Quais dentes de leite caem primeiro?

Queda de dentes de leite

O primeiro dente de leite a cair é um marco tão importante quanto o primeiro dente a aparecer. Saber quais dentes de leite caem primeiro pode ajudar você e o seu filho a se prepararem para esse evento memorável.

Ordem de perda dos dentes

De acordo com o BabyCenter (conteúdo em inglês), os dentes de leite normalmente caem na mesma ordem em que apareceram. Isso significa que os dentes da frente provavelmente serão os primeiros, sendo seguidos pelos dois próximos de cada lado, e assim por diante. Esses dentes de leite vão cair entre a idade de 6 e 12 anos. O padrão pode ser visto com mais facilidade num gráfico de erupção dos dentes, como este disponibilizado pelo site Boca Saudável, da Associação de Odontologia Americana (conteúdo em inglês).

Aquele sorriso gostoso de bebê, com duas dentinhos na frente, logo vai ser substituído por uma janelona, abrindo caminho para a chegada dos dentes permanentes. Até a idade de 12 ou 13 anos, o seu filho vai ter ao mesmo tempo dentes permanentes e de leite, culminando naquele típico sorriso desigual da idade.

Ajudando o seu filho a lidar com a perda do dente

Para uma criança, perder um dente tanto pode ser emocionante quanto assustador. Independentemente de como ele se sinta, certifique-se de responder a quaisquer perguntas que ele tenha e dê tanta importância quanto ele para a questão. Algumas crianças preferem não dar muita bola para a queda do primeiro dente, enquanto outras podem querer comemorar o evento que está por acontecer e ficam esperando pela visita da fada do dente. Por fim, há também as que podem precisar de reconforto.

Independente de qual atitude você vai ter com relação à queda do primeiro dente, nunca interfira no processo. De acordo com o Centro de Odontopediatria da Escola de Odontologia da Universidade de Washington (conteúdo em inglês), você não deve forçar os dentes. Eles vão cair quando estiverem prontos. No entanto, se o seu filho estiver sentindo um desconforto extremo ou sangramento, consulte o seu dentista o mais rápido possível.

Mantendo os dentes de leite saudáveis

Perder dentes de leite por lesões de cárie ou dano pode não parecer algo muito sério, mas a perda prematura de um dente pode ter sérios efeitos colaterais a longo prazo. De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria (documento em inglês). Lesões em dentes de bebês pode levar a infecções nos seios da face ou nos ouvidos, por exemplo. Outros problemas que podem surgir são:

  • Dano aos dentes permanentes

  • Dificuldade para comer

  • Dificuldade no aprendizado da fala

Higiene bucal regular é tão importante para o seu filho quanto é para você. Adquirir desde cedo o hábito com os cuidados bucais vai aumentar a probabilidade com que os seus filhos consigam cuidar sozinhos dos próprios dentes à medida que forem envelhecendo.

Perder o primeiro dente é de grande importância para uma criança. Não importa quais dentes de leite caem primeiro, faça desse processo algo divertido e fácil e mantenha os dentes saudáveis ao criar um hábito regular de boa higiene bucal.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para uma dieta saudável

  • Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.

  • Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.