Causas e tratamentos do prognatismo em crianças

Criança estudando

O prognatismo, também chamado de má oclusão de Classe III, é uma condição em que a mandíbula e os dentes inferiores se projetam para a frente dos superiores. Normalmente, os dentes superiores cobrem levemente os inferiores, mas no caso de prognatismo, a situação é invertida, levando a pessoa a ter uma aparência não muito natural.

Quais são as causas do prognatismo?

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a hereditariedade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do prognatismo. Você ou um dos seus pais tem prognatismo? Se sim, as chances de que seu filho também desenvolva essa condição são maiores.

Além da genética, outras causas comuns do prognatismo em crianças incluem chupar o dedo, pressão constante da língua contra os dentes e uso prolongado de chupeta ou mamadeira. Como o prognatismo pode afetar a mastigação e causar tensão nos dentes e músculos da mandíbula, é recomendável tratá-lo o mais rápido possível.

Como corrigir o prognatismo?

A correção do prognatismo em geral envolve os serviços de um ortodontista. Depois de examinar a boca do seu filho, o ortodontista pode prescrever um dos seguintes tratamentos:

  • Aparelho ortodôntico: A forma mais comum de corrigir o prognatismo é o uso de aparelho. Se seu filho já tiver idade para se importar com a aparência que terá com o aparelho de metal, ele poderá escolher o aparelho transparente, menos perceptível do que o metálico.
  • Dispositivos ortodônticos: Aparelhos especiais podem ser feitos sob medida para a boca do seu filho; esses aparelhos incluem expansores, contentores e dispositivo de tração. Como esses dispositivos costumam ser menos confortáveis e mais visíveis, devem ser usados apenas quando for absolutamente necessário.
  • Cirurgia: Às vezes, o prognatismo pode ser tão grave que é necessária uma cirurgia para corrigi-lo. A cirurgia deve ser considerada apenas como último recurso.

A maioria dos casos de prognatismo é fácil de tratar. Se seu filho tiver prognatismo, consulte o dentista para discutir as opções de tratamento.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas para a ORTODONTIA PRECOCE

  • Faça bochecho com água antes de escovar – Instrua seu filho a lavar com água após se alimentar. Isso soltará os alimentos que possam ter ficado no aparelho e, em seguida, escove minuciosamente.

  • Utilize o fio dental uma vez por dia – Todas as noites, auxilie seu filho a utilizar o fio dental. A utilização do fio dental ajuda a soltar restos de comida e placa na margem gengival e abaixo dela, que podem endurecer e formar tártaro. Isso também pode ajudar a alcançar os cantos e recantos do dente de difícil acesso com a escova de dentes.

  • Utilize um enxaguante om flúor – Após escovar os dentes e antes de dormir, faça com que seu filho enxague a boca com um enxaguante com flúor para manter os dentes fortes e saudáveis.

  • Consultas ao dentista a cada seis meses – Leve seu filho ao dentista para um exame geral e limpeza a cada seis meses. O dentista pode apontar áreas que precisam de mais atenção e ajudar a manter os dentes de seu filho saudáveis e limpos.

     

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Experimente um de nossos produtos para tornar este processo mais fácil.