Tratamento odontológico para gengivite e cuidados caseiros

Casal lendo sobre o tratamento para as gengivas

Se estiver com as gengivas sensíveis, avermelhadas, inchadas e com sangramento, você pode estar precisando de um tratamento para gengivite. A gengivite é o estágio mais precoce da doença gengival e pode ser resolvido com uma boa higiene bucal. Se não tratada, pode levar à periodontite, condição médica que causa a formação de bolsas periodontais ao redor dos dentes e à sua perda. Se você estiver vendo os sintomas dessa condição médica, consulte o seu dentista o mais rápido possível para uma avaliação cuidadosa da sua saúde bucal.

O que o seu dentista vai fazer

O seu dentista vai fazer uma limpeza geral e ao mesmo tempo uma avaliação da sua boca. Qualquer placa bacteriana ou tártaro que esteja se acumulando nos seus dentes será removido e será feito um polimento dos dentes para remoção de manchas extrínsecas. Uma sonda milimetrada pode ser usada para medir quaisquer bolsas periodontais que estiverem se desenvolvendo, determinando assim se a sua gengivite evoluiu para uma periodontite.

Dentes desalinhados podem comprometer a higiene dental, levando à gengivite se os dentes não forem limpos adequadamente. O seu dentista pode fornecer instruções sobre técnicas eficazes de escovação e utilização do fio dental. Desenvolva o hábito de consultar o seu dentista periodicamente para realizar limpezas e checkup.

Melhores maneiras de limpar os dentes e as gengivas em casa

Quando pessoa que esteja com gengivite, o objetivo principal é acabar com a inflamação das gengivas, que pode ser percebido com a restauração de sua sua cor natural (gengivas rosas são sinal de gengivas saudáveis). Mesmo que você esteja escovando os dentes, pode ser que não esteja usando a técnica correta. Vamos conferir se você está fazendo direito?

Em primeiro lugar, certifique-se de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e de passar o fio dental pelo menos uma. Use uma escova dental com cerdas macias. Quando for escovar, posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva e massageie as gengivas num movimento para trás e para frente. Mova então a escova dental para cima e para baixo e para trás e para frente usando movimentos curtos com o intuito de limpar as superfícies externas e internas dos seus dentes. Não se esqueça da superfície dos dentes do fundo, onde a mastigação se dá. Seja delicado com a escova dental. Depois de escovar, passe fio dental entre os dentes. Assegure-se de gastar pelo menos dois minutos escovando os dentes e substitua a sua escova dental a cada três meses ou quando perceber que as cerdas já estão gastas.

Não esqueça de enxaguar

Faça gargarejo e use um enxaguante bucal para combater as bactérias nocivas da placa bacteriana que possam estar se acumulando nas sua boca. Outro acessório útil é o irrigador oral, que vai auxiliar na remoção de resíduos de alimentos por meio de um jato d'água que alcança inclusive entre os dentes.

Suplementos vitamínicos para melhorar as gengivas

A vitamina C faz com que as feridas se curem mais rápido. O suplemento pode não curar a gengivite sozinho, mas vai ajudar a remediar as gengivas que estão sangrando. As pessoas podem tomar vitamina C na forma de comprimidos efervescentes (500g) ou comendo alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, brócolis, couve-flor, tomates ou couve-de-bruxelas.

O tratamento para gengivite é de extrema importância, sobretudo quando aparecerem os primeiros sintomas na sua boca. Com assistência profissional e uma boa higiene dental em casa, os seus problemas de gengiva devem começar a melhorar se mantidos os cuidados necessários.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.