O que é ATM ou articulação temporomandibular?

jovem sofrendo de dor de dente, segurando os dedos na mandíbula e fechando os olhos de dor.

A articulação temporomandibular é comumente chamada de ATM, mas você sabe o que ela é? Essa articulação está localizada na base do crânio em frente à estrutura da orelha e liga o maxilar inferior (mandíbula) ao maxilar superior (maxila). Ao contrário da maioria das articulações localizadas no corpo, a ATM tem uma estrutura diferenciada. É composta por uma protuberância arredondada da mandíbula que se encaixa em uma reentrância no crânio, e por uma estrutura em forma de disco situada entre esses dois ossos (o disco articular), formada por um tipo de osso macio chamado cartilagem.

Essas três partes da ATM são unidas por ligamentos provenientes de diferentes partes da cabeça e do pescoço, que ajudam a sustentar a mandíbula e orientar seus movimentos. Vários músculos estão conectados a esses ligamentos, e muitos ajudam no movimento da mandíbula.

Como a ATM funciona?

A ATM funciona de duas formas para abrir a boca. A primeira delas é como uma dobradiça, que simplesmente abre e fecha a boca, tal como a dobradiça de uma porta. A segunda é um movimento de deslizamento chamado translação, no qual a mandíbula se move para baixo e para frente. Esse movimento ajuda a ATM a se deslocar para trás e para frente e de um lado para o outro para realizar ações como comer, bocejar e cantar ― algumas das mais comuns.

O que pode acontecer com a ATM?

Como qualquer outra articulação do corpo, a ATM pode ser fraturada, ficar inchada e ficar dolorida, limitando os movimentos da mandíbula e fazendo com que a dor irradie para a cabeça e o pescoço. Uma fratura no disco articular propriamente dito é rara, mas o disco pode se deslocar, causando dor intensa e inchaço. Ao contrário de outras articulações, como joelho e quadril, a artrite da ATM é muito rara e difícil de ser tratada apenas com medicamentos anti-inflamatórios. No entanto, a dor na ATM é frequentemente temporária, e pode ser tratada com uma combinação de gelo e calor para aliviar a dor nos ligamentos e músculos próximos da articulação.

Hábito de ranger e cerrar os dentes

Às vezes, a dor na ATM pode ter origem nos dentes, e não na articulação em si e nos ligamentos circundantes.

O hábito de ranger os dentes, por exemplo, pode se tornar prejudicial se os dentes estiverem desalinhados e alguns movimentos causarem atrito dos dentes uns contra os outros, provocando dor na articulação. O estresse ― seja relacionado ao trabalho ou a problemas pessoais ― pode ser uma fonte de atividade intensa da mandíbula, de acordo com o NHS. Se ficar determinado que a dor na mandíbula resulta de estresse, o médico pode sugerir que você procure um psicólogo para investigar a causa.

Cerrar os dentes também pode causar dor na ATM, e alguns pacientes apresentam esse comportamento à noite enquanto dormem. Após o diagnóstico detalhado, o dentista pode indicar uma placa ou protetor noturno de plástico transparente, confeccionado para ajudar a aliviar os sintomas.

E se eu precisar de cirurgia na ATM?

Embora rara, a cirurgia às vezes é necessária para corrigir problemas na ATM. Em alguns casos, o encaminhamento a um cirurgião bucomaxilofacial é o mais indicado, de acordo com o Royal College of Surgeons (RCS), e talvez seja necessário fazer exames de imagem específicos da articulação para determinar se a cirurgia deve fazer parte do tratamento da ATM. Muitas vezes esses procedimentos são semelhantes aos de um tratamento ortopédico que você receberia por uma lesão no joelho.

Como manter a boa saúde da ATM?

Da mesma forma que para manter os dentes saudáveis, você também precisa visitar o dentista e higienista dental regularmente por conta da ATM, para prevenir complicações durante um exame de rotina. A escovação adequada e o uso de creme dental fluoretado podem ajudar a reverter qualquer desgaste do esmalte dos dentes causado por um distúrbio da ATM.

Então, o que é ATM? Vá ao seu dentista pelo menos duas vezes ao ano para verificar se há problemas antes mesmo que eles ocorram. A ATM é como qualquer outra articulação do corpo, e bons hábitos preventivos de saúde podem garantir sorrisos felizes e mastigação adequada por toda a vida.

Sobre o autor: Dr. Huot é o fundador e CEO da Beachside Dental Consultants, Inc. Já palestrou em muitos encontros nos Estados Unidos e seus últimos artigos foram publicados no Dental Products Report, Dental Economics, Dental Practice Report, ADA News e periódicos odontológicos americanos. O Dr. Huot se aposentou em 2012 do Corpo de Odontologia da Reserva da Força Aérea dos Estados Unidos após 30 anos de serviço militar, tendo servido como Comandante do 920º Esquadrão de Escalonamento Aeromédico em Patrick AFB, Flórida. Foi presidente da Associação de Odontologia de Maine em 1994, presidente da Associação de Odontologia de Atlantic Coast District, Flórida, em 2006, e atualmente é membro do Conselho de Curadores da Associação de Odontologia da Flórida e membro do Conselho de Assuntos Governamentais da Associação Americana de Odontologia. O Dr. Huot é Fellow do American College of Dentists, International College of Dentists, Academy of General Dentistry e Pierre Fauchard Academy.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Formas de aliviar os SINTOMAS DE ATM

Enquanto não existe uma cura única para ATM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir dramaticamente os sintomas. Seu dentista poderá recomendar um ou mais dos tratamento a seguir:

  • Medicamento – Tentando eliminar espasmos musculares e a dor por meio da aplicação do calor úmido ou tomando medicação, como relaxantes musculares, aspirina, outros analgésicos sem prescrição ou medicamentos anti-inflamatórios.

  • Utilizar um protetor bucal noturno – Reduz os efeitos nocivos de travamento ou rangido dos dentes por meio da utilização de um protetor bucal ou tala.

  • Relaxar – Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento para eliminar o estresse.