Cinco Alimentos que mancham os dentes

Views

A higiene bucal adequada é obviamente indispensável para manter um sorriso brilhante, mas há outro conselho importante: cuidado com o que você come e bebe. Alguns alimentos e bebidas podem manchar os dentes. Se você quer proteger seus dentes brancos perolados, leia sobre alguns vilões comuns que podem causar manchas nos dentes.

Molho de tomate

Devido à sua acidez, coloração vermelho vivo e tendência a se agarrar aos dentes, os tomates em molho de macarrão podem deixar seus dentes vulneráveis a manchas. Coma alguns vegetais verde-escuros antes, como brócolis, couve e espinafre, para criar uma película protetora sobre os dentes. Essa película vai afastar o efeito causador de manchas do tomate, então permita-se uma salada verde como um aperitivo.

Curry

O curry, um tempero que cai bem com comida indiana e pratos exóticos, também causa manchas nos dentes. Sua pigmentação forte pode amarelar os dentes ao longo do tempo. Devido ao seu alto fator de coloração, o curry é algo que você precisa limitar em sua dieta. Sempre que comer alimentos temperados com curry, misture com frutas e vegetais frescos que evitam manchas, como maçã, cenoura, couve-flor e aipo.

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é um molho de salada saudável, mas também pode escurecer os dentes. O motivo? Sua cor natural escura, é claro. Ele também adere aos dentes, podendo causar manchas se não for rapidamente removido. Você não precisa deixar de usar esse molho leve na salada. Sempre que fizer uma salada com vinagre balsâmico, não deixe de incluir uma alface crocante; mastigar a alface ajudará a remover o vinagre balsâmico dos dentes enquanto você come.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas fornecem benefícios para a saúde, como antioxidantes, mas também têm o potencial de manchar os dentes. A forte coloração dos mirtilos, oxicocos, framboesas e amoras, em especial, pode causar manchas, sejam eles ingeridos inteiros, bebidos como suco ou processados como geleia e compota. Não deixe que eles permaneçam na boca por muito tempo e beba água para combater o efeito causador de manchas. Após ingeri-los, tome um copo de leite ou coma uma porção de queijo duro, que neutralizam o ácido e fortalecem os dentes.

Bebidas

Diversas bebidas, incluindo café, chá, refrigerantes, isotônicos e vinho, podem causar manchas devido à sua acidez. Chás de todas as cores, até mesmo o chá branco, podem manchar os dentes e corroer o esmalte. Os isotônicos também danificam o esmalte e mancham os dentes. Os refrigerantes claros e escuros, devido à sua acidez, também causam alteração da cor e até aumentam o potencial de causar manchas dos alimentos. Não é apenas o vinho tinto que pode manchar os dentes, o vinho branco também pode. Acredite ou não, o vinho branco é mais ácido do que o tinto, o que pode causar mais danos e alteração da cor nos dentes. Limitar a ingestão de todas essas bebidas beneficiará sua saúde bucal e geral.

Mantenha seu sorriso brilhante

Uma dieta saudável e a mudança de hábitos podem evitar manchas nos dentes e manter o seu sorriso imaculado. Aproveite seus alimentos favoritos, mas com cautela. A moderação é fundamental quando se trata de alimentos e bebidas que alteram a coloração dos dentes. Se você escolher água em vez de outras bebidas e enxaguar a boca com água e escovar os dentes até meia hora depois de comer, pode melhorar significativamente o seu sorriso. Além disso, mantenha a escovação e o uso do fio dental em dia. O uso do fio dental ajuda a remover a placa desagradável que se acumula entre os dentes e a margem gengival e atrai manchas. A escovação remove as partículas de alimentos antes que elas tenham a chance de causar manchas. Use um creme dental branqueador ou pergunte ao dentista sobre as opções de clareamento profissional disponíveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para prevenir a descoloração do dente após o  CLAREAMENTO DENTAL

Depois de completar um tratamento de clareamento dental, existem algumas etapas a serem seguidas que podem manter o seu sorriso mais branco.

  • Evite alimentos e bebidas causadores de manchas – Café, chá, vinho, bebidas esportivas, doces duros, frutos silvestres e molho de tomate são todos os alimentos que podem causar descoloração dos dentes.

  • Utilize um canudo – Ao consumir bebidas utilize um canudo para manter corantes causadoras de manchas longe dos dentes.

  • Pare de fumar – Fumar tabaco pode fazer com que os dentes manchem. A eliminação do tabaco pode manter os dentes mais brancos.

Manchas, manchas, vão embora!

Livre-se de manchas para obter um sorriso mais brilhante! Use um de nossos produtos branqueadores para ter dentes mais brancos.