Badge field

Como é feito o clareamento dental?

Published date field

 

Muita gente faz ou fala de clarear os dentes. Na internet, na televisão e nas redes sociais também há muita informação sobre isso. Mas você sabe como é feito o clareamento dental?

Esse tipo de tratamento, que pode ser realizado de diferentes maneiras, tornou-se muito popular nos últimos anos. E com razão: em geral, o resultado é um sorriso mais branco.

Um ponto positivo é justamente a variedade de opções, como o clareamento dental caseiro e o clareamento de consultório 

Neste conteúdo, você vai entender melhor como funciona e de que jeito você pode ter dentes mais brancos.

 

Afinal, como é feito o clareamento dental?

O clareamento dental tem como base a ação de substâncias, como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida, que “limpam” os dentes  de dentro para fora.

Ou seja, essas substâncias conseguem atuar para remover manchas mais intrínsecas (internas) ao esmalte e à dentina, a parte naturalmente mais amarelada sob o esmalte.

Aliás, essa é a diferença para o branqueamento, que tem uma ação mais superficial e mecânica de polimento, em geral por meio da sílica.

Por isso, os produtos de branqueamento atuam nas manchas mais extrínsecas (externas), localizadas na superfície do esmalte do dente.

O fato é: o clareamento e o branqueamento têm resultados distintos por causa das suas características.

Procedimentos clareadores que modificam a cor natural dos dentes

Podem deixar os dentes com tons de cinco a sete vezes mais claros. Isso porque o clareamento realizado no consultório (também chamado de assistido) e o feito em casa (com moldeira) têm como base substâncias alvejantes.

Os princípios ativos mais frequentemente nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio (a concentrações de 10% a 22%), que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. 

Mas não se esqueça: após um ano comendo e bebendo normalmente (café, chá e refrigerantes, por exemplo), e novas manchas aparecem.

Por isso, o ideal é entender com o(a) dentista as melhores maneiras de fazer a manutenção do seu clareamento dental, como usar creme dental clareador que você encontra nas farmácias e supermercados.

Procedimentos não clareadores

Funcionam por ação física e/ou química para ajudar a remover manchas superficiais. Por isso, o correto é dizer que são procedimentos branqueadores, à diferença dos clareadores.

Todos os cremes dentais, por exemplo, atuam com um leve desgaste para remoção de manchas superficiais Por isso, têm agentes polidores para promover a remoção adicional das manchas, a exemplo da sílica citada anteriormente.

 

Quais as principais formas de se fazer um clareamento dental?

Com o desenvolvimento de técnicas e produtos nos últimos anos, você pode escolher entre algumas opções.

E isso tem a ver com falar com o(a) dentista para não só saber os detalhes de cada tipo de tratamento, mas também para você entender qual(ais) podem) se encaixar melhor às suas necessidades, combinado?

Clareamento caseiro

O clareamento dental caseiro, como o próprio nome indica, é um procedimento que você pode fazer em sua casa. No entanto,  é imprescindível que ele seja feito com as orientações de um(a) profissional.

O(a) dentista deverá recomendar este tratamento, indicando um kit de clareamento dental caseiro, que inclui uma moldeira sob medida confeccionada por ele(a) para você e um gel clareador.

As instruções podem variar, mas o normal é usar a moldeira por um período determinado à noite, durante uma ou duas semanas. 

É essencial você seguir as instruções do(a) dentista para que o clareamento caseiro dê os resultados esperados.

Clareamento dental no consultório

Esse é um método muito usado e conhecido por ser eficaz e seguro.

Nesse caso, acontece assim, em geral:

  • o tratamento leva de uma a duas semanas, de acordo com o sistema que o(a) dentista usa para oferecer resultados mais duradouros;

  • o(a) dentista também poderá preparar moldes personalizados para você seguir com o tratamento em casa; 

  • ou seja, você aplica o gel na placa, acomoda seus dentes e deixa o produto agir por um determinado período todos os dias.

Há também a opção do clareamento a laser, embora ele não seja tão usado atualmente.

Pasta de dente para clareamento

Há também a opção de você usar pasta de dente para clareamento. Repare só nas prateleiras dos supermercados e farmácias e nas lojas on-line: elas estão lá.

Que tal experimentar o creme dental Colgate Luminous White Glow e a caneta dental clareadora?

Esses produtos foram formulados para ajudar a clarear os dentes e melhorar a aparência de qualquer sorriso.

Enquanto a pasta é usada na escovação diária, a caneta dental clareadora pode ser aplicada a cada noite de sono. Você dorme e o peróxido de hidrogênio age para deixar o seu sorriso cada vez mais branco!

Fitas dentais

As fitas dentais são opções que também podem ser usadas para clarear os dentes.

São fitas aderentes com agentes clareadores, como o já citado peróxido de hidrogênio, que promovem o clareamento dos dentes.

 

Como saber se você pode fazer um clareamento dental?

Se você tiver dúvidas sobre realizar o clareamento dental, fale com um(a) dentista para receber um diagnóstico e entender o tratamento que mais se encaixa no seu perfil.

O mais importante é realizar esse procedimento de forma segura, com o acompanhamento do(a) profissional, além de cuidar sempre da saúde bucal por meio de boas práticas e usando produtos de qualidade, combinado?

 

Dúvidas frequentes sobre como é feito o clareamento dental

Clareamento dental dói?

O clareamento dental não provoca dores. Mas pode acontecer de você sentir sensibilidade dental, geralmente quando os seus dentes já têm tendência ou este tipo de condição. Para aliviar a sensibilidade pós-clareamento, use, por exemplo, pasta de dente para dentes sensíveis, como Colgate Sensitive Pro Alívio.

Quanto tempo dura o clareamento dental?

Em média, o resultado de um clareamento dental feito no consultório, sob a supervisão de um(a) dentista, deve durar cerca de dois anos. No entanto, esse tempo pode ser encurtado, caso você tenha hábitos alimentares baseados em alimentos e bebidas conhecidos por amarelar os dentes, como refrigerantes, vinhos e doces, assim como outros ricos em corantes e ácidos.

Como é o antes e depois do clareamento dental?

Quando feito da forma correta, com a orientação de um(a) profissional, seja no consultório ou de forma caseira, o antes e depois do clareamento dental é visível, dando aos dentes um aspecto mais branco.

 

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.