Problemas com cáseos amigdalianos e mau hálito

Amigas sorrindo enquanto conversam

Como lidar com os cáseos amigdalianos? Mau hálito, irritação e uma bolinha esbranquiçada no fundo da garganta são alguns sinais de que você tem um cáseo amigdaliano. Mas será que esses cáseos devem ser motivo de preocupação? Nem todo mundo desenvolve cáseos amigdalianos e muitas pessoas que desenvolvem não se incomodam com eles. Se você está preocupado com essas bolinhas brancas aparentemente fixadas nas amígdalas, este artigo traz tudo o que você sempre quis saber sobre elas.

Quais são as causas dos cáseos amigdalianos

Quando você abre a boca e diz "aaah", consegue ver lá no fundo duas glândulas, conhecidas como amígdalas. As amígdalas ajudam o sistema imunológico filtrando vírus ou bactérias que entram no corpo pela boca ou, segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia, as amígdalas são a "primeira linha de defesa do corpo".

Por mais estranho que possa parecer, as amígdalas são revestidas por muco, que é o mesmo muco que reveste o interior da boca. Ao longo desse revestimento há vários sulcos e criptas. A quantidade de criptas nas amígdalas varia de pessoa para pessoa. É nessas criptas ou sulcos que pedaços de comida, bactérias e outros detritos podem ficar presos. Esses detritos se calcificam ou endurecem, dando origem aos cáseos amigdalianos. Se você apresenta regularmente inflamação ou irritação nas amígdalas, é mais provável que desenvolva cáseos amigdalianos.

Os cáseos amigdalianos causam mau hálito?

Muitas pessoas com cáseos não têm nenhum problema com eles. De acordo com um estudo de 2013 publicado na revista Journal of Clinical and Diagnostic Research, os cáseos amigdalianos não são comuns e são muito pequenas quando ocorrem. Embora muitas pessoas com cáseos amigdalianos não tenham nenhum sintoma e, às vezes, nem mesmo consigam vê-los, o mau hálito e outros sinais e sintomas podem estar relacionados aos cáseos.

Eles podem ser responsáveis pela halitose e podem estar ligados a cerca de 3% dos casos de mau hálito, segundo uma revisão publicada em 2014 na revista Otolaryngology Head and Neck Surgery. A revisão também indicou que mais pesquisas devem ser feitas para descobrir em que extensão os cáseos amigdalianos e as amígdalas podem causar mau hálito.

Outros problemas dos cáseos amigdalianos

Quanto maior o cáseo, maior a probabilidade de causar sintomas, de acordo com o relato de caso publicado na revista Journal of Surgical Case Reports em 2014. O relato de caso contou a história de uma paciente de 17 anos que apresentava disfagia ou dificuldade de engolir. Os médicos que a atenderam descobriram um grande cáseo na amígdala esquerda. Os médicos removeram o cáseo e as amígdalas da paciente.

O que fazer se você tiver cáseos amigdalianos

Mau hálito, dificuldade para engolir e inflamação - os cáseos amigdalianos não são nada agradáveis. A boa notícia é que os problemas que eles causam são raros. A notícia ainda melhor é que você pode impedir que eles ocorram.

Escovar os dentes regularmente removerá os restos de comida, bactérias e outros detritos da sua boca antes que eles tenham a chance de ficar presos nas amígdalas. Se você está preocupado com o mau hálito, seja relacionado aos cáseos amigdalianos ou não, lavar a boca com um enxaguante bucal vai ajudar a refrescar seu hálito e a eliminar a maioria das bactérias.

Se os cáseos amigdalianos estão causando muito desconforto ou outros problemas, você deve conversar com o dentista ou o médico. Embora não seja realizada com tanta frequência hoje em dia como antigamente, às vezes a amigdalectomia, ou seja, a remoção cirúrgica das amígdalas, é a melhor maneira de prevenir cáseos e quaisquer outros problemas que você tenha nas amígdalas.

Pense nas amígdalas como o apêndice da sua boca. Elas ajudam o seu sistema imunológico, mas se estão causando problemas, você pode viver sem elas.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?