É difícil passar fio dental? Escovas interdentais podem ser a resposta para o seu problema

homem passando fio dental nos dentes

Limpar entre os dentes e ao redor das gengivas é importante se você quiser manter uma boca saudável. Muitas pessoas usam o fio dental para limpar entre os dentes, mas uma escova interdental pode ser uma alternativa fácil e prática.

Na verdade, estudos como o publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos demonstraram que, quando usada em conjunto com a escova tradicional, a escovação interdental se apresenta como uma maneira mais eficaz para remover a placa do que o uso de fio dental.

 

O que são as escovas interdentais?

Normalmente finas, arredondadas ou em formato de cone, essas escovas têm uma cabeça pequena com cerdas presas por um arame. Algumas escovas têm um cabo curto ou especialmente desenhado para facilitar a sua fixação, enquanto outras têm longos cabos, esses já semelhantes aos das escovas dentais. São projetados para se inserirem delicadamente entre os dentes.

Escovas interdentais vêm em diferentes tamanhos. Certifique-se então de escolher um que se encaixe confortavelmente entre os seus dentes sem ter que forçar nenhum movimento. Você pode querer escolher um tamanho diferente para os dentes dianteiros e outro para os dentes posteriores, dependendo de quanto espaço haja entre eles.

Essas escovas interdentais podem ser reutilizadas diversas vezes e devem ser limpas, depois do uso, como uma escova dental normal. As escovas devem ser trocadas quando as cerdas estiverem gastas ou se o arame estiver torto.

 

Quem pode se beneficiar?

Qualquer um que tenha achado difícil passar fio dental pode se beneficiar, inclusive:

Pessoas com mobilidade limitada: pessoas que sofrem de problemas articulares ou com mobilidade limitada podem achar mais fácil manusear uma escova interdental que o fio dental, especialmente quando estiverem limpando os dentes detrás. As escovas interdentais podem ser uma boa opção para idosos que tenham dificuldade na utilização de fio dental. As escovas interdentais também podem auxiliar na limpeza das lacunas entre próteses, pontes, implantes e gengivas.

Pessoas que usam aparelho: passar fio dental em geral não é lá muito fácil para as pessoas que usam aparelho, mas escovas finas podem ser utilizadas para remover pedaços de comida e placa dentre os dentes e ao redor de cada bráquete.

Pessoas com espaço entre os dentes: se você tem algum vão entre os seus dentes, se as superfícies dos seus dentes estão desniveladas ou se as suas gengivas estão sofrendo retração, pode ser difícil fazer uma limpeza adequada com o fio dental, que pode não estar preenchendo as lacunas como deveriam. Nesses casos, as escovas interdentais são mais eficazes para remover a placa e os restos de comida.

Pessoas que não gostam de passar fio dental: qualquer um que fique postergando o uso do fio dental porque simplesmente acha difícil ou porque não gosta da sensação. Se você não se sente confortável quando usa, então as escovas interdentais podem ser uma opção melhor para você. Além do mais, são mais fáceis de usar!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Escolhendo enxaguatórios bucais

  • Enxaguantes bucais anti bacterianos – São mais eficientes no controle de placa do que os enxaguantess com flúor, e também refrescam o hálito.

  • Enxaguantes bucais com flúor - Esses enxaguantes revestem os dentes com flúor para fortalecer os dentes na prevenção da cárie. Eles também refrescam o hálito.

Indeciso com as diversas opções no supermercado?

Escolha o creme dental que atenda suas necessidades. Pode ser o de branqueamento, de sensibilidade ou de proteção da gengiva. Confira nossas ofertas!