Queda de dentes de leite
Badge field

Todos os dentes de leite caem? As 6 dúvidas mais frequentes

Published date field

O primeiro dente de leite que cai é marcante para papais e mamães.  Mas você pode estar se perguntando: será que todos os dentes de leite caem?

Primeiro, é importante saber que essa é uma etapa natural no desenvolvimento. Conforme as crianças crescem, chega o momento dos primeiros dentes a cair. E isso porque eles vão dando lugar aos dentes permanentes.

Neste conteúdo, além de saber tudo o que envolve essa jornada, você também verá dicas valiosas sobre como ajudar os pequenos a lidar com a perda dos dentes.

E tem mais: veja também os cuidados até a chegada dos dentes permanentes.

 

Tem uma ordem em que todos os dentes de leite caem?


A troca dos dentes de leite é um processo progressivo durante a infância. E o mais interessante é que cada dente tem uma função mais específica - apesar de muitas pessoas não repararem ou saberem disso.

 


Mas você sabia que existe uma ordem específica, em geral, em que os dentes começam a cair?

Se o seu(a) filho(a) já está com os dentinhos moles, é sinal de que a troca na dentição está prestes a começar. 

Normalmente, eles caem na mesma ordem em que aparecem:
 

  • os centrais são os primeiros;

  • depois são os laterais;

  • seguidos dos caninos (os famosos “dentinhos de vampiro”);

  • e dos molares (os últimos dentes da parte da frente da boca).
     

Esse processo costuma durar até os 12 anos, variando muito de uma criança para a outra. Por isso, esse tema deixa algumas dúvidas no ar.

Veja a seguir.

 

6 dúvidas comuns sobre os primeiros dentes a cair

Agora que você já sabe a ordem em que todos os dentes de leite caem, é hora de tirar as principais dúvidas que cercam os cuidados com os dentes de leite.

 

1. O que fazer se os dentes de leite não amolecerem?

Em alguns casos, os dentes permanentes não pressionam os dentes de leite para amolecerem e caiam. Para investigar a causa dessa demora, é recomendado levar a criança a um(a) dentista pediátrico(a).

Por meio de radiografias, será possível avaliar uma possível obstrução e se é necessário fazer extrações.

 

2. Que problemas podem acontecer nesse período?

Enquanto todos os dentes de leite caem, é comum que a criança enfrente problemas de oclusão. Ou seja, quando a arcada superior não se encaixa com a parte inferior ao morder.

Além disso, pode acontecer erupção ectópica, quando um dente permanente nasce torto, fora da linha de crescimento normal.

Nos dois casos, pode ser necessário um tratamento ortodôntico para reposicionar os dentes.

 

3. Qual a importância da troca para os dentes permanentes?

Esse é um processo fundamental para a saúde bucal da criança a longo prazo, assim como a própria dentição. Aliás, você sabe como perceber os sinais de que os dentes vão começar a nascer?

Veja só no vídeo:

 

 

Voltando à importância dos dentes permanentes, além de ajudar no desenvolvimento da fala, eles melhoram a função mastigatória.

Por serem mais fortes e resistentes, eles permitem que a criança consiga quebrar os alimentos em pedaços menores, facilitando a digestão.

 

4. Com quantos anos o dente de leite cai?

Todos os dentes da boca caem para dar lugar aos permanentes até por volta dos 12 anos da criança, em geral. Mas os primeiros dentes de leite começam a cair bem antes, entre os 5 até os 7 anos de idade.

 

5. Quando ir ao(à) dentista?

A saúde bucal deve ser acompanhada constantemente, mas mais intensamente a partir do nascimento do primeiro dentinho. E o ideal é que a primeira visita a um odontopediatra seja feita por volta dos 6 ou 7 meses de idade.

Depois, as consultas podem ser agendadas de seis em seis meses. Assim, o(a) dentista poderá acompanhar o crescimento dos dentes e os dentes de leite que caem.

 

6. E quando os dentes amolecem, o que fazer?

Vale lembrar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele estiver mole, você pode fazer com que ele caia naturalmente. Uma boa dica é balançar de um lado para o outro de forma bem delicada.

No momento em que o dente estiver desprendendo da gengiva, tente puxá-lo delicadamente com a ajuda de uma gaze.

 

 

Ajudando os filhos a lidarem com a perda do dente

Para uma criança, perder um dente pode ser algo super empolgante, mas também um pouco assustador. Por isso, o envolvimento e o acolhimento são fundamentais.

Ou seja, tente estar ainda mais presente e responder às dúvidas que os pequenos possam ter.

Algumas crianças preferem não dar muita atenção para a queda do primeiro dente, enquanto outras podem querer comemorar o evento que está por vir e ficam esperando a visita da famosa “fada do dente”.

E, lógico, algumas crianças podem precisar de reconforto.

Independente de qual atitude você vai ter com relação à queda do primeiro dente, tente não interferir no processo. De acordo com especialistas, o ideal é que os papais e mamães não forcem os dentes, deixando que caiam o mais naturalmente possível.

Mas se houver um desconforto extremo ou sangramento, o ideal é consultar o(a) dentista o mais rápido possível.

 

Que cuidados manter com os primeiros dentes a cair?

Como a expectativa sobre qual primeiro dente que cai pode gerar ansiedade, é importante ter alguns cuidados antes desse momento tão aguardado. Assim, fica mais fácil garantir uma transição suave e saudável para os dentes permanentes.

 

Preste atenção aos sinais iniciais da queda do dente, como dentes amolecendo, mudança de cor, gengiva inchada ou um sangramento leve.

 

Mesmo que o dentinho esteja prestes a cair, a higiene bucal adequada deve ser mantida. Continue incentivando a escovação, garantindo que a área ao redor do dente mole fique livre da placa bacteriana e dos restos de alimentos.

Para isso, escolha uma escova de dente infantil com cerdas macias e adequada para a idade da criança. Nesse momento, você pode contar com Colgate!

Isso porque você à escolha produtos de higiene bucal para crianças da Colgate, para acompanhar e cuidar do sorriso do seu pequeno em todas as fases!

 

Dúvidas frequentes sobre todos os dentes de leite caem

Todos os dentes de leite são substituídos pelos permanentes?

Sim, mas existem casos de adultos com dentes de leite. A substituição de todos os dentes de leite acontece entre os 11 e 13 anos de idade. Caso a criança entre na adolescência com algum dente de leite na arcada, é recomendado consultar um dentista para identificar o motivo desse atraso.

Qual a melhor escova de dente para crianças?

A melhor escova de dente infantil é aquela que tem cerdas macias, pois limpa a arcada dentária sem machucar os dentes e a gengiva.

O que fazer se o dente de leite ficar escuro?

Essa alteração na cor pode ser uma resposta da polpa a algum trauma sofrido. A tonalidade arroxeada também pode indicar a presença de bactérias na câmara pulpar. Por isso, é recomendado procurar um odontopediatra para fazer uma avaliação clínica e radiográfica do dente afetado.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.