A gengivite tem cura?

A gengivite é uma inflamação da gengiva situada ao redor dos dentes. Por ser indolor e apresentar sintomas leves, muitas pessoas não sabem que a têm. É possível evitar e tratar a gengivite? Com certeza! É possível tanto prevenir quanto reverter a gengivite com uma boa higiene oral e um pouco de ajuda de seu dentista.


O que causa a gengivite?
Quando a placa bacteriana que naturalmente se acumula sobre os dentes e não é removida por uma escovação cuidadosa e uso do fio dental, ela pode mineralizar, transformando-se em uma estrutura chamada de tártaro ou cálculo dental. O tártaro se forma na base dos dentes, irritando a gengiva e criando uma área onde mais placa bacteriana se acumula, o que causa ainda mais irritação do tecido da gengival.
Embora a maioria dos casos de gengivite seja causada por mau cuidado odontológico, existem outros fatores que podem contribuir para a doença. A gengivite é mais comum em mulheres grávidas, por exemplo, bem como em pessoas na puberdade ou menopausa, pois as alterações hormonais afetam as bactérias em sua boca, de acordo com um artigo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos E.U.A. Tabagismo, diabetes e deficiências de vitaminas também podem aumentar o risco de gengivite.


Como saber se tenho gengivite?
A primeira indicação de que você pode ter gengivite é perceber uma pequena quantidade de sangue na sua escova de dentes, na pia quando você escova os dentes ou utilizando o fio dental. Você também pode notar que a sua gengiva está mais vermelha e menos firme do que deveria. O seu dentista pode diagnosticar se você está com a doença simplesmente ao olhar sua gengiva. Por isso, se você está preocupado com a possibilidade de estar com gengivite, você deve marcar uma consulta o mais rápido possível.


Como tratar gengivite?
A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes. Depois da limpeza profissional, mantenha os dentes e a gengiva livres de tártaro ao escovar seus dentes três vezes por dia com um creme dental para controle de tártaro e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Usar um enxaguante bucal depois da escovação também pode ajudar a prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengiva. Com uma boa escovação, uso de fio dental e uso de enxaguante bucal, você pode ter gengivas normais e saudáveis novamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.