Placa nos dentes – causas e tratamento

Mulher escovando os dentes com a filha

A placa bacteriana é um biofilme pegajoso que se desenvolve sobre os dentes como resultado do acúmulo de bactérias presentes naturalmente na boca. E por mais assustador que possa parecer, isso acontece com todas as pessoas. Se você precisa lidar com a placa, o que você faz a respeito determina a saúde dos dentes e da gengiva. Quando não é removida, a placa nos dentes se transforma em tártaro e pode aumentar o risco de cárie ou doença periodontal.


O que causa a placa bacteriana?

A boca contém muitas bactérias que se acumulam nas superfícies dos dentes e criam essa camada bacteriana, que geralmente começa na margem gengival. A formação de placa é completamente normal e, para a maioria dos dentistas, é esperada. Mas quando as bactérias se misturam com açúcar e produzem ácidos, acontece um problema. Se você come muitos alimentos açucarados ou doces - ou que contém muitos carboidratos simples - as bactérias na boca realmente se alimentam desses açúcares se eles permanecerem na superfície dos dentes.


Por que você deve se preocupar?

A cárie dentária e a cavitação são os dois primeiros problemas que podem ocorrer quando a placa bacteriana se acumula nos dentes. Os ácidos que desgastam o esmalte dos dentes provocam a cárie dentária e, se esses ácidos não forem removidos, eles podem continuar atacando a dentina e até atingirem a polpa do dente. Ignorar a placa pode levar ao desenvolvimento de um abscesso ou infecção bacteriana dentro dos dentes, de acordo com a Mayo Clinic. Prevenir a cárie ou um abscesso é simples, mas começa com a remoção diária da placa.

Se você não escovar os dentes ou usar fio dental regularmente, a placa também pode endurecer e transformar-se em tártaro - e não precisa de muito tempo para que isso ocorra. O tártaro pode se desenvolver em apenas um dia se você esquecer de escovar os dentes e, embora a placa bacteriana não seja visível nos dentes, o tártaro mancha e fica marrom ou amarelo. Além de ser esteticamente desagradável, o tártaro pode irritar a gengiva, causando gengivite. Também é muito mais difícil de remover do que a placa, pois apenas a escovação e o uso do fio dental não conseguem fazer isso. Você terá que consultar um dentista para remover qualquer acúmulo de tártaro.

Tratamento da placa nos dentes

Você não pode impedir a formação de placa, mas pode removê-la regularmente para evitar os efeitos negativos e minimizar a formação de tártaro. Escovar os dentes duas vezes ao dia usando um creme dental fluoretado que fortalece os dentes para prevenir a cárie - além de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia para limpar entre os dentes - reduzirá o acúmulo de placa antes que ela se torne tártaro e fuja do seu controle. Limitar a quantidade de alimentos com açúcar que você consome também pode ajudá-lo a manter o controle, impedindo a propagação das bactérias naturais da boca.

Considere estimular também as glândulas salivares, pois a saliva pode remover as bactérias dos dentes constantemente durante o dia. Lavar a boca com água após cada refeição pode aumentar a quantidade de saliva na boca, minimizando a placa bacteriana a longo prazo. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), mascar chiclete sem açúcar por 20 minutos depois de comer demonstrou prevenir a cárie e a cavitação da mesma maneira.

Se você está preocupado com a formação de placa ou tártaro nos dentes, é essencial consultar um dentista regularmente. O dentista ou higienista dental pode raspar o tártaro que você não consegue remover e verificar se há sinais de cárie ou doença periodontal. Em casa, você pode minimizar todo o dano causado pela placa; portanto, colaborar com os profissionais de odontologia pode ajudar a deixar sua boca tão saudável quanto você merece.

 

Saiba mais sobre a placa bacteriana nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

A placa bacteriana é um conjunto de bactérias que se desenvolvem em seus dentes.

Quando a placa não é removida por meio da escovação e fio dental, ela se transforma em tártaro que possui uma superfície áspera e retentiva incentivando a formação de mais placa. Experimente um dos cremes dentais da Colgate com agentes antibacterianos.