O prognatismo, também chamado de má oclusão de Classe III, é uma condição em que a mandíbula e os dentes inferiores se projetam para a frente dos superiores. Normalmente, os dentes superiores cobrem levemente os inferiores, mas no caso de prognatismo, a situação é invertida, levando a pessoa a ter uma aparência não muito natural.
Quais são as causas do prognatismo?
De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a hereditariedade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do prognatismo. Você ou um dos seus pais tem prognatismo? Se sim, as chances de que seu filho também desenvolva essa condição são maiores.
Além da genética, outras causas comuns do prognatismo em crianças incluem chupar o dedo, pressão constante da língua contra os dentes e uso prolongado de chupeta ou mamadeira. Como o prognatismo pode afetar a mastigação e causar tensão nos dentes e músculos da mandíbula, é recomendável tratá-lo o mais rápido possível.
Como corrigir o prognatismo?
A correção do prognatismo em geral envolve os serviços de um ortodontista. Depois de examinar a boca do seu filho, o ortodontista pode prescrever um dos seguintes tratamentos:
- Aparelho ortodôntico: A forma mais comum de corrigir o prognatismo é o uso de aparelho. Se seu filho já tiver idade para se importar com a aparência que terá com o aparelho de metal, ele poderá escolher o aparelho transparente, menos perceptível do que o metálico.
- Dispositivos ortodônticos: Aparelhos especiais podem ser feitos sob medida para a boca do seu filho; esses aparelhos incluem expansores, contentores e dispositivo de tração. Como esses dispositivos costumam ser menos confortáveis e mais visíveis, devem ser usados apenas quando for absolutamente necessário.
- Cirurgia: Às vezes, o prognatismo pode ser tão grave que é necessária uma cirurgia para corrigi-lo. A cirurgia deve ser considerada apenas como último recurso.
A maioria dos casos de prognatismo é fácil de tratar. Se seu filho tiver prognatismo, consulte o dentista para discutir as opções de tratamento.