Óleo de cravo para dor de dente | Colgate® Cuidado Bucal Care

mulher em sofrimento com dor de dente

Quando você tem uma dor de dente na hora do almoço ou no meio da noite, precisa de alívio rápido. O óleo de cravo pode ser o remédio de que você precisa, caso não consiga ir ao dentista imediatamente. O cravo contém um ingrediente ativo que adormece os nervos da boca, proporcionando alívio temporário até que possa buscar ajuda profissional.

Como o óleo de cravo age

Quando você usa óleo de cravo para dor de dente, é o eugenol (um ingrediente presente nesse óleo) que proporciona alívio. O eugenol é um anestésico e antibacteriano natural bastante eficaz na redução da inflamação na boca. De fato, um estudo feito pela Associação Britânica de Cirurgiões Bucomaxilofaciais demonstrou que o eugenol é muito mais eficaz do que usar outro analgésico e não fazer mais nada. Os pesquisadores analisaram os sintomas de 270 pacientes que tiveram um dente extraído e constataram que aqueles que usaram um creme à base de eugenol tiveram menos dor, inflamação e efeitos secundários relacionados.

Uso de óleo de cravo para dor de dente

Você pode comprar óleo de cravo como um remédio caseiro na maioria dos supermercados, lojas de alimentos saudáveis e drogarias. O produto também pode ser chamado de óleo de cravo-da-índia.Lembre-se de que o óleo de cravo tem um sabor desagradável e pode ter efeitos colaterais indesejáveis se ingerido, portanto só deve ser usado por adultos e crianças mais velhas que dificilmente o engolirão por engano. Para crianças mais novas ou bebês na fase de nascimento dos dentes, sugere o site BabyCenter, diminua os efeitos com um óleo carreador como óleo de amêndoa ou um produto similar seguro para crianças que contenha óleo de cravo como ingrediente ativo.

O óleo de cravo deve ser usado da seguinte maneira:

  • Para começar, você precisará de um pedaço de tecido limpo, um cotonete ou chumaço de algodão.
  • Mergulhe rapidamente o tecido ou o algodão no óleo de cravo de modo que ele absorva apenas algumas gotas.
  • Passe o óleo suavemente sobre a gengiva na área dolorida.
  • Você também pode usar um cravo inteiro se não tiver óleo de cravo à mão. Coloque o cravo na área afetada e deixe-o lá até que a dor diminua.
  • Se o efeito do óleo de cravo for muito forte, use azeite de oliva para diluí-lo.

Você também pode tomar um remédio para alívio da dor, além de usar o óleo de cravo.

Procure o dentista

O óleo de cravo ajuda a reduzir a dor e o inchaço quando se tem dor de dente, mas uma cárie dentária é um problema sistêmico e, portanto, o cravo é usado apenas para aliviar os sintomas da dor até que possa realizar o tratamento com um profissional. Depois de aplicar o óleo de cravo, você pode se sentir melhor, mas ele está apenas mascarando os sintomas do problema. É necessário ir ao dentista o mais rápido possível. A dor de dente é geralmente causada pela cárie dentária, e quanto mais tempo se demora para consultar um dentista, mais grave a cárie pode ficar.

Assim que o dentista determinar a causa da dor de dente e tratar seu problema dentário, reduza o risco de retorno da dor escovando os dentes com um creme dental remineralizante para fortalecer e remineralizar o esmalte dos dentes. Além disso, use o fio dental uma vez por dia.

Um frasco de óleo de cravo é um remédio caseiro conveniente e deve ser mantido no armário ou prateleira do banheiro, onde as crianças não têm acesso. Usado em pequenas quantidades, é seguro e eficaz para aliviar temporariamente a dor de dente. Mas para alívio prolongado, consulte sempre o dentista como o especialista indicado para tratar esse problema.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de prevenção a EMERGÊNCIAS DENTÁRIAS

  • Utilizar protetor dental – Se você estiver planejando participar de esportes de contato, utilizar um protetor dental pode ajudar a proteger a boca de lesões e traumas.

  • Evite alimentos duros e doces – Para ajudar a proteger os dentes de lesões ao se alimentar, evite morder doces duros e gelo.