Seus dentes são sensíveis ao açúcar?

mulher asiática tomando café no jardim

Para muitas pessoas, fazer compras para uma grande refeição é uma tradição semanal, o ponto central de uma reunião no feriado ou até mesmo uma recompensa depois de um treino extenuante. Mas tradição ou recompensa em excesso podem prejudicar a força dos dentes, e ninguém gosta do desconforto resultante da sensibilidade dentinária. Essa sensação pode indicar diversos fatores, que muitas vezes levam as pessoas a se perguntar: Meus dentes são sensíveis ao açúcar? Saiba o que é a sensibilidade dentinária e conheça alguns de seus sintomas:


Sensibilidade dentinária

Sensibilidade dentinária é o termo simplificado para hipersensibilidade dentinária radicular. A doença periodontal e a retração gengival são as duas maiores responsáveis pela sensibilidade dentinária: quando a dentina na raiz de um dente fica exposta, é porque perdeu seu revestimento protetor de esmalte. A dentina desprotegida permite que alimentos, placa e ácidos entrem em contato com o nervo dos dentes, causando irritação. Isso pode resultar em dor de dente.

Além disso, é um problema facilmente identificável. Se alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios causarem desconforto ao contato, talvez você tenha dentes sensíveis. Outro sintoma é a mesma sensação resultante da aspiração de ar muito frio, que pode ir e vir. Infelizmente, é um problema bastante comum. Aproximadamente metade da população já teve sensibilidade dentinária uma vez ou outra.


Efeitos do açúcar nos dentes

Embora as guloseimas açucaradas costumam nos dar tanto prazer, elas podem danificar os dentes desgastando o esmalte protetor. Alimentos doces - geralmente aqueles ricos em açúcar - são uma das causas da sensibilidade dentinária. Os doces que tantas pessoas desejam são cheios de carboidratos fermentáveis, que se combinam com as bactérias no interior da boca para formar ácidos. Esses ácidos contribuem para a erosão do esmalte. E quanto maior o teor de açúcar no alimento, maior é a produção de ácido. A cárie dentária é o resultado final da redução do esmalte e, por acaso, quando você continua a consumir esses alimentos, esse mesmo sabor açucarado pode desencadear a dor que ele criou.


Remédios para dentes sensíveis

Se você suspeitar que seus dentes são sensíveis ao açúcar, existem passos que você pode seguir para neutralizar o efeito. Em primeiro lugar, pratique a higiene bucal adequada. Use um creme dental específico para dentes sensíveis, para mantê-los limpos sem irritar o esmalte mais ainda. Escove os dentes e use o fio dental após as refeições no trabalho, mantendo uma escova e um creme dental na gaveta da sua mesa. Considere usar seu kit de viagem para essa finalidade.

Outra dica é mudar seus hábitos alimentares. Substitua lanches como biscoitos e doces por frutas e vegetais saudáveis e deliciosos. O mesmo vale para o que você bebe; substitua os refrigerantes cheios de açúcar por água para afastar constantemente as bactérias famintas por açúcar. Mastigar um chiclete sem açúcar é outra alternativa que proporciona o prazer do sabor doce sem os efeitos nocivos do acúmulo de açúcar na boca. No entanto, se você acha que sua sensibilidade ao açúcar é um problema crônico, consulte o dentista.

Isso não significa que você não pode se dar ao luxo de comer um doce ocasionalmente. Quem não gosta de um pedaço de bolo de vez em quando? Mas lembre-se, tudo é melhor com moderação.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

SENSIBILIDADE DENTAL

Definição

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina, dessa forma, reduzindo a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e a raiz.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.