HIV na boca? Conheça 5 sintomas e cuidados
Você já ouviu falar de HIV na boca? Além de outras partes do corpo, o vírus também pode causar problemas para a saúde bucal.
Isso porque existem vários sintomas de HIV porque o vírus ataca o sistema imunológico do organismo, deixando-o mais desprotegido. Por isso, é comum que a boca também seja afetada, tanto por aftas, por exemplo, como por outras questões mais complexas.
Por isso, é importante manter a atenção redobrada para buscar ajuda do(a) médico(a) ou dentista e para saber o que fazer para minimizar os sintomas de HIV na boca.
Conheça 5 sintomas do HIV na boca
Por ser também uma DST na boca, o vírus HIV pode trazer problemas específicos que exigem atenção desde o primeiro momento.
Veja agora 5 principais sintomas e como identificá-los no seu dia a dia.
1. Verrugas orais
As verrugas orais podem se desenvolver em qualquer área do interior da boca. Elas não são dolorosas, e se parecem com leves protuberâncias, acompanhadas de uma ou muitas manchas.
As verrugas são causadas pelo vírus HPV em homens e mulheres. Mas é mais comum em pessoas HIV-positivas.
No consultório, o(a) dentista pode remover as verrugas por meio de corte a laser ou congelamento. Mas é importante lembrar que elas podem voltar.
2. Leucoplasia pilosa
A leucoplasia pilosa pode causar manchas brancas na superfície da língua, que não podem ser removidas com uma escova dentária. Aliás, podem ser dolorosas e afetar seu paladar também.
Essa condição é causada pelo Epstein-Barr, o mesmo vírus que causa a mononucleose. E ele normalmente afeta pessoas com sistema imunológico já enfraquecido.
Ou seja, a leucoplasia pode ser um dos primeiros sintomas do vírus HIV, alertando de que é a hora de procurar um tratamento.
3. Sapinho (candidíase oral)
O sapinho produz aftas esbranquiçadas na língua e no interior da boca. À primeira vista, parece similar à leucoplasia, mas pode ser eliminado. Mas tenha em mente que isso pode provocar sangramentos.
Ele é causado por um fungo Candida albicans, presente em pequenas proporções na boca de qualquer pessoa. Ou seja, sistemas imunológicos saudáveis mantêm a população do fungo sob controle, mas isso pode se perder em pessoas com HIV, levando à candidíase oral.
4. Aftas
A afta é até comum. Mas, quando ela aparece com frequência e em grandes quantidades, pode ser um sintoma de HIV na boca.
5. Gengivite
A gengivite é causada por uma má higiene bucal, o que permite que as bactérias se acumulem ao longo da linha da gengiva.
Pessoas que são HIV-positivas desenvolvem gengivite com mais facilidade. Além disso, a inflamação pode se tornar um problema crônico.
Que cuidados são importantes para quem tem sintomas de HIV na boca?
Como você viu até agora, a boca de quem tem HIV fica mais propensa a problemas do que a de uma pessoa sem o vírus. E, muito importante: os sintomas do HIV oral devem ser tratados com acompanhamento profissional.
Não se esqueça: ao menor sinal, procure um(a) médico(a) ou dentista o mais rápido possível.
Afinal, os sintomas podem ser amenizados e tratados, especialmente por dentistas e médicos(as) especializados(as) em atender pacientes HIV-positivos.
E sem esquecer que, também no caso de HIV na boca, é muito importante manter a higiene bucal em dia:
escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
limpe a superfície lingual para evitar a língua branca de HIV;
passe o fio dental diariamente;
finalize a higiene com um bom enxaguante bucal.
Para potencializar sua proteção, escolha produtos que são aliados da sua higiene, como o enxaguante bucal Colgate Total 12 Gengiva Reforçada.
Ele protege sua boca por mais de 12 horas, com uma defesa antibacteriana que ajuda a prevenir problemas na gengiva causados por bactérias.
Dúvidas frequentes sobre HIV na boca
O que evitar quando se tem HIV na boca?
Quando perceber sintomas de hiv na boca, como feridas, evite cutucar ou procurar soluções caseiras para amenizar a dor. Procure imediatamente um(a) médico(a) ou dentista para fazer o tratamento adequado.
Quem tem HIV oral é mais suscetível a ter doença periodontal?
Sim, pois o vírus ataca o sistema imunológico e causa problemas em todo o corpo, assim como na boca. É possível que a pessoa tenha manifestações do HIV na língua e na gengiva, causando doenças periodontais.
Que tipos de infecções virais são mais comuns em quem tem sintomas de HIV?
As infecções oportunistas mais comuns e que são associadas ao vírus HIV são as pulmonares, como a tuberculose.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.