O que é oil pulling? o que você precisa saber

jovem preparada para lavar a boca com enxaguante

Muitas pessoas confiam bastante em remédios naturais quando se trata de clareamento dos dentes e desintoxicação da boca. Oil pulling é uma prática antiga e as pessoas acreditam que essa técnica ajuda a remover as impurezas do corpo e melhorar a saúde bucal. Assim como com qualquer produto para a saúde bucal, é importante obter informações e conversar com o dentista para decidir o que é melhor para você.

O que é oil pulling?
O oil pulling, ou “bochecho com óleo”, é usado para remover as bactérias e estimular a produção de saliva, entre outros benefícios. De acordo com o artigo publicado na revista Journal of Traditional and Complementary Medicine, o oil pulling geralmente envolve fazer bochecho com uma colher de sopa de óleo logo pela manhã. O óleo deve ser bochechado entre os dentes e por toda a boca por até 20 minutos. No final do bochecho o óleo fica leitoso e fino e deve ser cuspido no lixo. Nunca deve ser engolido, pois está cheio de bactérias.

Como o oil pulling funciona?
Há vários estudos sobre os efeitos do oil pulling na saúde e higiene bucais e diversas discussões sobre qual o melhor tipo de óleo. Um estudo demonstrou que o oil pulling com óleo de coco foi tão eficaz quanto a clorexidina, um enxaguante bucal receitado, na redução de Streptococcus mutans, a bactéria considerada causadora da cárie dentária.

Além disso, um estudo publicado na revista Journal of Natural Science, Biology and Medicine concluiu que o oil pulling com óleo de coco é mais eficaz do que com óleo de gergelim na redução da gravidade da gengivite.

Também acredita-se que o azeite de oliva seja uma boa substância para o oil pulling, pois seus ingredientes têm propriedades antimicrobianas e antioxidantes.

Embora esses e outros estudos em pequena escala cheguem a conclusões positivas sobre o oil pulling, a Associação Americana de Odontologia (ADA) não considera essa técnica uma prática confiável de higiene bucal nem um substituto para a escovação e o uso do fio dental.

Efeitos colaterais do oil pulling
Não há efeitos colaterais físicos conhecidos do oil pulling. No entanto, você pode sentir dor de mandíbula ou dor de cabeça no início por causa do movimento rigoroso necessário para bochechar o óleo. Se o óleo for engolido, pode causar dor de estômago ou diarreia.

O oil pulling nunca deve ser usado para substituir a escovação e o uso do fio dental. Siga sempre o plano de cuidados dentários recomendado pelo dentista, e só inclua terapias alternativas como o oil pulling após conversar com esse profissional.

Como manter a boca saudável?
Infelizmente, não há um produto mágico para tornar os dentes perfeitamente brancos e saudáveis. O que tem funcionado comprovadamente ao longo do tempo é desenvolver e manter uma rotina de cuidados bucais adequada. A escovação e o uso do fio dental fornecem a base para essa rotina, mas os passos para mantê-la são bastante simples:

  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada.
  • Use um creme dental fluoretado.
  • Beba água fluoretada.
  • Use um enxaguante bucal, caso o dentista recomende.

E o mais importante, use o fio dental todos os dias e escove os dentes de manhã e à noite.

Você tem só um conjunto de dentes permanentes, então cuidar dele é essencial. O oil pulling tem alguns benefícios promissores, mas ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar sua eficácia e segurança. Não importa quais produtos naturais você queira experimentar, nunca deixe de escovar os dentes e usar o fio dental diariamente para ter um sorriso saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dicas para prevenir a descoloração do dente após o  CLAREAMENTO DENTAL

Depois de completar um tratamento de clareamento dental, existem algumas etapas a serem seguidas que podem manter o seu sorriso mais branco.

  • Evite alimentos e bebidas causadores de manchas – Café, chá, vinho, bebidas esportivas, doces duros, frutos silvestres e molho de tomate são todos os alimentos que podem causar descoloração dos dentes.

  • Utilize um canudo – Ao consumir bebidas utilize um canudo para manter corantes causadoras de manchas longe dos dentes.

  • Pare de fumar – Fumar tabaco pode fazer com que os dentes manchem. A eliminação do tabaco pode manter os dentes mais brancos.

Manchas, manchas, vão embora!

Livre-se de manchas para obter um sorriso mais brilhante! Use um de nossos produtos branqueadores para ter dentes mais brancos.