Se você quer repor um dente ausente por um implante dentário, quanto acha que precisará investir?
O valor de um implante dentário pode variar de US$ 3.000 a US$ 4.500 ou mais, de acordo com o The New York Times. Esse valor inclui a cirurgia para colocação do implante, todos os componentes e a prótese em si. Se você precisar de procedimentos adicionais antes do implante, como um enxerto ósseo caso não haja osso suficiente abaixo da gengiva, poderá haver custos adicionais.
O que influencia o preço?
O preço dos implantes dentários pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo da localização geográfica, da experiência do dentista e do tipo de implante utilizado. Segundo a TIME, a maioria dos dentistas usa os implantes do fabricante sueco que os desenvolveu pela primeira vez, que têm uma taxa de sucesso de 90% ou mais. Também existem implantes genéricos, que custam menos, mas podem não ter sido avaliados quanto ao sucesso em diferentes pacientes. Descubra o tipo de implante usado pelo dentista e se vale a pena para você.
Cobertura de seguro
O seguro odontológico geralmente não cobre os implantes, porque a maioria das seguradoras considera o implante um procedimento eletivo. Porém, as apólices de seguro podem cobrir a coroa do implante; portanto, não deixe de falar com a seguradora para saber o que o seguro cobre ou não cobre. Esteja ciente de que se a causa da perda dentária foi um acidente ou uma doença, a apólice de seguro de saúde pode realmente ajudar a cobrir parte dos custos de um implante.
Planos de descontos odontológicos
Uma maneira de pagar menos pelos implantes é aderir a um plano de descontos odontológicos, muitos dos quais oferecem de 5 a 40% de desconto no preço dos implantes dentários, de acordo com o The New York Times. Verifique se o plano que você está considerando oferece mesmo desconto em implantes e se há um período de carência antes que você possa usar o desconto.
Contas de despesas flexíveis
Outra opção, se você tiver uma conta de despesas flexíveis no trabalho, é usar ativos dessa conta para cobrir parte do custo. Muitas vezes, você pode se beneficiar dessa opção baseando a cobertura no processo de duas partes de colocação do implante: primeiro, colocar o implante, em seguida, colocar a prótese 6 a 12 semanas depois. A TIME sugere agendar o implante no final de um ano civil e, depois, receber a prótese no ano seguinte. Essa programação permite que você use dinheiro de dois anos de sua conta de despesas flexíveis antes dos impostos, economizando até 30% se estiver em um escalão mais alto.
Obviamente, pergunte ao dentista também sobre os planos de financiamento. Após o implante, siga as instruções de cuidado domiciliar, que incluem escovação regular com uma escova dental de cerdas macias, para evitar gastos futuros por danos ao implante.