Tipos De Protetores Bucais

Os protetores bucais são feitos de material plástico flexível ou material laminado que protege os dentes, lábios, bochechas e língua. É muito importante que as crianças e adultos que praticam esportes usem protetores bucais.

Tipos de protetores bucais:

Existem quatro tipos de protetores bucais usados por crianças e adultos nas atividades esportivas:

 

  • Protetores comuns: Podem ser usados sem qualquer preparação. São vendidos feitos nos tamanhos pequeno, médio e grande em lojas de artigos esportivos. Em geral, deterioram-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes.
  • Protetores moldáveis em água quente: São aplicados aos dentes por pressão depois de serem fervidos em água durante um certo período de tempo. São encontrados em lojas de artigos esportivos. Tendem a deteriorar-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes.
  • Protetores feitos sob medida: Esta opção pode ser oferecida aos pacientes pelo dentista. Ele faz um molde dos dentes do paciente e o protetor é fabricado a partir do molde. Este tipo de protetor bucal cobre todos os dentes e pode ser mais caro do que os protetores comuns ou moldáveis em água quente.
  • Protetores laminados por pressão: Este tipo de protetor pode oferecer benefícios na proteção bucal. São mais espessos e protegem contra lesão e concussão dentária. Podem ser ajustados e personalizados pelo dentista e são mais caros do que os protetores feitos sob medida1

Converse com seu dentista a respeito dos protetores bucais e da eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos. Se você for um atleta, considere a opção dos protetores sob medida ou laminados por pressão, feitos exclusivamente para você.

© Copyright 2009 Colgate-Palmolive

1 The North Carolina Dental Society Mouth Guard Project. Reviewed information at www.ncdental.org.

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais dicas de prevenção a EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS

  • Utilizar protetor dental – Se você estiver planejando participar de esportes de contato, utilizar um protetor dental pode ajudar a proteger a boca de lesões e traumas.

  • Evite alimentos duros e doces – Para ajudar a proteger os dentes de lesões ao se alimentar, evite morder doces duros e gelo.