Facetas dentárias: vantagens e desvantagens

mulher tomando café

As facetas laminadas, ou lente de contato dental, são lâminas finas de porcelana ou algum outro compósito da cor do dente, que são coladas com cimento por cima da superfície do seu dente natural. Elas são uma maneira simples de solucionar vários problemas físicos e de estética. Como elas são permanentes, será necessário analisar atentamente as vantagens e desvantagens de realizar o procedimento antes de decidir colocar as facetas. Há seis considerações que precisam ser feitas e discutidas com o seu dentista.

Vantagem n.º1: Pode corrigir variações de cor do seu dente

Depois de passar anos bebendo café, fumando cigarros e comendo alimentos altamente pigmentados, é provável que seus dentes tenham adquirido uma coloração amarelada ou escura, com a qual você não esteja satisfeito. Se o esmalte do seu dente está manchado, ele pode ser branqueado com tratamentos em casa ou em consultório dentário. Mas em alguns casos, seu dentista poderá inclusive recomendar o uso de facetas laminadas para correção da cor.

Vantagem n.º2: Pode corrigir pequenos problemas estéticos e de forma

Os dentes com pequenas falhas ou levemente tortos podem ser tratados com aparelhos ou outros tratamentos ortodônticos. No entanto, segundo o site Dentistry Today, alguns desses problemas também podem ser solucionados com as facetas. As facetas, por mais que elas não mudem os dentes de posição, podem ajudar ajudar a guiar os movimentos durante a mastigação, e de quebra pode melhorar a estética dos seus dentes. Mas esses benefícios deverão ser avaliados e recomendados por seu dentista.

Vantagem n.º3: Pode corrigir o esmalte danificado

O esmalte do dente é forte, mas não é indestrutível. Seu esmalte pode estar desgastado devido à escovação agressiva dos dentes ou porque você ingere alimentos e bebidas altamente ácidos. O ácido do estômago associado à doença de refluxo gastroesofágico também podem desgastar seu esmalte dentário.

Segundo a Academia Americana de Odontologia Cosmética (AACD), dependendo do caso, alguns dentistas podem recomendar uma faceta para corrigir os desgastes causados pela abrasão ou erosão ácida.

Desvantagem n.º1: Alto custo

O preço das facetas pode variar de acordo com o seu local, seu dentista e a quantidade de dentes que você deseja restaurar, no entanto, elas não são baratas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 com membros da AACD, o custo médio de uma única faceta era de US$ 1.253,54.

Desvantagem n.º2: Mais sensibilidade

Para algumas pessoas, a sensibilidade nos dentes pode aumentar após a aplicação das facetas. Segundo a AACD, é possível que você fique sensível a oscilações de temperatura nos primeiros dias após o procedimento, mas normalmente isso é temporário.

Desvantagem n.º3: Procedimentos irreversíveis

As facetas laminadas são consideradas irreversíveis porque seu dentista, em muitos casos, precisará mudar a estrutura do seu dente natural para colocá-las adequadamente.

A lente de contato dental pode ser uma excelente maneira de fazer pequenas correções em dentes manchados, tortos ou danificados, mas é importante sempre pedir orientação para seu dentista, pois apenas ele poderá avaliar as vantagens e desvantagens antes de decidir colocá-las. Marque uma consulta com seu dentista para saber se essa é a solução ideal para você.

Para garantir uma maior longevidade das facetas laminadas, seu dentista pode recomendar a escovação diária com o Creme Dental Colgate Total 12, que oferece até 12 horas de proteção.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.