O básico sobre gengiva inflamada: sinais, causas e prevenção

senhor lendo artigo sobre gengiva inflamada

Inflamação das gengivas, ou gengivite, é um problema de saúde que precisa ser levado a sério. Segundo a Mayo Clinic,uma conceituada clínica médico-odontológica dos Estados Unidos, inflamação na gengiva pode levar, quando persistir por um longo período de tempo, a uma doença periodontal, à perda potencial de um dente e ainda ser associada ao risco de ataque cardíaco e/ou derrame. À luz dessas consequências, é uma boa ideia ser capaz de reconhecer os sinais e familiarizar-se com as causas. Mais importante ainda: saber o que fazer para prevenir gengiva inflamada pode evitar que você e a sua família sofram as consequências que vêm com este problema de higiene bucal.

 

Quais são os sinais de uma gengiva inflamada?

A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental. Outros sintomas incluem mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

 

Quais são as causas

As doenças gengivais são comumente causadas pelo desenvolvimento de placa bacteriana, que é uma película pegajosa que se forma continuamente nos dentes e na linha da gengiva. Uma vez que a placa bacteriana contém bactérias, que, por sua vez, libera toxinas prejudiciais, ela, quando não removida, irá irritar a sua gengiva, levando a inflamação. Quando deixada sem tratamento, a gengiva inflamada pode formar bolsas periodontais que vão continuar retendo placa bacteriana embaixo da linha da gengiva. Essa complicação vai acabar irritando ainda mais o tecido. Se você não tomar uma iniciativa contra esse processo, ele vai seguir adiante até destruir o osso e outros tecidos que dão suporte aos dentes.

De acordo com a Academia Americana de Periodontia, a principal causa de inflamação da gengiva é a placa bacteriana, mas outros fatores podem contribuir para esse problema ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco. Se você tem uma doença que afeta o sistema inflamatório do seu corpo, ou se aperta os dentes uns contra os outros, você está correndo risco de desenvolver um caso mais severo.

 

Como prevenir a inflamação da gengiva

A principal coisa que você pode fazer para evitar essa condição é prevenir a formação da placa bacteriana ao escovar bem os dentes três vezes ao dia e passar fio dentaltodos os dias antes de dormir. Você também pode fazer uso de um enxaguante bucal antimicrobiano. Mesmo se você mantiver uma boa higiene bucal, a placa bacteriana pode endurecer e formar um rígido depósito chamado tártaro, que pode ser removido somente com uma limpeza profissional realizada por um dentista. Visitas regulares ao seu dentista são importantes porque ele pode procurar por sinais de inflamação na gengiva e dar orientações para conservar a saúde da sua boca. Além de manter os dentes limpos, aconselha-se evitar o tabaco e seguir uma dieta saudável.

Conhecer as causas que levam à inflamação da gengiva, ajudará a evitar ou até mesmo abandonar os hábitos que pioram o quadro. A boa notícia é que, com exceção de casos atípicos, pode-se prevenir a inflamação da gengiva cuidando regularmente da sua higiene bucal em casa e consultado o dentista a cada seis meses.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.