Por que você precisa de um protetor bucal?

Jovens jogando futebol com protetor bucal

A primavera costuma vir acompanhada de um clima mais ameno e uma nova temporada de esportes. Ao conferir se seus filhos têm todo o equipamento necessário para praticar novos esportes, há um item importante que deve vir em primeiro lugar: um protetor bucal esportivo. Você pode estar se perguntando por que precisa de um protetor bucal, mas as estatísticas confirmam a importância de seu uso. De acordo com Associação Americana de Odontologia (ADA), mais de 200.000 ferimentos bucais são evitados a cada ano com o uso de um protetor bucal. Esse deve ser um argumento importante para explicar por que você precisa de um protetor bucal enquanto pratica um esporte.

A importância do protetor bucal

Os traumatismos dentários são o tipo mais comum de trauma facial na prática de esportes. Segundo a ADA, uma pesquisa da Associação Americana de Ortodontia constatou que 84% das crianças não usam protetor bucal ao praticar esportes organizados porque não são obrigadas a usá-lo. Embora outros itens de proteção, como óculos, capacetes, ombreiras ou caneleiras sejam obrigatórios para a participação, os protetores bucais às vezes não são. Os protetores bucais não protegem apenas os dentes; eles também ajudam a proteger o maxilar.

Todos os jovens atletas se beneficiariam do uso de um protetor bucal. Esportes como futebol americano, luta livre, futebol, basquete e lacrosse - apenas para citar alguns - representam um alto risco de lesões na boca e nos maxilares. As chances de um trauma relacionado à prática esportiva na boca e maxilares são minimizadas pelo uso de protetor bucal, o que explica melhor a necessidade de seu uso. Protetores bucais esportivos são peças finas e flexíveis de plástico que são colocadas na boca sobre os dentes para proteger as estruturas bucais durante qualquer atividade esportiva.

Tipos de protetores bucais

Existem três tipos de protetores bucais, conforme descrito pelo WebMD. Os protetores pré-fabricados e os termoplásticos geralmente são encontrados na maioria das lojas de artigos esportivos. Os protetores bucais esportivos podem variar em termos de conforto e custo. Um protetor bucal personalizado fabricado por um dentista ou ortodontista é considerado por muitos como a opção que oferece melhor proteção. O protetor bucal mais eficaz é flexível, resistente à ruptura e confortável. Deve adaptar-se na boca adequadamente, ser durável e fácil de limpar e não restringir a fala ou a respiração. Geralmente, o protetor bucal cobre apenas os dentes superiores.

Como cuidar do protetor bucal

Como qualquer outro aparelho utilizado para tratar os dentes, o protetor bucal requer limpeza e cuidados adequados. Além disso, deve ser substituído quando estiver desgastado, porque não oferecerá mais a proteção ideal.

Veja abaixo algumas dicas sobre como manter seu protetor bucal limpo e em boas condições:

  • Após cada uso, escove-o suavemente com uma escova de dentes e um pouco creme dental.
  • Guarde-o no estojo de proteção.
  • Para evitar que derreta ou se deforme, mantenha-o longe de água quente ou do sol.
  • Não morda-o.
  • Troque-o se não se encaixar corretamente e no início de uma nova temporada esportiva.

Claro, você quer um conjunto de dentes saudáveis atrás do protetor bucal, e a higiene bucal adequada é de suma importância para manter o sorriso saudável. Use o fio dental diariamente e não deixe de escovar os dentes duas vezes ao dia para manter a saúde dentária perfeita. O uso de creme dental pode ajudar a prevenir a placa bacteriana e a ocorrência de gengivite. A manutenção de hábitos de higiene bucal adequados pode garantir uma boca saudável e limpa que vale a pena proteger.

Se seus filhos praticam esportes, reduza ao máximo as chances de que sofram um traumatismo dentário. A proteção definitiva vem do uso do protetor bucal, que é um dos itens mais baratos entre os equipamentos de proteção esportivos disponíveis. Antes de deixar seus filhos entrarem em campo, peça a eles que coloquem o protetor bucal. Afinal, estar seguro e se divertir deve ser o objetivo de todo atleta em qualquer esporte!

Sobre a autora: Diana Tosuni-O'Neill é uma higienista registrada licenciada em Nova York e Nova Jersey com mais de 25 anos de experiência clínica em higiene bucal. Trabalhou por mais de 15 anos na equipe de dentistas de times esportivos como New York Giants, Brooklyn Nets e New Jersey Devils. Diana também é Personal Trainer e Instrutora de Academia certificada pela ACE. Sua paixão pelas áreas de odontologia e condicionamento físico dura mais de duas décadas. Também é escritora freelancer especializada em cuidados com a saúde bucal. Ganhou um prêmio de Excelência no atendimento ao cliente da National Wholesale Company. Gosta de viagens, jardinagem, decoração e de praticar exercícios físicos. Atualmente, reside fora de Manhattan com seus dois filhos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de prevenção a EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS

  • Utilizar protetor dental – Se você estiver planejando participar de esportes de contato, utilizar um protetor dental pode ajudar a proteger a boca de lesões e traumas.

  • Evite alimentos duros e doces – Para ajudar a proteger os dentes de lesões ao se alimentar, evite morder doces duros e gelo.