Creme dental para dentes sensíveis pode ajudar a aliviar a dor

Homem sentado no sofá tomando café

Quem não gosta de um sorvete em um dia de calor extremo? Além de ser uma delícia, ainda ajuda a nos refrescar. Mas para algumas pessoas que têm os dentes sensíveis, tomar um sorvete pode não ser tão agradável. Sorvete, chá gelado e café quente são apenas alguns dos alimentos e bebidas quentes e frios que causam uma reação dolorosa. Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho: os dentistas dizem que a sensibilidade dentária é uma das queixas mais comuns dos pacientes. A boa notícia é que, em muitos casos, um creme dental para dentes sensíveis pode resolver o problema.

O que é hipersensibilidade dentinária?

Uma camada resistente de esmalte cobre a porção visível dos dentes, enquanto as raízes são protegidas por cemento, uma camada que não é tão dura quanto o esmalte. Tanto o esmalte quanto o cemento protegem a camada interna e mais macia do dente, composta de um material chamado dentina. A Associação Americana de Odontologia descreve que a dentina é composta por túbulos microscópicos cheios de terminações nervosas. Sempre que o esmalte ou cemento de um dente não cobrem totalmente a dentina, líquidos e alimentos quentes ou frios e até mesmo o ar frio podem causar irritação nervosa (hipersensibilidade dentinária), que causa uma dor curta e aguda.

Causas da sensibilidade dentária

Seus dentes podem estar sensíveis por diversas causas. Não é raro que um dente trincado, uma restauração desgastada e infiltrada ou uma cárie dentária seja a origem da sensibilidade e da dor. Alimentos e bebidas altamente ácidos podem causar erosão do esmalte dos dentes, ou o esmalte pode desgastar-se devido à abrasão causada pela escovação agressiva ou pelo bruxismo. A gengiva retraída é uma causa comum. Seja por causa da doença gengival ou da escovação com uma escova de cerdas duras, a exposição das raízes e do cemento pode causar sensibilidade à temperatura. De acordo com a Academy of General Dentistry, se você sentir sensibilidade a temperaturas quentes ou frias por mais de três ou quatro dias, deve procurar o dentista para avaliar o problema.

Às vezes, você pode sentir sensibilidade dentária após tratamentos odontológicos, como restaurações, preparo de coroas, clareamento e até limpezas profissionais. Essa sensibilidade, em geral, é temporária, mas informe seu dentista se persistir. Você também pode achar que seus dentes se tornam sensíveis ao usar um creme dental para controle de cálculo dental ou branqueamento. Se você acha que esse é o caso, converse com seu dentista ou higienista sobre o melhor creme dental a ser usado.

Creme dental para dentes sensíveis

Seu dentista vai querer diagnosticar e tratar a causa subjacente da sensibilidade. Se ele não identificar uma razão óbvia para sua dor, a situação pode exigir o tratamento da área sensível com flúor tópico e o uso de um creme dental dessensibilizante por um período. Os cremes dentais dessensibilizantes contêm ingredientes que bloqueiam os túbulos cheios de nervos na dentina exposta. Esse bloqueio protege a dentina e evita que você sinta dor ao comer e beber. Esse tipo de creme dental deve ser usado regularmente por pelo menos um mês para obter o benefício máximo. Seu dentista também pode aconselhá-lo a massagear um pouco do creme dental nas áreas sensíveis após a escovação.

A Colgate formulou cremes dentais dessensibilizantes que podem lhe dar resultados duradouros. A Colgate também oferece uma escova dental de cerdas macias especificamente desenvolvida para dentes sensíveis.

Se o sorvete não fizer parte do seu cardápio por causa da sensibilidade dentária, não espere. Vá ao dentista e deixe os profissionais de odontologia determinarem a origem do problema. Um creme dental dessensibilizante pode resolver o problema, fazendo com que você possa ir novamente a uma sorveteria.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.