3. Cores da moda

Se você gosta de acompanhar a tendência nas roupas, nos sapatos ou no estilo de cabelo, por que não fazer isso também com a borrachinha de aparelho?

Essa pode ser uma maneira divertida de se manter atualizado(a). Você pode, por exemplo, escolher as cores da moda que remetem às estações do ano – usando cores mais claras no inverno e mais quentes no verão.

Seu time do coração conquistou um campeonato importante? Então experimente mostrar toda a sua paixão nas cores do aparelho. Do vermelho ao verde, passando pelo azul e o preto.

Brilhe com a sua criatividade!

4. Tonalidades frias

Ouviu falar que existem diferentes tonalidades de cores, mas ainda não conseguiu entender como isso se aplica no aparelho ortodôntico?

Entre as melhores cores de aparelho, é possível encontrar os tons quentes e frios. Normalmente, o espectro cromático das cores mais frias está associado ao azul, verde, roxo e suas variações, como:

 

  • azul-turquesa;

  • verde-água;

  • lavanda, violeta e lilás.

 

5. Tonalidades quentes

Já os tons mais quentes são vibrantes e costumam ser bem chamativos. Nesse caso, a borrachinha de aparelho pode ser vermelha, amarela, laranja e até rosa pink!

Se você tem a intenção de destacar ainda mais o seu sorriso metálico, investir em tonalidades quentes é uma ótima alternativa.

Só não esqueça que a escolha das cores de borrachinha de aparelho é uma decisão pessoal. Na dúvida, você pode conversar com seu dentista para descobrir as opções disponíveis e quais são as mais adequadas para o seu tratamento.

 

Dicas para escolher as cores de borrachinha de aparelho

É comum que as cores claras desbotem com mais facilidade. Além disso, elas podem ser facilmente manchadas com o consumo de bebidas e alimentos pigmentados.

Daí você pode estar se perguntando: afinal, qual cor de aparelho não desbota?

O preto e o azul-marinho saem na frente quando o assunto é durabilidade. Se você quer investir em outras paletas, a borrachinha de aparelho nas cores rosa pink e vinho também também são ótimas opções.

 

E como evitar que desbotem?

É importante lembrar que o seu estilo de vida interfere na boa aparência da borrachinha de aparelho. Isso porque bebidas e alimentos pigmentados, como café, chá, refrigerantes e molho de tomate, podem tirar a cor natural das borrachas.

Mas existem outras condições que desbotam o material do aparelho, como:

 

  • fumar;

  • comer alimentos pegajosos;

  • usar muitos produtos de clareamento.

 

E, claro, não esqueça do principal cuidado para manter a cor de aparelho: estar com a higiene oral sempre em dia!

Para isso, conte com o gel dental Colgate Orthogard  e toda a linha de Colgate para cuidados bucais, com cremes dentais, escovas e enxaguantes para uma limpeza completa e eficiente.

 

 

Dúvidas frequentes sobre melhores cores de aparelho

Com que frequência as borrachinhas de aparelho são trocadas?

Normalmente as trocas acontecem na consulta de manutenção, a cada 4 a 6 semanas. Mas isso vai depender do estágio do tratamento, das suas necessidades individuais e das preferências do seu dentista.

Qual a melhor cor de aparelho para quem possui dentes amarelados?

As borrachinhas de cores escuras, como o roxo e azul-marinho, causam uma impressão de que os dentes são mais claros. Para quem tem dentes amarelos é bom evitar cores como o laranja, dourado ou amarelo, que podem intensificar ainda mais o amarelado.

Para que serve a borrachinha trançada do aparelho?

Também chamadas de “ligaduras trançadas”, essa estrutura ajuda a prender o fio ortodôntico aos bráquetes. Elas têm papel importante no tratamento, já que permitem que o dentista aplique a pressão necessária para alinhar os dentes.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.