Linha do tempo da dentição do bebê

bebê sorrindo com dentes de leite

O surgimento da primeira dentição do bebê é uma parte importante no primeiro ano de vida do seu filho. Mesmo que cada bebê seja único, pode-se delinear uma linha do tempo típica da dentição do bebê, o que pode ajudar vocês, pais de primeira viagem, a passar por esse período frequentemente doloroso para o seu filho.

Antes de o bebê nascer

O desenvolvimento dos dentes começa durante as seis primeiras semanas de gestação. Os botões dentários começam a se formar debaixo da gengiva durante a oitava semana de gestação. Esses botões vão permanecer nesse estado ao longo do restante da gravidez e depois do nascimento.

4 a 12 meses

Nos bebês, oa erupção dos primeiros dentes inicia-se geralmente entre os 4 e 6 meses de idade. O processo tem início quando as raízes começam a crescer e empurram os dentes para cima. Isso pressiona a gengiva do bebê, causando-lhe algum desconforto. Nesse ponto da linha do tempo da dentição do bebê, você vai começar a notar alguns sinais de que o processo de surgimento da dentição já iniciou.

Algumas características comuns ao nascimento dos primeiros dentes:

  • Irritabilidade

  • Diminuição do apetite
  • Morder

  • Babar

  • Esfregar as gengivas

  • Sugar

  • Febre baixa

Ao longo do primeiro ano, até seis dentes podem aparecer na cavidade bucal do bebê. Os primeiros dentes a nascer são normalmente os dois da frente inferiores, também conhecidos como incisivos centrais inferiores. Esses dentes geralmente não vão causar certo desconforto para o bebê porque eles são mais finos e com extremidades mais pontudas, permitindo que deslizem pela gengiva mais facilmente. Em seguida, vêm os quatro dentes de cima, chamados de incisivos centrais e laterais superiores. Nesse estágio, o bebê vai conseguir usar bem esses novos dentes, de forma que é um bom momento para começar a dar comidas mais sólidas para ele.

1 a 3 anos
Quando o seu filho estiver fazendo o primeiro aninho, recomenda-se agendar a sua primeira consulta com o dentista para que você possa garantir que está cuidando dos dentes da criança da melhor maneira possível. Vai ser nessa época também que os primeiros molares vão começar a aparecer na gengiva. Os molares costumam ser mais dolorosos porque têm uma superfície mais plana, ao contrário dos incisivos, que são mais pontudos.

Entre o primeiro e o terceiro ano, a dentição do bebê ficará completa, com 20 dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?