Três benefícios do chiclete sem açúcar

Casal comendo Pizza

Você já deve ter visto em algum comercial: um casal de boa aparência se beija porque estão mascando um chiclete que proporciona não só um hálito de hortelã, mas também um sorriso irresistível e perfeito. Você pode estar pensando: se fosse assim tão fácil. O chiclete sem açúcar, entretanto, pode fazer mais do que refrescar seu hálito; ele pode realmente ajudar a melhorar sua saúde bucal. Estes são apenas alguns dos benefícios do chiclete sem açúcar.

Prevenção da cárie
Chicletes sem açúcar refrescam o hálito, mas também podem ser usados como uma forma alternativa de prevenir a cárie. De fato, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), alguns estudos demonstram que mascar um chiclete sem açúcar por 20 minutos após as refeições previne a cárie. Ele funciona aumentando o fluxo de saliva em sua boca, removendo partículas de alimento e neutralizando os ácidos. A saliva também contém cálcio e fosfato adicionais, que ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Os chicletes com açúcar também aumentam o fluxo de saliva, mas esse açúcar é usado pelas bactérias da placa para produzir subprodutos ácidos. Opte pela versão sem açúcar como a melhor opção de chiclete para combater a cárie.

Fortalecimento do esmalte dos dentes
Os cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor são os melhores produtos para fortalecer os dentes. Você sabia que os chicletes sem açúcar têm um efeito semelhante? De acordo com a ADA, quando você masca um chiclete sem açúcar adoçado com xilitol, os ácidos deixados em seus dentes por alimentos e bebidas são reduzidos. O chiclete também promove a saúde dos dentes e previne a erosão do esmalte, fornecendo minerais aos dentes. Com o esmalte mais forte, seus dentes têm maior chance de combater a cárie.

Redução da sensibilidade dos dentes
Outro grande benefício do chiclete sem açúcar é que ele pode reduzir a sensibilidade dentária causada pelo clareamento dos dentes no consultório. De acordo com um estudo publicado no British Dental Journal, os pacientes que mascaram chiclete sem açúcar após o clareamento dentário tiveram significativamente menos sensibilidade em comparação aos participantes que não mascaram chiclete. Os pesquisadores identificaram o aumento no fluxo de saliva pela mastigação como uma provável causa desse benefício.

Dicas úteis
Quando quiser comprar um chiclete no caixa de um supermercado, procure por um chiclete sem açúcar com o selo da ADA na embalagem. Assim, você sabe que pode confiar que o chiclete é seguro e eficaz. Quando os produtos têm esse selo, as empresas associadas devem garantir as alegações feitas na embalagem, como as referentes à remineralização dos dentes e à redução de placa e da gengivite. Um chiclete sem açúcar de confiança pode refrescar o hálito e combater a cárie, mas não negligencie seus hábitos de higiene bucal. Embora seja um truque prático para a limpeza dos dentes quando você está fora de casa, o chiclete sem açúcar nunca deve substituir o uso do fio dental e da escovação. Esses hábitos podem eliminar efetivamente a placa e manter a cárie à distância.

Saiba mais sobre o chiclete sem açúcar nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para uma dieta saudável

  • Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.

  • Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.