Lista de alimentos saudáveis: os sete melhores alimentos para seus dentes

Amigas felizes comendo alimentos saudáveis

Quando se trata da saúde dos dentes, você realmente é o que você come. Alimentos açucarados, como doces e refrigerantes, contribuem para a cárie dentária. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), uma das primeiras áreas que são prejudicadas quando sua dieta não é ideal é a saúde bucal. Use esta lista de alimentos saudáveis para melhorar sua dieta e a saúde de sua boca.

Queijo

Se você é uma das muitas pessoas que amam queijo, agora tem outro motivo para desfrutar desse alimento saboroso. Um estudo publicado na edição de maio/junho de 2013 da General Dentistry, a revista da Academia Americana de Odontologia Geral, e relatado em EurekAlert!, constatou que comer queijo elevou o pH na boca dos indivíduos e reduziu o risco de cárie. Acredita-se que a mastigação necessária para comer queijo aumenta a quantidade de saliva na boca. O queijo também contém cálcio e proteínas, nutrientes que fortalecem o esmalte dos dentes.

Iogurte

Assim como o queijo, o iogurte é rico em cálcio e proteínas, tornando-o uma boa escolha para melhorar a força e a saúde dos dentes. Os probióticos, ou bactérias benéficas, encontrados no iogurte também beneficiam a gengiva porque expulsam as bactérias que causam cáries. Se quiser incluir mais iogurte na sua dieta, escolha uma variedade simples e sem adição de açúcar.

Folhas verdes

As folhas verdes normalmente são bem-vindas em qualquer lista de alimentos saudáveis. Elas são ricas em vitaminas e minerais e têm poucas calorias. As verduras, como couve e espinafre, também promovem a saúde bucal. São ricas em cálcio, que forma o esmalte dos dentes. Também contêm ácido fólico, um tipo de vitamina B que tem inúmeros benefícios para saúde, incluindo possivelmente o tratamento da doença gengival em mulheres grávidas, de acordo com a MedlinePlus. Se você tiver dificuldade de incluir folhas verdes em sua dieta, coloque um pouco de espinafre na sua próxima salada ou jogue um pouco de couve em uma pizza. Experimente também adicionar algumas folhas verdes a um smoothie.

Maçã

Embora a ADA recomende evitar a maioria dos alimentos doces, existem algumas exceções. As frutas, como maçãs, podem ser doces, mas também são ricas em fibras e água. O ato de comer uma maçã produz saliva na boca, que remove bactérias e partículas de alimentos. A textura fibrosa da fruta também estimula a gengiva. Comer uma maçã não é o mesmo que escovar os dentes com um creme dental com flúor, mas pode ser uma opção para limpar os dentes até que você tenha a chance de escová-los. Leve uma maçã inteira ou fatias de maçã para seu almoço, para limpar sua boca no final da refeição.

Cenoura

Como as maçãs, as cenouras são crocantes e ricas em fibras. Comer um punhado de cenouras cruas no final da refeição aumenta a produção de saliva na boca, reduzindo o risco de cáries. Além de serem ricas em fibra, as cenouras são uma ótima fonte de vitamina A. Coloque na salada algumas fatias de cenoura crua ou coma as cenouras sozinhas.

Aipo

O aipo pode ter uma má reputação por ser insípido, aguado e cheio de "fios" desagradáveis, mas, como as cenouras e maçãs, age como uma escova dental, eliminando partículas de comida e bactérias dos dentes. É também uma boa fonte de vitaminas A e C, dois antioxidantes que estimulam a saúde da gengiva. Recheie o aipo com cream cheese para que fique ainda mais saboroso.

Amêndoas

As amêndoas são ótimas para os dentes porque são uma boa fonte de cálcio e proteínas, mas com baixo teor de açúcar. Saboreie um quarto de xícara de amêndoas durante o seu almoço. Você também pode colocar um punhado na salada ou em um jantar com alimentos salteados.

Além de incluir mais folhas verdes, laticínios e vegetais fibrosos à sua dieta, preste atenção ao que você está bebendo. Como não tem calorias nem açúcar, a água é sempre a melhor escolha, especialmente se comparada a sucos ou refrigerantes. Sua dieta faz uma grande diferença quando se trata de um sorriso saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para uma dieta saudável

  • Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.

  • Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.