casal sorrindo comendo no restaurante
Badge field

Ferida na língua: 5 causas e o que fazer

Published date field

 

Uma ferida na língua pode incomodar bastante. Afinal, é praticamente não sentir incômodo ao comer, falar e beber quando você tem a língua machucada.

Ou seja, um machucadinho na língua pode ser algo bem chato de lidar. Por isso, é importante entender as principais causas, e, claro, quais são os sinais de alerta para você procurar o(a) médico(a) ou dentista.

Veja tudo isso neste conteúdo. Boa leitura!

 

Ferida na língua: 5 principais causas

Uma ferida na língua pode ter diferentes causas e características

Por exemplo, uma afta pode ser mais discreta que um herpes. Enquanto as aftas são pequenas úlceras não contagiosas que se formam dentro da boca, o herpes é contagioso e se forma nos lábios ou na língua.

Além disso, o vírus do herpes pode acompanhar uma pessoa pelo resto da vida, ao contrário da afta, que aparece e desaparece a partir de causas bem específicas – como estresse, ingestão de ácidos ou deficiências nutricionais.

A seguir, você conhece mais sobre as principais causas de dor na língua e na região da boca:

 

1. Afta

As aftas, também conhecidas como úlceras na boca, ocorrem na gengiva, céu da boca, bochechas e língua. Inclusive, até mesmo ao morder a língua você pode desenvolver uma afta. Fatores genéticos, estresse, dentes quebrados, alimentos condimentados ou ácidos e queimadura na língua também podem causar aftas.

O que fazer

Além de evitar alimentos e bebidas irritantes (ácidas e picantes), é possível comprar pomadas analgésicas que aliviam temporariamente a dor. Mas fique tranquilo(a): a lesão costuma desaparecer em cerca de uma semana!

 

2. Herpes labial

Já o herpes labial é outra condição que pode deixar a língua com feridas.

Mas, nesse caso, os cuidados devem ser redobrados, já que a lesão é causada por um vírus contagioso – uma vez contraído, o vírus permanece latente no organismo por anos.

Você pode contrair o herpes ao tocar em algo contaminado pelo vírus, como uma toalha, escova de dentes e talheres.

Agora, se você já está com a ferida na língua ou na boca, lave as mãos com frequência – tocar na ferida pode fazer com que ela se espalhe para outras áreas.

O que fazer

Para aliviar os sintomas, faça bochechos com enxaguante e mantenha a higiene oral em dia. Se a situação piorar, consulte um médico para que você possa iniciar um tratamento com medicamentos antivirais.

A boa notícia é que o herpes labial desaparece naturalmente em até duas semanas,

 

 

3. Líquen plano oral

Essa é uma condição que causa inflamação na mucosa bucal, com machucado na língua, gengiva, céu da boca e nos lábios. Na prática, o líquen plano oral deixa manchas brancas ou vermelhas que podem ser planas ou levemente elevadas.

Por isso, é comum sentir a língua queimando e coçando, especialmente na hora de beber e comer. Sua causa real é desconhecida, mas reações alérgicas ou infecções podem ser fatores decisivos para uma crise.

O que fazer

Em casos mais graves, as lesões podem evoluir para ulcerações, aumentando o desconforto. Por isso, é fundamental consultar um(a) médico(a) para indicar corticosteroides tópicos, como pomadas ou géis que ajudem a reduzir a inflamação.

4. Trauma físico

A língua é uma parte sensível da boca. Isso significa que a qualquer momento você pode provocar um machucadinho na língua por meio de:

  • mordidas acidentais;

  • queimadura por alimentos ou bebidas quentes;

  • ingestão de alimentos duros ou afiados.

Vale lembrar que a escovação agressiva também pode deixar machucado na língua.

O que fazer

Evite morder objetos que podem ferir. Na hora da higiene bucal, limpe suavemente a língua com escova ou limpador específico. Não esqueça que não é preciso usar muita força para ficar livre das bactérias da boca!

5. Infecções fúngicas

Se você já se perguntou o que pode ser ferida na língua, saiba que uma das causas pode ser a candidíase oral, também chamada de “sapinho”. Quando essa infecção surge na boca, é comum notar:

  • placas brancas cremosas ou manchas na língua;

  • dor e desconforto ao comer, beber ou escovar os dente;

  • secura e sensação de queimação na boca.

O que fazer

Se você está com sintomas de sapinho, procure um médico. Um bom profissional pode receitar antifúngicos tópicos (como enxaguantes bucais), ou em casos mais graves, antifúngicos sistêmicos para tratar a infecção.

Para ajudar a prevenir o crescimento do fungo Candida albicans na boca, escove os dentes regularmente, use fio dental e faça bochecho com enxaguante bucal para manter a boca limpa e equilibrada!

Lembre-se sempre de escovar os dentes da forma correta, ok?

 

Como escovar os dentes infografico

 

Percebeu a língua machucada? Saúde bucal em primeiro lugar!

Vale lembrar que a ferida na língua também pode ser causada por dentes afiados ou irregulares. Os machucados podem aparecer quando os dentes entram em contato com a língua durante a fala ou na mastigação.

 

Ou seja, essas feridas podem ser a porta de entrada para as bactérias.

 

Nessas horas, uma higiene bucal eficiente é a melhor aliada para restabelecer a saúde da sua língua. Então que tal experimentar Colgate Total 12 Clean Mint ?

Conheça o poder da linha Colgate Total 12 na redução de bactérias nos dentes, língua, bochechas e gengiva. Sua boca fica mais protegida e a sua língua saudável como nunca!

Mas atenção: consulte um profissional de saúde se qualquer lesão na sua língua durar mais de 2 semanas ou se, além da lesão, apresentar uma erupção cutânea, febre, dificuldade para engolir ou salivação excessiva.



Dúvidas frequentes sobre ferida na língua

O que fazer para aliviar a dor da língua ferida? 

Ao perceber qualquer anormalidade, evite remédio caseiro para ferida na língua. A melhor alternativa é manter a boca limpa (usando creme dental, fio dental e enxaguante bucal), além de procurar ajuda médica para saber quais analgésicos podem ser usados no alívio da dor.

Língua ferida na lateral: o que pode ser?

Lesões nas bordas ou nas laterais da língua podem ser causadas por traumas, irritação por conta de alimentos ácidos ou picantes, aftas ou infecções, como a candidíase oral.

O machucado na língua é transmissível?

Isso vai depender da causa do problema. Em casos onde o machucado na língua é causado por infecções fúngicas, como no herpes labial, a ferida pode ser transmitida para outra pessoa por meio do contato direto com a área afetada.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.