Badge field

Mais Informações Sobre Coroas Dentárias

Published date field

Milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo possuem coroa protética dentária para substituir um dente que falta ou reforçar um dente enfraquecido. A coroa dentária é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva, e é confeccionada por diversos materiais pelo dentista e técnico em prótese dental.

Tipos de materiais utilizados nas coroas dentárias 
Quatro tipos de material são usados para as coroas dentárias: 
1. Cerâmica (porcelana). 
2. Metalocerâmica (metal e porcelana). 
3. Ligas de ouro . 
4. Ligas de metais básicos.

Ceramics crowns

As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Tem como principal vantagem a cor, que se assemelha àquela dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. É possível que o dentista precise remover um pouco mais da estrutura dentária para a aplicação da porcelana. Uma atenção adicional à escolha deste material deve ser aos pacientes que tem mordida muito forte ou hábitos de ranger os dentes, devido ao risco de fratura da porcelana ou dos dentes antagonistas.

Porcelain fused to metal crowns

Nas coroas metalocerâmicas a porcelana fundida é ligada à parte externa da estrutura metálica de modo a reforçar o conjunto e conferir melhor adaptação evitando a recorrência da cárie. Quando a porcelana é fundida ao metal, proporciona uma restauração mais forte do que somente a porcelana. O dentista remove apenas uma quantidade moderada da estrutura do dente. As coroas metalocerâmicas são fortes e duráveis.

Gold Alloys crowns

As coroas de ouro são feitas de ouro e cobre e outros metais e constituem um material forte que se adere à estrutura do dente. As ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fratura e não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contato. Este material é biologicamente compatível com o tecido gengival. Confere excelente adaptação da margem da restauração evitando cárie. Tem como principal desvantagem o custo e a cor metálica que atrapalha a estética do dente.

Base metal alloys crowns

As ligas de metais básicos contêm metais que não são nobres, mas que reforçam bastante a coroa e proporcionam alta resistência à corrosão. Ao preparar o dente para a inserção dessas coroas, o dentista remove muito pouca quantidade da estrutura sadia do dente. Este material é resistente ao desgaste e suave em relação aos dentes opostos.

Nova tecnologia para coroas dentárias 
A tecnologia CAD/CAM é a tecnologia de projeto e manufatura assistidas por computador. Esta tecnologia é usada para ajudar os dentistas e técnicos de laboratórios de prótese a criar formas e tamanhos precisos para as restaurações dentárias, que compreendem as incrustações (também chamadas inlays) , coroas parciais com cobertura de cúspides dentais (também chamadas onlays) , coroas e pontes. A imagem tridimensional de seus dentes e gengiva permite ao dentista ou protético criar o desenho preciso da restauração ou coroa. Trata-se de uma tecnologia cara e nem todos os dentistas a usam em seus consultórios. Contudo, a tecnologia CAD/CAM é extremamente avançada e permite reduzir o tempo das consultas.

Quem precisa de coroa dentária? 
Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes fatores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, ao término de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dental e necessidade de colocar um implante dentário em função.

Quais os próximos passos? 
Se seu dentista recomendar a colocação de uma coroa dentária, converse com ele sobre os materiais que podem ser usados. Pergunte sobre o tempo de duração do procedimento e o que você precisa fazer para que o procedimento tenha sucesso.

© 2010 Colgate-Palmolive Company

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.