Língua branca, o enigma do mau hálito

amigas sorrindo num carro

Mau hálito – todo mundo já passou por isso antes. Muitas pessoas acham que o mau hálito se dá por comer certas comidas ou por não escovar os dentes regularmente. É verdade que você não consegue sentir o seu próprio hálito, aí vale a dica de um amigo. Um jeito de checar o seu caso sem ter que passar por esta situação é prestar atenção para a cor da sua língua. Geralmente, língua branca e mau hálito andam de mãos dadas. Vejamos alguns pontos a respeito.

Causas do mau hálito

Algumas são óbvias, mas outras nem tanto. A seguir, cinco razões porque o seu hálito pode necessitar da sua atenção:

Higiene bucal deficiente: não manter um bom cuidado com a higiene da boca, ocasiona devido a restos alimentares e bactérias problemas em seus dentes e gengiva, causando o mau hálito.

Tabaco: mais um estímulo para você parar de fumar. Evite o tabaco e outros problemas relacionados ao seu consumo.

Boca seca: a diminuição do fluxo salivar inibe a habilidade de a sua boca remover o excesso de partículas de comida. O mau hálito pode ser resultado da existência dessas partículas.

Comida: a causa mais comum se dá por conta dos suspeitos mais esperados, o alho e a cebola.

Condições médicas: algumas condições como sinusite pode deixar uma película sobre a língua que causa mau hálito.

Causas da língua branca

De acordo com a Mayo Clinic, uma conceituada clínica dos Estados Unidos, a língua branca é resultado do crescimento de bactérias e células mortas que se alojam entre as papilas, causando esse revestimento de coloração branca. Inúmeros casos contribuem para a ocorrência da língua branca, incluindo álcool, uso de tabaco, febre, boca seca e respiração pela boca, desidratação e cuidado insuficiente com a higiene bucal. Muitas causas coincidem com as causas do mau hálito, dentre elas a existência de bactérias na boca, de modo que é fácil ver como essas condições estão conectadas.

Tratamento para a língua branca

Quando você se der conta de que está com a língua branca, marque com o seu dentista uma consulta para que ele faça uma avaliação mais adequada da situação da sua saúde bucal e lhe dê orientações direcionadas a seu histórico de saúde bucal. Alguns tratamentos vão abordar diretamente as causas mais comuns, eliminando o álcool e o uso do tabaco, bem como recomendando a ingestão de muita água para que você se mantenha hidratado. Certifique-se também de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com um creme dental como o Colgate Total ® 12 para manter o seu hálito fresco e limpo, e não esqueça de passar fio dental para eliminar os pedacinhos de comida que tenham escapado na hora da escovação. Ainda de acordo com a Mayo Clinic, você também pode tentar escovar a sua língua para remover a película que se criou sobre ela.

A prevenção do mau hálito como decorrência da língua branca começa com uma boa higiene bucal. Certifique-se de estar seguindo as recomendações do seu dentista para reverter a língua branca, o mau hálito ou até mesmo ambos, e mantenha a sua rotina de higiene bucal para se precaver da reincidência desses problemas no futuro.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?