O protetor bucal é necessário em caso de apneia do sono?

homem dormindo na cama

Você pode estar se perguntando: "É necessário usar um protetor bucal para a apneia do sono?" Bem, a apneia do sono não afeta apenas a qualidade do sono, a respiração e o sistema cardiovascular. Na verdade, também afeta a saúde bucal de várias maneiras.

O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é uma condição que ocorre quando você para de respirar enquanto dorme. A respiração geralmente retorna por conta própria após alguns segundos ou minutos.

A apneia do sono e sua boca
Quando você sofre de apneia do sono, pode dormir com a boca aberta durante a noite e acordar com a boca seca com frequência.

Quando a boca está seca, você não tem saliva, que é necessária para combater as bactérias. Essa falta de saliva pode levar a um aumento de germes na boca. Também pode causar cárie dentária. A National Sleep Foundation (NSF) alerta que a apneia do sono pode levar ao bruxismo, que é mais comumente conhecido como ranger de dentes. De acordo com a NSF, o tratamento da apneia do sono pode diminuir o bruxismo noturno.

O formato da mandíbula e o fato de ter sobremordida aumentam o risco de ter essa condição particular. O tamanho da língua também pode influenciar.

O protetor bucal é necessário em caso de apneia do sono?
É necessário usar um protetor bucal para a apneia do sono? Não, você não precisa usar protetor bucal para tratar a apneia do sono, mas ele é útil. Segundo o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, uma divisão do National Institutes of Health, um protetor bucal pode ajudar em casos leves de apneia do sono. Muitas vezes, é eficaz para corrigir o ronco alto também. Você sabe, aquele ronco que mantém seu parceiro acordado a noite toda. O protetor ajusta a posição da língua e da mandíbula, para manter as vias aéreas abertas enquanto você dorme. Isso significa que o fluxo de ar que entra em sua boca será mais contínuo.

Um tipo de aparelho bucal que trata a apneia do sono é um dispositivo de avanço mandibular. É semelhante a um protetor bucal esportivo e é encaixado nas arcadas dentárias superior e inferior. O dispositivo também impede o ranger de dentes.

Se um protetor bucal é necessário para tratar sua apneia do sono depende da gravidade dessa condição. Mesmo em casos de apneia do sono moderada, um protetor bucal pode ajudar. Principalmente se você não usar um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). O CPAP é uma máscara que se encaixa sobre o nariz e a boca e sopra o ar nas vias aéreas para ajudar a mantê-las abertas durante o sono. Apenas o seu médico pode determinar se um protetor bucal é ideal para você.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Efeitos das DOENÇAS RESPIRATÓRIAS na saúde bucal

Pessoas que sofrm de determinadas doenças respiratórias podem utilizar medicamentos anti-inflamatórios, que podem causar boca seca, aumento da placa e desenvolvimento de gengivite e podem estar mais suscetíveis a fungos e infecções fúngicas.