Uma lesão na língua é grave? Sinais e o que fazer

casal sorrindo comendo no restaurante

Ter uma lesão na língua é algo desagradável.As lesões podem ser causadas por determinados alimentos e medicamentos, um dente quebrado e algumas doenças.Alguns sinais podem determinar quando a lesão requer uma consulta com o médico ou dentista.

Afta

As aftas, também conhecidas como úlceras na boca, ocorrem na gengiva, céu da boca, bochechas e língua.De acordo com o MedlinePlus, ao morder a língua, podemos desenvolver uma afta.Fatores genéticos, estresse, dentes quebrados, alimentos condimentados ou ácidos e queimadura na língua podem causar aftas.Procure ingerir a quantidade recomendada de vitamina B12, ácido fólico, zinco e ferro, pois a deficiência desses nutrientes pode causar aftas.Esse tipo de lesão na língua geralmente desaparece espontaneamente em até 2 semanas.Fazer bochechos com um enxaguante bucal ajuda a aliviar as lesões e reduzir a irritação.

De acordo com a Mayo Clinic, as crianças geralmente desenvolvem aftas pelas mesmas razões que os adultos, mas os pais também podem ter alguma influência.Se você apresenta esse tipo de lesão regularmente, é provável que seu filho também apresente.As aftas ocorrem com mais frequência em mulheres.Limite a quantidade de alimentos ácidos ou com textura áspera que seu filho come.Se o problema for recorrente, converse com o pediatra sobre os medicamentos que seu filho toma ou os alimentos que ele come que podem provocar aftas frequentes.

Herpes labial

Uma lesão na língua pode ser herpes labial.Segundo o MedlinePlus, esse tipo de lesão é causado por um vírus contagioso.Uma vez contraído, o vírus permanece latente no organismo por anos e é ativado por determinados fatores desencadeantes, causando o herpes labial.Os desencadeadores incluem doenças, alterações hormonais, estresse e queimaduras solares.O herpes labial geralmente desaparece espontaneamente no período de 2 semanas.

Você ou seu filho podem contrair o herpes labial ao tocar em algo contaminado pelo vírus, como uma toalha, escova de dentes e talheres.Se uma criança estiver com uma ferida no rosto e passar a língua nessa ferida, é possível que ela desenvolva herpes labial na língua.Incentive as crianças a lavar as mãos com frequência, pois tocar na ferida pode fazer com que ela se espalhe para outras áreas.Tomar picolés, fazer bochechos com água e sal e tomar analgésicos podem ajudar seu filho a se sentir melhor até a lesão desaparecer.

Líquen plano oral

O líquen plano é uma doença inflamatória cutânea. As pessoas com essa doença costumam apresentar sintomas nas pernas e nos braços.No entanto, de acordo com o MedlinePlus, o líquen plano oral também pode afetar a boca.De fato, você pode desenvolver uma lesão na língua ou na região das bochechas, que pode ficar sensível e com coceira.Essa lesão é como uma mancha branca na língua ou nas bochechas.A causa do líquen plano é desconhecida, mas uma reação alérgica ou infecção pode ser um fator desencadeante.Marque uma consulta para que o médico prescreva uma medicação ou fototerapia para tratar essa doença.

Consulte um profissional de saúde

Consulte um profissional de saúde se a lesão durar mais de 2 semanas ou se, além da lesão, apresentar uma erupção cutânea, febre, dificuldade para engolir ou salivação excessiva.Se você notar alguma lesão, caroço ou úlcera na língua, se o aparecimento da lesão coincidir com o início de um novo medicamento ou for acompanhado de outros sintomas, como um gosto estranho na boca, dificuldade para engolir ou rachaduras profundas no tecido lesionado, procure um profissional de saúde para tratamento.De acordo com o MedlinePlus, uma lesão persistente pode indicar um problema mais grave.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS